Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de janeiro de 2009

Detroit 2009: o Salão dos econômicos e da falta de brilho

A preocupação do setor automotivo em oferecer carros mais econômicos e duráveis é a principal marca do Salão de Detroit, nos Estados Unidos, uma característica que tem sido comum em todos os eventos de automóvel do mundo. Aberto ao público no último sábado, a exposição estende-se até o próximo dia 25, com a participação das marcas de todos os continentes, mas sem o brilho das edições anteriores. A crise das três gigantes dos Estados Unidos – GM, Ford e Chrysler – prejudicou visivelmente o salão, que desta vez não teve os shows e as festas suntuosas de anos anteriores (veja texto abaixo).

Até o número de lançamentos foi mais tímido que o usual, mas todas as principais montadoras do mundo fizeram questão de mostrar o que estão desenvolvendo para melhorar a vida dos consumidores. A maioria vem investindo em veículos híbridos e elétricos, mostrando em Detroit suas mais recentes novidades.

A GM apresenta o novo modelo Equinox 2010, um crossover compacto com motor 2.4 litros com injeção direta.

Também aproveita o evento para mostrar o elétrico Volt e fazer a estreia mundial do Buick LaCrosse 2010, sedan de luxo com tração nas quatro rodas e a opção de dois motores V6 extremamente econômicos. Outra atração é o carro conceito Orlando, um veículo compacto multiuso e com capacidade para até sete passageiros.

A Ford destaca em Detroit a primeira aplicação dos novos motores EcoBoost, que estream ainda este ano nos modelos Ford Flex e Lincoln MKS e MKT, nos Estados Unidos, como parte da iniciativa global da montadora em oferecer propulsores com a economia de combustível e potência que os consumidores exigem. O motor V6 3.5 L EcoBoost com duplo turbo proporciona o mesmo desempenho encontrado em um motor V8 de aspiração normal, mas com o consumo de combustível de um motor V6 aspirado naturalmente.

No estande da Chrysler, o conceito 200C EV – Design Contemporâneo e cinco plataformas distintas de veículos elétricos LLC. O primeiro carro do gênero deve ser produzido em 2010 e, na sequência, serão mais três modelos até 2013. A montadora mostra, ainda, o Dodge Circuit EV, versão totalmente nova do carro elétrico esportivo, com consumo zero de gasolina, sem emissões e autonomia de 240 a 320 quilômetros.

Europeias

A Volkswagen também está apresentando uma linha inovadora de tecnologias de propulsão altamente econômicas e com baixas emissões no Salão de Detroit, com destaque para os motores TDI Clean Diesel. Um dos modelos equipados com o novo propulsor é o Touareg V6 TDI, com 165 cv, que na estrada atinge 10,6 km por litro. A montadora alemã também mostra o conceito BlueSport, que consome 17,8 km por litro (média combinada – atinge 21,26 km por litro na estrada), gastando menos do que qualquer outro carro esportivo. Um autêntico roadster com baixas emissões (CO2 113 g/km) no qual cada quilômetro andado é uma experiência inesquecível.

A Mercedes-Benz investe na linha elétrica e mostra o conceito BlueZero em três versões: E-CELL com acionamento somente por bateria elétrica e uma autonomia de até 200 quilômetros; F-CELL (célula de combustível) com uma autonomia de mais de 400 quilômetros usando acionamento elétrico, e E-CELL PLUS, que também tem motor de combustão interna e pode rodar até 600 quilômetros.

A Jaguar, marca britânica de veículos de luxo, expõe em Detroit a linha “R” (Racing) do XF, além do XKR 2010, modelo Racing do XK. Os veículos são equipados com motores V8 de 5.0 litros e 510 cavalos de potência.

 

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br

Enersys
Savoy
Retrak
postal