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Conteúdo 24 de setembro de 2007

Divulgados os ganhadores do VIII Prêmio ABML de Logística

Como parte do VIII Congresso Brasileiro de Logística da ABML – Associação Brasileira de Movimentação e Logística, realizado nos dias 17 e 18 de setembro último, foi realizada a solenidade de premiação de VIII Edição do Prêmio ABML de Logística.

Veja abaixo os ganhadores.

CATEGORIA: SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM – O CASE TV GLOBO

A TV Globo possui um centro de distribuição no Rio de Janeiro que contém cerca de 20.000 itens entre figurinos, peças de vestimenta com pesos e volumes variados e estocados em diferentes sistemas de armazenagem. Este CD-Mãe atende as operações do Rio de Janeiro, outros 11 almoxarifados fixos em várias cidades do Brasil, além de pontos itinerantes ligados a eventos ao longo do ano. O crescimento do volume de requisições e a necessidade de aumentar a velocidade de seleção e consolidação de pedidos levou a empresa a implementar um sistema de roteirização capaz de reduzir o caminho percorrido pelos almoxarifes no momento da seleção dos diversos itens. A solução baseou-se em vários parâmetros como área e sistema de armazenagem, características dos itens, materiais, layout, equipamentos de movimentação além de algoritmos para definição e agrupamento de rotas, sempre buscando o melhor percurso. A solução de otimização foi amplamente testada e instalada em computador localizado no centro de distribuição para receber os dados do ERP da TV Globo e definir os roteiros para picking. Dentre os objetivos alcançados pelo projeto, temos significativo incremento de eficiência das atividades de coleta, redução de 72% na distancia percorrida pelos atendentes, redistribuição de mão de obra para outras atividades do CD e revisão de todos os pesos e volumes de itens cadastrados.

CATEGORIA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA – O CASE GENERAL MOTORS DO BRASIL E CEVA LOGISTICS

A General Motors do Brasil destinou à Ceva Logistics a necessidade de construção física e funcional, em tempo recorde, de um Centro de Operações Logísticas em seu Complexo Industrial Automotivo em Gravataí-RS, reunindo em um só local três atividades distintas: Centro Consolidador, Seqüenciamento de Peças e Dress Up (Montagem de Motores). Durante os 4 meses de construção do site, as equipes de TI da GM e Ceva alinharam esforços para integração do sistema WMS Click da Ceva a 3 outros sistemas da GMB (SMM, FLEX e EPS) e assim, suportar as 3 atividades de forma centralizada. Além disso, o projeto constava de coletores de dados via radiofreqüência, códigos de barras bidimensional, RFID, mecanismos sistêmicos e processuais de contingências, monitoramento eletrônico e comunicação de dados com disponibilidade de 99,97%. Investimento de R$15 milhões. Dentre os resultados obtidos temos: informações em tempo real, sinergia com a centralização do recebimento, armazenamento e entrega de materiais, zero parada de linha nos últimos meses, 30 a 60 minutos de estoque na linha de montagem da General Motors, redução de estoque, liberação de áreas de estoque para áreas fabris e transformação de vários custos fixos em custos variáveis.

CATEGORIA TERCEIRIZAÇÃO EM LOGÍSTICA – O CASE COLGATE

A Colgate-Palmolive optou pela terceirização das atividades de movimentação e armazenagem de produtos nacionais para atendimento do mercado de exportação à países da América Latina e Europa. Além disso, outros pré-requisitos eram fundamentais como otimização do processo na cadeia de exportação, gerenciamento de informações, gestão de inventário, redução de custos e gestão de demurrages para exportação. A solução apresentada pela Mesquita incluiu a definição de área de armazenagem, layout, verticalização dos estoques, parametrização de todos os processos de movimentação e armazenagem e integração das informações de todo o ciclo operacional, permitindo acesso on-line tanto no sistema da Colgate como no Portal Logístico da Mesquita. Dentre as ferramentas utilizadas encontram-se o WMS – SAGA e o Progress, para atribuições fiscais. Após 17 meses de operação pôde-se observar vários resultados satisfatórios como 99.99% de pedidos perfeitos em volume e itens, 99.94% de acuracidade nos inventários, redução de 32% em estadias de veículos e 46% no tempo de espera.

CATEGORIA PROJETOS COLABORATIVOS – O CASE COLOMBO-LINX

O mercado da moda tem crescido nos últimos anos tornando-se cada dia mais competitivo. A Colombo tem ampliado sua participação neste boom do mercado. Mas o crescimento acelerado não vinha sendo acompanhado por investimentos em logística, tanto que seu Centro de Distribuição apresentava vários problemas operacionais e atuava basicamente como um consolidador de cargas na distribuição de mercadorias às lojas. A empresa entendeu que havia uma defasagem tanto na sua logística como em sistemas e contratou o Grupo Linx para a construção da solução integrada. Além do projeto da nova Central de Distribuição, coube a Linx o redesenho dos processos de distribuição e reposição de vestuário, a implantação de um sistema de gestão de última geração para o setor de vestuário e a terceirização das operações. Vale aqui destacar que o operador logístico Linx Fast Fashion, uma das empresas do grupo, investiu R$2.5 milhões em instalações automatizadas para a movimentação e armazenagem de mercadorias e já é considerado um dos CD´s mais modernos no Brasil no segmento têxtil e de vestuário. Dentre os benefícios destacam-se a redução de 30% em estoque, divergências de estoque tendendo zero, maior espaço para área de venda nas lojas entre outros resultados positivos.

CATEGORIA PROJETOS ESPECIAIS – O CASE MINERAÇÃO CURIMBABA

A Mineração Curimbaba exporta bauxita sinterizada para os Estados Unidos em big-bags, totalizando 4mil embalagens por mês. No modelo anterior, após estarem vazias, as embalagens ficavam estocadas no cliente aguardando ordem de compra para utilização local. Além do crescimento do volume de bags pós-uso, por questões ambientais, estas embalagens não podiam ser descartadas aleatoriamente.

Após análise de alternativas, decidiu-se pela implantação da logística reversa de big bags no pós-venda da bauxita. Com isso, a Mineração Curimbaba aprimorou a especificação dos big-bags retornáveis em substituição aos do tipo one-way, definiu a estocagem das embalagens usadas no destino, obteve licença de importação junto ao DECEX (Departamento de Operações de Comércio Exterior), implantou um sistema de programação de embarques marítimos, consolidação de contêineres e transportes terrestres, implementou serviços de inspeção, reparos e limpeza das embalagens, entre outras ações importantes. Além de ter adotado uma solução eco-eficiente, a empresa já projeta economia anual em torno de R$1 milhão.

CATEGORIA ESTUDANTE DE LOGÍSTICA – O CASE ESTUDANTE

O Brasil vem ampliando exponencialmente o volume de reciclagem de lixo, mas está muito longe de ser um País ambientalmente despoluído. Um dos poluentes mais despejados nos esgotos é o óleo vegetal de cozinha. Para se ter uma idéia da gravidade, um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, volume este que é suficiente para o consumo de uma pessoa durante o período de 14 anos.

O trabalho de conclusão do curso de MBA desenvolvido por Norival Marques engloba uma ampla pesquisa dos projetos existentes na reutilização de óleo de cozinha usado, abordando definições, classificações, como são realizadas as atividades logísticas na coleta, armazenamento e transporte do óleo, as estratégias utilizadas, os impactos ambientais ocasionados, o destino do óleo usado, bem como as alternativas para maximizar as receitas e reduzir os custos. O trabalho também analisa as iniciativas em curso, em vários estados da União, e a participação de Associações, ONGs e Prefeituras nas atividades em prol da preservação do meio ambiente.

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