Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística e Meio Ambiente 26 de junho de 2023

CHEP destaca a importância da logística sustentável na Convenção ABAD 2023

A CHEP, líder global em logística sustentável, participou da Convenção ABAD 2023 como patrocinador Ouro e painelista do tema ESG (do inglês Environmental, Social and Governance). A ABAD, Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, representa empresas atacadistas e distribuidores de diversos setores, incluindo produtos alimentícios, bebidas, produtos de higiene pessoal, materiais de construção, entre outros.

No evento, que contou com aproximadamente 800 inscritos, André Cardoso, Country Manager da CHEP no Brasil, apresentou o modelo de negócios da empresa, baseado na economia circular, que tem sido promovido há mais de 25 anos no Brasil. Por meio desse modelo, os clientes da CHEP contribuíram para a economia de 2,5 milhões de toneladas de emissões de CO2 em um ano, utilizaram 100% de madeira reflorestada e reduziram a geração de resíduos na logística, pois 100% da madeira é reintegrada ao sistema pooling ou transformada em biomassa ou material para olarias.

A palestra da CHEP, intitulada “CHEP e o modelo de Economia Circular”, foi apresentada no dia 20 de junho com foco nos impactos positivos que uma economia circular gera comparado a uma economia linear. Durante a apresentação, foi abordado o modelo de produção e consumo baseado em compartilhar e reutilizar, ampliando o ciclo de vida do produto. A CHEP opera dentro da economia circular por meio do modelo de pooling de paletes e contentores, fornecendo ao mercado paletes robustos que são inspecionados, reparados e reutilizados. Suas redes de clientes e centros de serviço minimizam as emissões de CO2 também no transporte, com foco em uma logística sustentável com menos milhas vazias em caminhões. Além disso, os paletes CHEP são feitos 100% de madeira certificada PEFC/FSC, garantindo zero desmatamento. No mesmo painel, fabricantes, varejistas e consultorias apresentaram cases relacionados à sustentabilidade.

Os participantes da palestra da CHEP receberam um código QR para acompanharem a vida de uma árvore, plantio patrocinado pela empresa, que conta com uma plataforma na qual a CHEP planta árvores em sua Floresta Positiva, presente na Guatemala, Equador, Colômbia e Haiti. Os proprietários das árvores podem acompanhar seu ciclo de vida, enquanto a iniciativa financia projetos agroflorestais, favorece o uso sustentável dos recursos naturais, cuida das espécies nativas, reduz as emissões de carbono, promove o ecossistema e contribui para o desenvolvimento das comunidades rurais, garantindo autonomia alimentar e renda.

“A economia circular representa uma abordagem revolucionária para a gestão de recursos, diferentemente do modelo tradicional de economia linear. A economia circular busca maximizar o valor e a utilidade de cada recurso ao longo de seu ciclo de vida, em contraste com o padrão de ‘usar e descartar’ da economia linear”, afirma Cardoso.

Ao focar na logística sustentável, como o uso de veículos elétricos e a redução das emissões de carbono, as empresas podem atender às demandas dos consumidores por práticas mais responsáveis. A colaboração com parceiros e o monitoramento contínuo das tendências do setor são fundamentais para manter a agilidade e adaptabilidade necessárias nesse contexto.

“A atuação da ABAD, em suas diversas frentes, reflete a importância dos agentes de distribuição para a economia do país e reafirma a vocação da entidade: agregar forças, estabelecer parcerias e liderar ações que tragam benefícios não apenas para o mercado atacadista distribuidor, mas para toda a sociedade”, ressalta Cardoso.

A CHEP é um dos principais players nacionais e globais da economia circular, oferecendo logística sustentável a empresas e produtores de diversos segmentos por meio de paletes e contentores reutilizáveis. Seus serviços são fundamentais para alcançar um modelo econômico mais regenerativo. O pooling logístico, prática de compartilhar recursos de logística em um modelo de economia circular, permite maximizar sua utilização e obter economias de escala, além de reduzir os impactos ambientais. A logística de pooling também pode melhorar a eficiência operacional, pois as empresas podem utilizar os recursos compartilhados de forma mais inteligente e estratégica, reduzindo os custos de transporte e armazenamento.

Enersys
Savoy
Retrak
postal