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Conteúdo 2 de outubro de 2008

Copersucar inicia atividades nos setores de açúcar e bionergia

Já está operando a Copersucar S.A., considerada a maior empresa brasileira e uma das maiores exportadoras mundiais de açúcar e álcool. Com 33 usinas nos estados de S. Paulo, Paraná e Minas Gerais, a Copersucar pretende triplicar sua produção até 2018, quando estima comercializar volumes equivalentes a cerca de 200 milhões de toneladas de cana – na safra 2008/2009, prevê o processamento de 70 milhões de toneladas. A Copersucar detém 14% da comercialização de açúcar e 14% da oferta de álcool no Brasil. Em dez anos, a empresa quer deter 30% do mercado nacional e ser um dos maiores players mundiais.

A nova companhia terá mais flexibilidade para alavancar investimentos e estabelecer novas parcerias estratégicas, no Brasil e no Exterior. Entre outros benefícios, oferecerá aos produtores ganho de escala, garantia de comercialização integral e de longo prazo de toda a produção do acionista, menos riscos de performance e inadimplência e, principalmente, capacidade para aumentar os investimentos em parcerias e projetos para crescer e melhorar a competitividade do grupo.

Um dos diferenciais da Copersucar é a base de ativos logísticos, que dá suporte à comercialização dos produtos no Brasil e no Exterior. A empresa programa investimentos principalmente na otimização dos modais de transporte dutoviário, ferroviário e rodoviário e em terminais portuários e de embarques e movimentações de produtos no interior do país, em todos os modais.

O TAC – Terminal Açucareiro da Copersucar, no Porto de Santos, SP, é totalmente automatizado e informatizado e possui três armazéns para ensacados e dois silos para granéis, com capacidade de embarque de 5 milhões de toneladas/ano. Os armazéns e silos são interligados por esteiras automatizadas que permitem operações simultâneas com os diferentes tipos de açúcar.

A empresa também adquiriu caminhões e vagões desenvolvidos especialmente para o transporte de açúcar e atua com operadores e prestadores de serviços logísticos.

A Copersucar S.A. investe também na construção de terminais ferroviários e terminais de armazenamento. O modal ferroviário, com seis locomotivas e 200 vagões, já responde por 40% da movimentação de açúcar para o porto e deve atingir 60% nos próximos três anos. Os vagões dedicados ao açúcar a granel transportam 85 toneladas de carga útil e reduzem em 85% o tempo de descarga do produto, de 40 para 4 minutos.

O sistema para transporte do álcool terá prioridade estratégica, com investimentos nos terminais na Hidrovia Tietê-Paraná, nos terminais ferroviários e na construção consorciada do álcoolduto.

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