Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 25 de maio de 2009

Ferramentas Gerais implanta Lean Warehouse nos seus Centros de Distribuição

A Ferramentas Gerais, especializada no fornecimento de suprimentos industriais, está desenvolvendo o Lean Warehouse em seus Centros de Distribuição. O processo começou a ser implantando no CD de Viamão/RS e depois será implantado nos demais CDs da empresa. O projeto faz parte do processo de melhoria e qualificação que a FG mantém em busca da excelência no atendimento aos clientes e da redução de custos operacionais.

Com a implantação do Lean Warehouse, o objetivo é eliminar 90% de desperdício e elevar em 30% a produtividade. “Estamos na fase inicial, fazendo um levantamento de tudo o que acontece no CD atualmente e o que queremos mudar. O projeto é para médio e longo prazo, para dois anos. Esse é o tempo de amadurecimento da ideia e adaptação”, declara o gerente corporativo de logística da FG, Evandro Moraes.

O Centro de Distribuição de Viamão possui 35.000 m2 de área construída e é totalmente informatizado. Com 170 colaboradores, recebe mais de 15 mil pedidos por mês, o que, segundo Moraes, quando desdobrados em itens chegam a mais de 150 mil tarefas. “Cada pedido pode ser fracionado em vários itens, ou seja, tarefas”, esclarece.

O CD recebe, mensalmente, mais de 4.500 notas fiscais, gerando uma movimentação de 600 caminhões descarregando produtos, enquanto que, na expedição, cerca de 1.200 caminhões são carregados para entregas e 30 vans ficam responsáveis pelas entregas rápidas realizadas na Grande Porto Alegre. Para dar agilidade a todos esses pedidos, o separador caminha, em média, 510 quilômetros por mês.

Além do CD de Viamão, a Ferramentas Gerais possui mais três Centros de Distribuição, em Itu, SP, Contagem, MG, e Curitiba, PR. “A comunicação entre os CDs e as lojas é totalmente informatizado, via sistemas de satélite, em tempo real”, afirma Moraes.

A FG conta com 14 unidades nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Com mais de 1.500 fornecedores e 120 mil clientes, comercializa cerca de 120 mil itens para os mais diferentes segmentos da indústria. Contabilizando um faturamento de R$ 770 milhões em 2008, a empresa conta com dois mil colaboradores, sendo aproximadamente 650 na área de logística.

Enersys
Savoy
Retrak
postal