Codesp mantém planos de expansão do cais santista
Apesar da previsão de redução nas operações de cargas no Porto de Santos no próximo ano, a Codesp manterá os planos e projetos de expansão do complexo. A empresa planeja investir mais de R$250 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na ampliaçãodainfra-estrutura do cais. A dragagem de aprofundamento do Canal do Estuário, de 12 metros para 15 metros, possibilitará que o porto receba navios de grande porte, com maior capacidade de transporte de cargas. Orçado em R$ 167 milhões, o serviço está previsto para começar em maio próximo, com duração de 12 meses.
A obra inclui o derrocamento das pedras do Teffé, Itapema e Barroso, incrustadas no leito do estuário. Paralelamente, em outro serviço, essencial para a realização da dragagem e que está em estudos, acontecerá a ampliação do estaqueamento dos berços de atracação, pois com 15 metros de profundidade na via há o risco do cais ruir porque a maioria deles tem fundações com 12 metros. Ainda de forma complementar ao aprofundamento, a Codesp pretende assinar um convênio com a Marinha do Brasil para realizar o resgate dos destroços do navio Ais Giorgis, naufragado há 34 anos. A idéia da estatal é retirar os restos da embarcação simultaneamente à dragagem.
Manutenção
A Docas pretende começar o próximo ano com uma quinta draga em operação para manutençãoda profundidade no Porto de Santos. A empresa quer alcançar 14 metros no Canal do Estuário em três meses. A próxima draga será a Copacabana, com capacidade para retirar até 5 mil metros cúbicos do estuário em cada operação.
Perimetrais
Em terra, as construções das avenidas perimetrais de Santos e de Guarujá são consideradas fundamentais para otimizar a chegada de cargas aos terminais portuários pelo modal rodoviário. A primeira já foi iniciada. Em relação à segunda, as licitações para projetos e obras serão abertas no próximo mês. Com custo de R$ 54 milhões, a Perimetral santista já tem 45% das suas obras civis em curso. Pelo menos a metade dos recursos já foi aplicada. A expectativa é que o empreendimento seja concluído até o final do próximo ano.
O novo acesso às instalações de Guarujá deverá custar em torno de R$ 60 milhões. A Codesp decidiu suspender a licitação em andamento, mas planeja iniciar o processo licitatório para contratar o projeto executivo do empreendimento em janeiro próximo. Segundo o presidente da Autoridade Portuária, José Roberto Correia Serra, a expectativa é que a concorrência pública para a construção da Perimetral da Margem Esquerda seja iniciada em junho e as obras, até dois meses depois. A via expressa deve ser entregue até o final de 2010.
Dragagem
A Secretaria Especial de Portos (SEP) irá abrir hoje as propostas das empresas interessadas na realização da dragagem de aprofundamento do Canal do Estuário, o acesso marítimo aos terminais do Porto de Santos. Segundo o presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra, 14 firmas disputam o serviço. A empresa vencedora da concorrência, ou o consórcio, terá de retirar 21,2 milhões de metros cúbicos de lama do canal de acesso. "A crise financeira nos favoreceu até neste ponto. Antes da crise, talvez não tivéssemos tantas empresas e consórcios interessados no porto. Mas Santos é um porto que tem seu papel e seria procurado mesmo".
Fonte: Revista Santos Modal