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Conteúdo 2 de outubro de 2009

Brito assina contrato de dragagem para o Porto de Santos

O ministro da SEP – Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, assinou nessa semana o contrato das obras de dragagem no Porto de Santos. A empreitada será executada pelo consórcio formado pelas empresas EIT Empresa Industrial Técnica, DTA Engenharia, Equipav Pavimentação e Comércio e Chec Dredging (representante de uma companhia chinesa).

A profundidade que varia de 12,5 a 13,2 metros será ampliada para 15 metros, em toda a extensão. O canal de navegação também passará de 150 para 220 metros (nos seus pontos mais estreitos), o que possibilitará a navegação simultânea nos dois sentidos de direção, dando ao porto condições de receber navios de até 9 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Segundo Brito, a partir do momento que estiver concluído o aprofundamento, a capacidade de Santos aumentará em 30%. Além disso, quando o canal atingir os 15 metros de profundidade (meta da obras), haverá uma mudança de toda a logística de costa brasileira. “O porto se tornará um concentrador de cargas, operando navios maiores, com isso, as cargas passarão a ser distribuídas pela cabotagem”, disse.

O empreendimento receberá do Governo Federal por meio da SEP, R$ 199,5 milhões. O Porto foi contemplado com o Programa Nacional de Dragagem (PND), mantido com a verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Está prevista a retirada de 13,62 milhões de metros cúbicos de resíduos e para manutenção, outros 7,65 milhões.

A embarcação que fará o serviço (draga) deve chegar em até 45 dias em Santos, sendo que a Licença de Instalação do Ibama sairá antes desse prazo. A partir daí, as empresas terão o prazo de um ano para concluir a obra.

Fonte: Fabíola Binas/DCI/Assessoria de Imprensa da Secretaria Especial de Portos

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