Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 16 de junho de 2009

Docol inaugura CD em Joinville, SC

Para incrementar sua operação logística e de gestão no varejo nacional, onde atende a 36.000 lojas, e no mercado externo, onde atinge mais de 30 distribuidores, a Docol (Fone: 0800 474333), fabricante de metais sanitários, inaugurou um novo Centro de Distribuição anexo à planta de Joinville, SC.

Segundo Yendison da Silva Oliveira, gerente de logística da empresa, a meta em curto prazo é agilizar ainda mais o ciclo de pedido. Para garantir a otimização almejada, no local foi implantado o Sistema de Gerenciamento de Armazenagem (WMS).

Oliveira conta que a Docol trabalha com cinco parceiros logísticos para distribuição dos produtos em todo o Brasil e aponta que agregar quantidade, horário e entrega do produto em perfeitas condições significa um aumento estimado em 30% de produtividade. "Além de oferecer melhores condições ergonômicas e mais segurança aos operadores, o novo CD permite flexibilizar o atendimento de acordo com as condições do mercado e picos de estocagem. Por exemplo, agora é possível realizar o carregamento de vários caminhões simultaneamente", explica.

Ele ressalta que a Docol entende ser de fundamental importância o aprimoramento dos serviços logísticos voltados para distribuição física de produtos e destaca as melhorias efetuadas no novo CD. "Os avanços operacionais da logística consistem basicamente em aumento do pé-direito, localização do CD mais próximo da fábrica, instalação de telhas térmicas que reduzem o consumo de energia elétrica e construção de docas (plataformas móveis) específicas para cargas e outras para descargas funcionando simultaneamente", comenta.

Ainda de acordo com o gerente de logística, o projeto visa a reduzir o desperdício de materiais, tempo e estoque. Para isso, segue o princípio de LEAN, que objetiva o aumento da velocidade de atendimento dos pedidos e reduz a movimentação de materiais.

Com uma área interna de 4.000 m2, mais espaço de manobra e pátio, o local recebeu investimento de R$ 4 milhões. "Foram 18 meses desenvolvendo o projeto logístico – dimensionamento, capacidade, distribuição dos itens no CD, projeto do WMS, movimentação dos materiais, recebimento, estocagem – e mais 12 meses para o projeto civil (execução)", conta Oliveira.

Ele revela que a ampliação da área vem solucionar, principalmente, a lotação de espaço que o CD apresentava. "Em termos de estrutura física havia limitações de pé-direito, área de circulação e carregamento com eficiência comprometida pela ausência das plataformas móveis", aponta. "Com a criação do novo CD, a capacidade de armazenamento dobrou para mais de 900 toneladas e a produtividade cresceu em 30%", comemora.

Guilherme Bertani, diretor comercial, afirma que este investimento é um dos resultados da política comercial da Docol, que nos últimos anos vem priorizando o desenvolvimento de parcerias sólidas com as redes de varejo e a modernização da estrutura logística. "Assim, seremos mais competitivos e os revendedores, por sua vez, também poderão responder mais rapidamente à demanda dos consumidores", projeta.

Enersys
Savoy
Retrak
postal