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Conteúdo 27 de abril de 2009

CNT aponta gargalos em rodovias concedidas à iniciativa privada

Os gargalos que dificultam a circulação de pessoas e torna mais caro o custo das mercadorias transportadas no Brasil foram identificados no Plano CNT de Logística e na Pesquisa Rodoviária realizada em 2007 pela Confederação Nacional do Transporte.  As estradas que fazem parte da lista de futuras licitações do Programa Federal de Concessões de Rodovias estão entre os trechos incluídos nas propostas de intervenção na infraestrutura viária apresentadas nos estudos da CNT.

Essas intervenções compreendem um conjunto de obras civis de adequação da estrutura como duplicação de rodovias, recuperação de pavimentos, pavimentação de estradas existentes, construção de novas rodovias e faixas exclusivas para ônibus nas vias urbanas. Em 2007, a Pesquisa Rodoviária classificava três quartos da malha rodoviária existente no pais como regular, ruim ou péssima.

Entre as estradas apontadas na pesquisa pelas boas condições de trafegabilidade estão trechos concedidos a operadoras privadas, caso dos 398 quilômetros da BR 116 entre o Rio de Janeiro e São Paulo (Presidente Dutra). Das rodovias que deverão ser licitadas em Minas Gerais este ano, a Fernão Dias (BR 381), que liga São Paulo a Belo Horizonte, é a que está em melhor situação, com classificação ótima, segundo a pesquisa.

Já a BR 040, que tem extensão de 1.149 quilômetros entre Brasília e Rio de Janeiro, dos quais grande parte dentro do estado de Minas Gerais,  era considerada regular naquele ano. A mesma classificação era atribuída à BR 116 considerando trechos não concedidos da estrada e incluídos nas previsões de licitação como o que atravessa Minas. 

 

 
Fonte: Assessoria de Imprensa

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