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Conteúdo 26 de março de 2009

Consumo de alumínio pelo setor naval deve crescer

A Novelis, que atua no setor de alumínio, acredita que o setor naval e offshore no Brasil aumentará a utilização de alumínio nas embarcações. Para Cláudio Chaves, Gerente comercial da companhia, embora a empresa não possua projeções de quanto será o aumento no consumo, o Brasil está vivendo um novo momento de crescimento com grandes investimentos em infraestrututra. “Cremos que este é o momento de novos projetos e isso é que faz com que tenhamos novas perspectivas para este setor”, pondera.

Segundo Chaves, este crescimento também deve-se à pouca utilização do produto no País. “Nos países desenvolvidos o alumínio é muito utilizado. No Brasil, devido a diversos anos de estagnação no ciclo de desenvolvimento, é um segmento muito tímido. Queremos destacar as qualidades do alumínio que os brasileiros ainda não descobriram”, ressalta o executivo.

Entre os benefícios do uso do metal nas embarcações apontados por Chaves está a economia. “Dependendo da estrutura a embarcação fica até 12% mais leve o que possibilita a redução no consumo de combustível e, consequentemente, até 15% menos emissão de poluentes”, analisa.

Modais

Não é apenas no setor naval que o alumínio pode ser utilizado, Chaves destaca que todos os modais podem se beneficiar com o seu uso. O executivo ressalta que no segmento aéreo o produto já está consolidado, no entanto, em outras áreas o uso do metal não é explorado.

“Se o setor de transporte de carga usar o alumínio é possível reduzir o peso dos veículos, assim o transportador poderá movimentar mais carga sem ultrapassar os limites exigidos. Nas ferrovias o alumínio também pode ser usado com o intuito de reduzir o peso, proporcionando maior produtividade”, explica.

No entanto, Chaves argumenta que não é uma questão do alumínio ser melhor ou pior que outros materiais, mas é pouco aplicado no setor de transporte brasileiro. “O uso de alumínio no setor de transporte ainda está engatinhando se comparado ao consumo nos países desenvolvidos”, compara.

Investimento

Em 2008, a companhia destinou US$ 21 milhões para aumentar sua produção de alumínio de 300 mil toneladas por ano para 400 mil. Chaves acrescenta que este orçamento foi destinado para possibilitar que a empresa atenda a demanda de diversos setores no Brasil, o de transporte está entre eles.

 

Fonte: WebTranspo

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