Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 5 de abril de 2010

Ford Transit Chassi Cabine chega ao mercado brasileiro em abril

Lançada em março último para integrar a família de vans da Ford Caminhões (Fone: 08007033673), que já contava com a Transit Passageiro e a Transit Furgão, a Ford Transit Chassi Cabine começa a ser comercializada no mercado brasileiro no mês de abril e já é alvo de ótimas perspectivas da companhia para 2010.

O lançamento do novo comercial leve acontece no momento em que a restrição à circulação de caminhões nos grandes centros urbanos, principalmente em São Paulo, se torna cada vez maior. Com isso, a demanda por utilitários de menor porte e boa capacidade de carga aumenta.

“É um segmento competitivo, com muitos produtos concorrentes, diferenciados por aspectos técnicos e pelo preço, e com tendência de se expandir por todo o país devido ao crescente aumento das restrições ao tráfego de caminhões”, analisa o diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, Oswaldo Jardim.

Para se ter ideia, só em 2009 foram vendidos 2.031 veículos da categoria chassi cabine no Brasil, superando o ano anterior em 64,2%, sem contar os modelos mais simples, menos equipados e com capacidade de carga inferior, que competem em uma faixa diferente de mercado. Para 2010, é esperado um avanço de quase 20% no segmento, com a comercialização de 2.430 unidades.

Visando entrar com tudo neste setor, a Ford Caminhões planeja vender de 300 a 350 unidades da Transit Chassi Cabine neste ano e espera abocanhar cerca de 14% do mercado de chassi cabine, que atualmente está restrito a três empresas: Iveco (74,7%), Mercedez (15,6%) e Renault (9,7%).

Com o início das vendas, o preço do mais novo veículo da linha Transit ainda é mantido em sigilo pela montadora. “No ano passado, quando lançamos os outros componentes da família Transit, divulgamos os preços antes, os concorrentes reduziram os valores de seus produtos e todo o segmento perdeu margem. Por isso, os interessados em adquirir a Transit Chassi Cabine terão que procurar um dos distribuidores de nossa rede”, avisa Jardim.
     

Desempenho na América do Sul em 2009 foi satisfatório

Durante o lançamento oficial da Transit Chassi Cabine, Jardim comentou o desempenho da companhia no continente sul-americano no último ano. “Ficamos contentes com os resultados no Brasil e no resto do continente”, sintetizou.

Com polos produtivos em Valencia, na Venezuela, e em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Ford encerrou 2009 com 20,3% de participação de mercado, comemorando um crescimento de 1,1 ponto percentual em relação a 2008, quando detinha 19,2% do market share sul-americano.

No mercado brasileiro, uma prova de que a Ford Caminhões continua expandindo seus negócios é que em 2007 a empresa contava com 90 distribuidores no país e encerrou 2009 com 130, o que representou um crescimento de 44,4%. Neste ano, segundo Jardim, mais sete distribuidores iniciarão as atividades, aumentando este número para 137.

Para a indústria de caminhões acima de 3,5 toneladas, no entanto, 2009 não foi tão bom quando para outros segmentos. Em 2008, até então o melhor ano da história, a Ford comercializou 122.095 unidades, contra apenas 109.643 no último ano – queda de 10,2%. Contudo, a companhia já projeta que em 2010 a situação melhorará consideravelmente. “Preferimos não projetar números exatos, mas entendemos que neste ano poderemos vender entre 124.000 e 130.000 unidades”, declarou o diretor de Operações, indicando que a média de 127.000 caminhões possa chegar mais próxima do que deverá acontecer.
     
     
Características
A Ford Caminhões indica a Transit Chassi Cabine para o transporte de cargas volumosas com baixo peso específico. O novo veículo dispõe de características similares às dos outros modelos da família Transit, mas traz justamente o diferencial da solução para o transporte de cargas urbanas volumosas como grande atrativo, já que tem capacidade útil de carga de 1.696 kg.

Esta particularidade se deve ao fato de o veículo ter uma distância entre-eixos de 3.954 mm, espelhos com hastes estendidas que garantem a visibilidade mesmo com implementos mais largos, para-choque e lanternas que comportam implementos com balanço traseiro maior.

Importado da Turquia, onde é fabricado, o novo membro da família Transit oferece facilidade para a instalação de implementos, segundo a empresa, e pode comportar um baú de até 20,3 m³. “Nessa configuração, o implemento mede 2.260 mm de altura, 2.200 mm de largura e 4.100 mm de comprimento. O veículo apresenta comprimento total de 6.535 mm e altura de 2.993 mm. O balanço traseiro de 1.648 mm resulta num ângulo de saída de 18,4 graus”, explica Pedro de Aquino, gerente de marketing da Ford Caminhões.

Ele destaca que outra vantagem da Transit Chassi Cabine é a facilidade de implementação. Diferentemente de outros veículos do segmento, toda a sua fiação corre por baixo do chassi e não precisa ser modificada para a instalação do implemento. Essa característica preserva a originalidade do produto e, também, reduz o tempo de preparação para o trabalho.

Como as outras versões da linha, o novo veículo é equipado com o motor Ford Duratorq 2.4, com torque de 310 Nm (@ 1.750–2.000 rpm) e potência de 115 cv. “Este motor com injeção common-rail integrada aos demais sistemas eletrônicos do veículo e sistema de controle e proteção ativa produz torque equivalente a um propulsor de 3 litros, com baixo consumo de combustível e emissões. Ele atende ao padrão Euro 3 e é predisposto a atender também o futuro nível Euro 5”, detalha o diretor de Operações. Ainda no quesito economia, o câmbio de seis marchas contribui para o desempenho, consumo e dirigibilidade, otimizando as respostas do motor. Acerca de segurança, a Transit Chassi Cabine dispõe de sistema de partida em rampa, integrado ao freio ABS, controle eletrônico de estabilidade integrado ao motor e ao ABS, sistema de controle e auxílio de tração, além do sistema de distribuição eletrônica de frenagem.

Já no aspecto conforto, o veículo conta com travamento e abertura de todas as portas por controle remoto, vidros e retrovisores elétricos, rádio CD-player com controle no volante, código antifurto e entrada de áudio auxiliar, travamento automático das portas a 8 km/h, duas tomadas de 12 V no painel e luz de cortesia com temporizador.

Enersys
Savoy
Retrak
postal