Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 28 de abril de 2023

Fique por Dentro – Ed. 232

PortosRio

Os novos diretores da PortosRio, responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, tomaram posse no dia 17 de abril último, em reunião do Conselho de Administração (CONSAD) da companhia. Alvaro Luiz Savio lidera a Autoridade Portuária como diretor-presidente, enquanto Ronaldo Fucci assumiu a Diretoria de Gestão Portuária. Ana Beatriz Leal cuida da Diretoria de Administração e Finanças e Eduardo Marinho ficou encarregado da Diretoria de Negócios e Sustentabilidade. Savio, economista que já atuou como diretor de Gestão Portuária da companhia entre 2000 e 2002 e permaneceu na área portuária até 2014, também tem experiência na Agência Paulista de Atração de Investimentos (Investe SP), tendo sido diretor administrativo-financeiro em 2015 e 2016 e presidente interino em 2017 e 2018. Mais recentemente, atuou como subsecretário-geral da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.  Fucci, outro economista da equipe, é especialista em portos e dragagem, com experiência como diretor comercial da Companhia Brasileira de Dragagem, de 1978 a 1985, e como diretor-presidente da Enavi Reparos Navais Industrial, de 1985 a 2000. Por mais de 20 anos, trabalhou como diretor comercial da China Communications Construction Company.  Ana Beatriz é administradora de empresas com especialização em políticas públicas e mestrado em administração pública, se destacando como transformadora organizacional, com foco na melhoria de estruturas, equipes e projetos. Ela atua nas áreas de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro e de Segurança Pública há 20 anos, incluindo o planejamento de grandes eventos. Desde 2021, era assessora especial de Modernização da Gestão, da Secretaria de Estado de Polícia Civil. Ana Beatriz também já ocupou o cargo de subsecretária da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro.  Marinho, que possui graduação em Ciências Contábeis, MBA em Regulação de Transportes e pós-graduação em Finanças, trabalhou na Empresa de Portos do Brasil (Portobras) de 1976 a 1989 e continuou na área portuária nos anos seguintes. Ele também foi diretor-presidente do Portus Instituto de Seguridade Social nos períodos de 2002 a 2003 e de 2007 a 2011. Desde então, tem atuado como consultor empresarial.  

BBM Logística

A BBM Logística, um dos principais Operadores Logísticos rodoviários do Mercosul, anuncia Antonio Wrobleski como o novo presidente do grupo. O executivo também continuará como um dos membros do Conselho de Administração da companhia. Formado em engenharia, com MBA realizado na Universidade de Nova York (NYU), Wrobleski é referência no setor com 35 anos de experiência, sendo o responsável por criar e popularizar o conceito “operador logístico” – que consiste em planejar, projetar e implementar os processos. Ele também é colunista do Portal Logweb. Sua trajetória profissional começou como diretor na DHL Brasil, onde permaneceu por cinco anos, depois de aceitar o convite para ser diretor executivo da Hertz no Brasil. Além disso, se tornou investidor de startups, entre elas, a PathFind, aplicativo de tecnologia para otimização de rotas e planejamento de vendas, onde ingressou como conselheiro em 2018. Com passagem por outras empresas, como a Ryder, entre 1997 e 2008, e a Awro Logística, entre 2008 e 2023, o executivo chegou ao Grupo BBM em agosto de 2015, como conselheiro autônomo até assumir o cargo de presidente.

Cushman & Wakefield

A Cushman & Wakefield, considerada líder global em serviços imobiliários corporativos, está, desde o dia primeiro de abril último, com uma nova estrutura da liderança no Brasil.  A operação no País passou a ter dois diretores Gerais: Daniel Battistella assumiu a área de CRE (Commercial Real Estate) e Matheus Cardoso as áreas de Operações e GOS (Global Occupier Services). Ambos reportam diretamente ao recém-empossado CEO América do Sul, Herman Faigenbaum. Battistella assumiu como diretor Geral de CRE Brasil e continua a exercer a função de diretor de Transações, tendo sob sua gestão as áreas de negócios: Valuations & Advisory, Property Management e Brokerage (Representação de Inquilinos e Agency Leasing) e as áreas de Pesquisa de Mercado e Marketing. Ele trabalha na Cushman & Wakefield há 15 anos. Por sua vez, Cardoso passou a ser o diretor Geral de Operações e GOS e continua exercendo sua função de CFO da América do Sul, estando sob sua gestão a área de Facilities Management, além do backoffice – Financeiro e Administração, Recursos Humanos, Jurídico, Compras e TI. Ele tem mais de 25 anos de experiência em finanças, administração e operações e ingressou na Cushman & Wakefield há quase 9 anos.

Librelato

Uma das principais fabricantes de implementos rodoviários do Brasil, a Librelato anunciou Alexandre Hemmelmann como novo diretor executivo de Supply Chain. O profissional tem sob sua gestão as áreas de Suprimentos e Logística. Formado em Administração de Empresas com foco em Comércio Exterior e pós-graduado em Marketing, Hemmelmann possui mais de 20 anos de experiência na área e já atuou em corporações multinacionais tanto no Brasil como na Alemanha.

Yusen Logistics

Silvia Sakurai é a nova diretora financeira da Yusen Logistics Brasil. Formada em Administração de Empresas pela PUC SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e também Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIP – Universidade Paulista, ela chegou para integrar uma direção que é cada vez mais diversa. As mulheres já ocupam 3 dos 5 lugares no board da empresa no país, incluindo o CEO. Silvia tem passagem por empresas como Wahl Clipper Brasil, Johnson & Johnson, Starbucks Coffee Brasil, Kimberly-Clark Brasil, Alcoa Alumínio e PricewaterhouseCoopers.

Edenred Brasil

A Edenred, considerada líder mundial em soluções especializadas de pagamentos para empresas, empregados e comerciantes, conta com Filipe Veloso como novo diretor comercial de logística da linha de negócios de Frota e Mobilidade da Edenred no Brasil, especializada em soluções de gestão de frotas e mobilidade e soluções para o mercado de transporte rodoviário de carga. Com atuação voltada para o setor logístico, o novo diretor tem a missão de aumentar a participação da marca que, há 30 anos, lidera o segmento de pagamento de frete, e impulsionar o negócio da Ticket Log, que administra mais de 1 milhão de veículos no Brasil. Filipe também leva aos clientes as soluções de Pedágio e Manutenção. Formado em administração de empresas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e com certificação em administração pelo IBMEC-RJ e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, o novo executivo conta com 17 anos de bagagem profissional na indústria de petróleo e energia e se reporta a Mathieu Dehaine, diretor executivo de vendas de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil. 

J&T Express

Empresa global de serviços logísticos que atua em diversos campos, incluindo entrega expressa, armazenamento e cadeia de suprimentos a nível nacional e internacional, estando presente em 13 países, a J&T Express nomeou Mônica Souza como líder de Saúde e Bem-Estar da matriz brasileira. A executiva está à frente dessa nova área, vinculada à estrutura de Relações Pessoais e Recursos Humanos da transportadora, e criada com o intuito de orientar e dar encaminhamento a acompanhamentos sociais e ações de qualidade de vida junto aos colaboradores. Tudo isso com o apoio do Médico do Trabalho Eduardo Miranda, que também integra o departamento. Mônica é assistente social há 12 anos, graduada pela Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS) e especialista em acompanhamentos sociais e ações de qualidade de vida e saúde, com pós-graduação em Saúde da Mulher e do Recém-Nascido, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, em fase de conclusão. Com vasta experiência na área de Serviço Social Organizacional, ela tem passagem por empresas como Admix, Social Consultoria e Grupo GP. 

Ativa Logística 

Com 26 anos de experiência em logística nos segmentos de saúde e beleza, Ricardo Navarro foi contratado pela Ativa Logística como diretor comercial, tendo como missão principal expandir os negócios da empresa, com destaque para a região Sul do País. O executivo possui sólida experiência em gestão de Supply Chain, operações logísticas, relacionamento com os clientes e já atuou como parceiro estratégico nas operações de 40 empresas multinacionais e nacionais. Já o executivo Valmir Almeida exerceu a função diretor comercial há mais de um ano e acaba de ser promovido para o cargo diretor executivo. O profissional conta com 45 anos de experiência nos setores de transporte e logística, com passagem pelas empresas Solistica, Expresso Jundiaí, Mira Transportes e TNT Brasil. Também foi contratado Marcelo Gonçalves, gerente regional de operações, para apoiar na gestão do terminal de São Paulo, SP. Na área comercial, a equipe também reforça a busca por novos parceiros no modal aéreo com a contratação de Natalí Santos, gerente comercial em São Paulo, SP.

Freto

O Freto, plataforma “que conecta os melhores caminhoneiros às melhores cargas do mercado rodoviário”, acaba de anunciar a contratação de Marcus Manzano como CCO (Chief Commercial Officer). O profissional construiu sua carreira no Grupo Edenred, onde trabalhou nos últimos 23 anos, tendo passado pela Ticket, Ticket Log e Repom. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Positivo, de Curitiba, com pós-graduação em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas. Acumula passagens ainda pela Renault do Brasil e Citibank. 

Owens Illinois

Líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, a Owens Illinois (O-I) anuncia Leonardo Pinto como novo diretor de Compras e Operações Logísticas para a América do Sul. Formado em Administração com ênfase em Comércio Exterior, pós-graduado em Marketing e Supply Chain, com MBA em Gestão de Negócios, o executivo conta com mais de 24 anos de experiência na área de compras em grandes empresas globais. Na O-I desde 2010, quando ingressou na posição de coordenador, Leonardo atuou como Head de Compras e Logística no Reino Unido nos últimos três anos.

Grupo Elfa

O Grupo Elfa, provedor de soluções e serviços de logística em saúde, anuncia a chegada de Priscilla Seki para o cargo de Chief Transformation Officer (CTO). A executiva é responsável pelo planejamento estratégico da companhia, com olhar de inovação e integração entre times e operações das várias empresas adquiridas ao longo do tempo. Formada em Business Management & Leadership, Priscilla foi responsável por estratégia, vendas e marketing no Patria Investimentos e, antes, sócia da consultoria global Kearney, entre outras posições em seus mais de 20 anos de experiência como consultora de gestão.

Jadlog

A Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do Brasil e uma das principais operadoras logísticas do e-commerce, acaba de contratar os executivos Antonio Queiroz e Diogo Inoue para os cargos de diretor comercial e diretor das soluções OOH (Out Of Home, fora de casa na tradução para o português), respectivamente. Os executivos, com forte experiência no setor, vêm com a missão de reforçar os negócios da transportadora nos segmentos B2C, B2B e C2C. Queiroz possui mais de 20 anos de atuação em transportes e logística, com vivência em diversas áreas como Vendas, Supply Chain, Operações e Planejamento, Engenharia e Qualidade, em empresas como Rapidão Cometa e Fedex. Já Inoue, com mais de 15 anos de experiência no setor, com passagens por empresas como Leroy Merlin, Fedex e Cielo, atuou nos últimos anos na Kangu, liderando a área de vendas e de operações dos PUDOS (Pontos Pick Up Drop Off). Ele chega à Jadlog com o objetivo de expandir a rede Pickup, que é o modelo de solução OOH implementado em grande escala, e de forma pioneira pela Jadlog no Brasil.

eSales

Uma das estratégias de crescimento do Grupo eSales para 2023 é avançar nos projetos relacionados à última milha dentro do processo logístico, aumentando sua oferta de produtos e serviços ao varejo e à indústria. Para isso, a empresa reforça o seu time de conselheiros com a inclusão de mais um membro: o especialista em tecnologia de vendas e distribuição, Marcelo Vieira. Empresário, C-level, profissional de operações com ênfase no e-commerce, Vieira é fundador da Mercurian Consultoria e CEO da Next Mile – empresas que compõem a estratégia de Supply Chain do Grupo eSales. Além disso, é conselheiro de Conteúdo do portal E-commerce Brasil, consultor de diversas empresas do mercado e foi indicado por dois anos consecutivos como um dos cinco melhores profissionais da área do País. Nos últimos anos, foi Partner da Allomni, COO do grupo Infoar (Webcontinental), partner e COO da R2 Group, diretor de Operações na BrSupply, gerente geral de Operações e de Transporte da B2W Digital e gerente regional de Operações na TCI BPO.

Enersys
Savoy
Retrak
postal