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Conteúdo 20 de fevereiro de 2023

A embalagem na logística, em supply chain e na vida

 

INTRODUÇÃO

Todos conhecemos os impactos que as embalagens proporcionam ao negócio, incluindo supply chain, e a criatividade e inovação necessárias para desenvolver embalagens que sejam atrativas, funcionais e sustentáveis.

A embalagem desempenha um papel crucial na logística, pois afeta o transporte seguro de mercadorias, ajudando a proteger o produto de danos durante o trânsito e a armazenagem. Assegura a conformidade com os regulamentos e padrões da indústria e maximiza a utilização do espaço nos contêineres, veículos ou paletes.

A embalagem eficaz também racionaliza os custos, reduzindo o desperdício e minimizando o risco de perdas devido a danos. Entregar produtos em boas condições é uma condição necessária para a satisfação do cliente.

Em resumo, a embalagem é um elemento extremamente crítico ao longo da cadeia de valor que ajuda a garantir a entrega bem-sucedida das mercadorias ao seu destino. Desde a origem, da produção até o consumo.

SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

A utilização das embalagens atravessa a história. As civilizações antigas usavam recipientes artesanais feitos de argila, vidro ou outros materiais para armazenar e transportar principalmente alimentos e líquidos. Os antigos egípcios armazenavam vinho em recipientes de barro, chamados ânforas, e guardavam grãos em grandes recipientes de cerâmica.

Os antigos romanos transportavam azeite por via marítima saindo do norte da África para o porto de Roma. Porém devido à limitação de capacidade de rotas, também se usava a via terrestre com caravanas de camelos ou locomoções tracionadas por bois e cavalos.

Ao chegar em Roma, o azeite era armazenado em grandes recipientes de cerca de 200 litros feitos de terracota, que é argila modelada e cozida no forno. Tais recipientes eram guardados em locais subterrâneos para proteger o azeite do calor e da luz.

Os romanos tinham no azeite um alimento básico de sua dieta. Mas também usavam para outras finalidades como fins medicinais, cerimônias religiosas e para acender lâmpadas. Desta forma, o transporte de azeite era um fator crítico da economia romana, fazendo com que fossem investidos recursos para o desenvolvimento de uma malha logística confiável e eficiente para esse comércio.

OS HERÓIS DAS EMBALAGENS – VAMOS VALORIZAR

Muitas vezes quando manipulamos uma embalagem não paramos para refletir na criatividade e engenhosidade necessárias para o desenvolvimento daquela embalagem. Seja ela grande e grosseira, como uma grande caixa de papelão ou big bag ou mesmo um pequeno e refinado frasco de perfume.

Mas muitas pessoas e organizações no mundo e na indústria das embalagens podem ser consideradas heróis pelo importante papel que desempenham em garantir que as mercadorias sejam embaladas, armazenadas e transportadas com segurança, reduzindo o desperdício e protegendo o meio ambiente.

Mas além deste lado logístico, existe também a criação de embalagens visualmente atraentes para produtos, o design de materiais de marketing e o uso de várias mídias digitais e impressas para transmitir uma história para clientes e consumidores. É a busca de uma narrativa memorável para quem vai consumir.

Pare na gôndola de um supermercado. Observe as embalagens. O objetivo daquilo que você está vendo é sempre, além de embalar, construir uma conexão emocional entre a marca e o consumidor, e ajudar o produto a se destacar nas prateleiras. Ahá. Sabia disso? Quando for ao supermercado pense bem. Faça uma análise. Tem tantos produtos querendo se destacar. Não é verdade?

OS DESAFIOS DA EMBALAGEM NA LOGÍSTICA

Que a embalagem é primordial na logística, não se discute. E vamos destacar alguns desafios que as empresas enfrentam quando se trata de embalagem em logística. E quais são os desafios?

Custos: Muitas vezes os custos das embalagens podem ter uma relevante participação na composição do preço do produto. Logicamente, isto pode variar de produto para produto, as alternativas mais viáveis e mesmo a criatividade. Em produtos de grande volume de produção e venda, como bens de consumo, qualquer racionalização na embalagem pode gerar ganhos astronômicos. A busca pelo equilíbrio entre custo-benefício e proteção adequada das mercadorias pode ser difícil. Mas necessário.

Conformidade: as leis de hoje obrigam as organizações a obedecerem a uma série de regulamentos como como padrões de embalagem, requisitos de rotulagem e leis ambientais. E isto é muito necessário.

Utilização do Espaço: o transporte e armazenagem são funções importantes e as empresas devem otimizar o uso do espaço. E aqui a embalagem através do conceito de unitização, como contêineres, paletes, bags e caixas visam garantir a racionalização através de acomodação e melhor utilização dos veículos para o transporte seguro de mercadorias. A capacidade do empilhamento passa pela resistência dos materiais de embalagem e estabilidade proporcionada.

Sustentabilidade: materiais sustentáveis estão na agenda das empresas que estão sob crescente pressão para usar materiais que atendam às necessidades ecológicas. Tais materiais podem ser mais caros do que os materiais tradicionais.

Customização: um dos grandes desafios é desenvolver embalagens com foco nas necessidades dos produtos, pois diferentes produtos requerem diferentes tipos de embalagem.

Restrições de tempo: Lançamentos de produtos e transportes de longa distância muitas vezes requerem projetos específicos para as embalagens e estas devem ser concluídas dentro de prazos para cumprir os cronogramas de envio e evitar atrasos na entrega.

Fragilidade do produto: este é um item que incomoda os profissionais de supply chain. Tanto pela perspectiva de armazenagem como de transporte. Itens frágeis passam por vidros, alimentos e remédios. Portanto, as empresas devem levar em conta a fragilidade do produto e projetar embalagens que forneçam proteção adequada durante a armazenagem e o transporte.

No frigir dos ovos (que é um produto perecível e frágil), planejar e executar cuidadosamente a embalagem na perspectiva logística é fundamental para que as organizações melhorem continuamente seus processos visando se manterem competitivas.

A EMBALAGEM COMO ELEMENTO CRÍTICO

Não sei se você já ouviu ou leu a expressão: a embalagem que mata. Pois bem, ela refere-se à preocupação com a toxicidade das embalagens e o impacto negativo que elas podem trazer para a natureza, meio ambiente e a saúde humana.

Muitas embalagens ainda são feitas de materiais tóxicos e não biodegradáveis, resultando em contaminação do solo e da água e aumento do lixo. Além disso, algumas embalagens podem liberar substâncias tóxicas na comida e na água, o que pode ser prejudicial à saúde humana e dos animais.

Por essa razão, muitos governos e empresas estão procurando soluções de embalagem mais sustentáveis e seguras, como embalagens biodegradáveis, recicláveis e feitas de materiais não tóxicos. O objetivo é encontrar formas de garantir que as embalagens sejam seguras e sustentáveis, ao mesmo tempo em que atendem às necessidades de armazenamento e proteção dos produtos.

EMBALAGEM E SUSTENTABILIDADE

A embalagem e a sustentabilidade estão intimamente relacionadas. Conhecidamente as embalagens geram uma quantidade significativa de resíduos que podem afetar o meio ambiente. Algumas práticas são essenciais para promover a sustentabilidade nas embalagens, como por exemplo:

– Redução da quantidade de material de embalagem utilizado para diminuir o desperdício e reduzir o impacto ambiental das embalagens.

– Incentivo à reutilização das embalagens para ajudar a reduzir o desperdício, conservar recursos naturais e aumentar o ciclo de uso das embalagens.

– Uso de materiais de embalagem que possam ser reciclados para auxiliar na conservação dos recursos e evitar grandes desperdícios.

– A utilização de materiais renováveis, como bioplásticos feitos de fontes à base de plantas, pode reduzir o impacto ambiental das embalagens.

– O desenvolvimento de projetos de embalagens com foco na reciclagem, como o uso de materiais facilmente recicláveis, pode aumentar as chances de que as embalagens sejam recicladas e reaproveitadas.

– A avaliação do impacto ambiental das embalagens ao longo de todo o seu ciclo de vida ajuda a identificar áreas de melhoria priorizando a sustentabilidade.

A EMBALAGEM NA LOGÍSTICA BRASILEIRA

A embalagem é um elemento crítico na logística em qualquer circunstância. Contudo, no Brasil especificamente, existem alguns fatores que chamam a atenção com relação ao uso da embalagem.

A segurança, a qualidade e a eficiência da cadeia de abastecimento muitas vezes estão fortemente conectadas às condições oferecidas pelas embalagens. Alguns dos pontos que devem ser considerados e que estão relacionados às embalagens e que para mim saltam aos olhos são:

– Infraestrutura Logística: A malha logística do Brasil, principalmente o modal rodoviário, tem condições do pavimento extremamente desfavoráveis o que obriga a ter embalagens mais resistentes e eficazes para proteger os produtos durante o trajeto.

– Uma melhor conscientização do consumidor brasileiro tem trazido à tona uma preocupação com a sustentabilidade e produtos ecologicamente corretos. Este comportamento leva as organizações a ter direcionamentos voltados ao desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis.

– Algumas regiões do Brasil em função das características do clima trazem importantes desafios para as embalagens, pois as altas temperaturas e a umidade podem afetar a qualidade e a segurança de alguns produtos.

O FUTURO DA EMBALAGEM NA LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN

Seguramente muitos fatores podem influenciar o futuro da embalagem pela perspectiva logística, como avanços na tecnologia, mudanças nas preferências do consumidor e mudanças nas bases e necessidades legais.

A demanda por embalagens sustentáveis continuará a crescer, e as empresas darão prioridade para materiais de embalagem que sejam recicláveis, biodegradáveis ou feitos de recursos renováveis.

Por outro lado, o comércio eletrônico está crescendo vigorosamente, e claro a logística acompanha este crescimento, o que sugere uma maior preocupação com o acondicionamento dos produtos e a proteção na movimentação.

Importante salientar ainda, que tecnologias usadas em supply chain como radiofrequência, códigos de barras e sensores interferem nas embalagens, tornando-as mais inteligentes, possibilitando a rastreabilidade e visibilidade da movimentação dos produtos, levando a uma cadeia mais eficiente.

Um tema relevante está relacionado à automação e robótica na perspectiva das operações logísticas que incluem a embalagem e a movimentação e manuseio.

CONCLUSÃO

A embalagem tem uma significativa importância ao longo da cadeia de abastecimento. Seja para transportar ou para armazenar. Os temas relacionados à embalagem e que poderiam ser explorados aqui são bastante amplos. No entanto, gostaria ainda de trazer para nossa reflexão o aspecto de preparação das pessoas, uma vez que estudar aspectos relacionados ao desenvolvimento de embalagens e sua utilização demanda uma compreensão do papel da embalagem na cadeia de abastecimento e como criar soluções eficazes e eficientes que atendam às necessidades do cliente e os objetivos de sustentabilidade.

Muitas estratégias relacionadas às embalagens existem. Obrigatoriamente passa pela racionalização dos custos, que inclui o projeto e o dimensionamento correto e sem desperdício de material, e a escolha dos materiais corretos para cada tipo de produto ou mercadoria, fornecendo a necessária proteção, mas que possam também ser econômicos.

Em adição, a reusabilidade e a reciclagem podem também otimizar os custos. A gestão da logística também pode ajudar na racionalização dos custos principalmente no ciclo de vida de bags, contêineres e paletes.

Fico por aqui na certeza de que muito mais teria a escrever sobre o papel das embalagens em nossas vidas, na logística e em supply chain.

Ao infinito e além. Que a força esteja conosco. Estou no Linkedin. Me procure por lá e vamos trocar ideias. É sempre saudável! Você me acha neste link e me acompanhe também na Prosa com Bertaglia, o meu canal do Youtube.

Nos vemos por aí; no mundo virtual e quem sabe no presencial.

 

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Paulo Roberto Bertaglia Paulo Roberto Bertaglia

Fundador e Diretor Executivo da Berthas, empresa de consultora especializada em supply chain e cofundador da Aveso, organização que atua conectando o ecossistema de startups, investidores e empresas em busca de soluções. Atuou nas empresas: IBM, Unilever, Hewlett-Packard e Oracle. Ao longo da carreira tem se especializado nas áreas de Supply Chain Management, Gestão estratégica de Negócios, Liderança, Vendas e Terceirização de Serviços. Professor de pós-graduação em Logística, Gestão Estratégica de Negócios e Tecnologia da Informação. É Autor de vários livros, entre eles Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento – Editora Saraiva, 4ª edição – 2020. Realiza palestras de temas estratégicos, cadeia de abastecimento e liderança empresarial para empresas e instituições educacionais, além de consultorias e mentorias. É fundador da Prosa com Bertaglia, movimento voluntário para a educação cujo acesso é: https://bit.ly/3VW9Anp

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