Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Ferroviário 10 de dezembro de 2020

Governo põe até R$ 2,2 bi na Ferrogrão para reduzir risco

image001 (26)

No dia 15 de dezembro próximo, a V3, empresa brasileira focada em soluções de vídeo-telemetria, participa da segunda etapa do evento online da Telematics CEEurope Conference & Expo com o objetivo de estreitar parcerias rumo à entrada da empresa no mercado internacional.

Na ocasião, será apresentada a tecnologia Smart Dash Cam, um equipamento com câmera de vídeo que une vídeo-telemetria e inteligência artificial que, segundo a V3, ainda não tem competidores no Brasil e vem sendo testada desde 2018, tendo já acumulado 24 milhões de quilômetros percorridos.

Além de dados tradicionais de rastreamento e controle de velocidade, a solução permite o reconhecimento facial do condutor através da tecnologia de visão computacional e se comunica pelo voice coach – a câmera literalmente fala com o motorista quando há desvios de comportamento na direção. E também realiza gravações de vídeos, “o que possibilita uma verdadeira revolução na forma de realizar o monitoramento e a mudança de cultura dos condutores de frotas”, afirma o especialista Rodrigo Tazima, cofundador da V3.

O equipamento trabalha com inteligência artificial e algoritmos de biometria facial para gerar a identificação do condutor do veículo. Ao ligar a ignição, o equipamento tira e envia fotos e informações diretamente para a plataforma de telemetria. Durante as viagens, a tecnologia gera gravações de vídeo que podem ser recuperadas e ainda possui um mecanismo que realiza o upload automático de vídeos quando ocorrem eventos de mau comportamento do condutor, e também permite o streaming de vídeo do veículo em tempo real na plataforma de telemetria.

A tecnologia pode ser aplicada em diferentes tipos de frotas como a leve corporativa, vans, ônibus, caminhões e transporte privado. “Grande parte das frotas é dirigida por multicondutores que precisam de soluções avançadas para realizar a gestão dos profissionais. A tecnologia da V3 insere mecanismos de ensino-aprendizado que auxiliam na disseminação da cultura de prevenção, indo do simples rastreamento para a geração de indicadores de segurança”, completa Tazima.

O dispositivo instalado permite ainda o registro dos horários e da rota realizada, controle de quilometragem e a gravação externa das últimas movimentações do veículo, além da emissão de avisos sonoros de voz com alertas aos condutores.

Fonte: Valor Econômico

Enersys
Savoy
Retrak
postal