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Conteúdo 26 de março de 2009

Empresa apresenta primeira blindagem para caminhões de todos os modelos

A segurança é sempre uma questão bastante recorrente na vida do brasileiro, especialmente para os que vivem nas grandes metrópoles. Blindagem em carros de luxo e em transportes especiais – valores, militares, entre outros – são comuns, mas em caminhões nem tanto.

Como o poder público pouco faz para minimizar os problemas com segurança nas estradas do Brasil, transportadoras e até autônomos estão investindo em seu patrimônio – caminhões e implementos rodoviários – com rastreadores, monitoradores e até o uso de comboios para percorrer determinados trajetos. Só em 2007, segundo estimativa da NTC&Logística, 11.700 veículos de carga foram roubados em todo o país.

Por serem mais baratos do que uma blindagem, é muito comum ver os profissionais do transporte investirem apenas em rastreadores e monitoradores. Mas muitas vezes, os bandidos conseguem desinstalar estes equipamentos, tornando a recuperação do veículo e da carga muito mais difíceis.

Atualmente, cerca de 230 mil caminhões carregam em torno de 378 mil toneladas de produtos em São Paulo. O policiamento só se torna ostensivo nas estradas em épocas de feriados. Mesmo com a criação de uma divisão policial específica para esse problema, o Núcleo de Operações Especiais, o volume de roubo de cargas cresceu 2,46% de 2007 para 2008, tendo saltado de 516 ocorrências por mês em 2007 para 528 roubos por mês no ano seguinte.

Vislumbrando as possibilidades comerciais deste mercado, geradas pela ineficiência das ações públicas de segurança, a Auto Life Blindagens – que atua no segmento de blindagem de veículos de passeio, transporte de valores e militares – passou a comercializar, com exclusividade, a blindagem de cabines de caminhões. "Pelo aumento do roubo de cargas e pelo conhecimento adquirido por nós ao longo dos anos em que trabalhamos com blindagens, acredito que a blindagem das cabines dos caminhões possa oferecer mais proteção aos transportados e, é claro, aos motoristas", afirma Ricardo Mendonça de Barros, diretor da empresa.

Cargas de alto valor, como produtos eletrônicos e cargas de fácil escoamento, como cigarros e bebidas são as preferidas pelos “Metralhas”. Uma pesquisa aponta que 54,5% dos assaltos são realizados em caminhões que transportam cargas de R$ 3 mil a R$ 30 mil. Já os roubos de cargas de valores abaixo de R$ 3 mil representam 20,9% do total. "Sabemos que os caminhões que transportam carga de maior valor agregado são os mais visados pelos bandidos, que geralmente estudam o assalto e todas as dificuldades a ele relacionadas antes de agir. Assim a blindagem acaba por coagir a ação dos assaltantes, simplesmente pelo fato de dificultar o roubo", explica Mendonça.

Serviço

O serviço para caminhões da Auto Life pode ser implementado em qualquer modelo de caminhão e pesa até 200 quilos, comprometendo muito pouco na capacidade máxima permitida. A blindagem é constituída pela manta de kevlar, usada nos coletes à prova de balas, o aço 304 inox balístico e os vidros a prova de bala de 21 mm, que substituem os originais de 6 mm, garantem nível III-A (proteção máxima que uma empresa que opera com transporte de mercadorias comuns consegue obter no Brasil), conforme norma Americana de blindagem, à cabine do caminhão.

A tecnologia confere em uma proteção capaz de assegurar a segurança do motorista em casos de disparos por armas com calibre igual ou inferior a Magnum 44. O serviço pode levar de 25 a 60 dias, dependendo do modelo de caminhão. Mas toda esse investimento pode não servir de nada se os operadores não tomarem cuidados básicos. "Parece besteira, mas tem muita gente, inclusive de transportadoras de valores, que se esquece de travar as portas do carro", conta Mendonça.

 

Fonte: Transpoonline

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