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Conteúdo 14 de maio de 2010

Fiesp e AEB promovem discussão sobre multimodalidade em SP

Aproveitando o excelente momento econômico vivido pelo Brasil, considerando que os investimentos em infraestrutura tendem a aumentar cada vez mais por conta da Copa do Mundo e das Olimpíadas, a Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e a AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil realizaram na no dia 11/05, em São Paulo, SP, o seminário “Os Entraves na Multimodalidade e a Competitividade”.

Para os organizadores da discussão, para que sejam evitados grandes gargalos de infraestrutura é preciso que a multimodalidade seja implementada o mais rápido possível no Brasil, permitindo que a logística integrada possa maximizar a competitividade, imprimindo eficiência e produtividade à movimentação e distribuição de carga no país.

Do ponto de vista de Benedicto Fonseca Moreira, presidente da AEB, como optou pela abertura econômica já há alguns anos, o Brasil precisa implantar a cultura da multimodalidade para se tornar efetivo e produtivo, oferecendo custos menores, menos burocracia e um sistema logístico que facilite a integração dos modais para beneficiar a exportação e também a distribuição no mercado interno.

Segundo Benedicto, a política tributária brasileira e o incentivo à produtividade não são compatíveis para que o país seja competitivo. “Precisamos crescer, mas para isto a política econômica deve ser revista”, opinou, durante a abertura do seminário, que girou em torno de uma questão: por que o sistema multimodal não funciona no Brasil?

Em meio aos diversos entraves apontados por representantes de todos os modais de transporte, algumas soluções sugeridas foram unânimes. Para a maioria dos palestrantes, o principal fator de bloqueio para o desenvolvimento da multimodalidade no país é o excesso de burocracia. Segundo Rodrigo Vilaça, diretor-executivo da ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, a entidade precisa dialogar com nove interlocutores, o que demonstra o quão descentralizada está a gestão de transportes no Brasil.

Entidades de peso participaram do evento, como a ANTT – Associação Nacional de Transportes Terrestres, ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CAMEX – Câmara de Comércio Exterior, ADM – Associação de Desenvolvimento da Multimodalidade, entre outras não menos importantes.

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