Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 31 de março de 2009

Governo prorroga IPI reduzido para veículos até junho

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou ontem, 30, a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos por mais três meses. A medida valerá agora até 30 de junho. A decisão ocorre após avaliação de que a medida foi bastante positiva para a atividade do setor.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que o corte inclui agora um acordo para a manutenção do emprego no setor. "Esta medida foi muito bem-sucedida, porque houve uma recuperação rápida da atividade… a indústria automotiva é importante para o país porque é uma cadeia produtora que chega a representar 23 por cento do PIB industrial", disse Mantega.

Com isso, a alíquota do IPI, que era de 7% para carros 1.0, permanecerá isenta. Para modelos 1.4 até 2.0, ficará em 5,5% para motores flex e 6,5% para a gasolina, metade da alíquota normal. Com o novo imposto, os preços dos carros caem em média de 5% a 7%.

Motos

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, anunciou que a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para motocicletas caiu de 3% para zero.

Construção

O governo também anunciou hoje a redução do IPI para os principais itens do setor de construção civil, como tintas e vernizes; revestimentos não refratários e para o cimento, cuja alíquota passou de 4% para zero.

Cigarros

Por outro lado, para compensar a desoneração tributária, o governo decidiu elevar o IPI e PIS/Cofins sobre cigarros. Segundo Mantega, o aumento implicará alta de 30% no preço médio do cigarro.

 

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br

Enersys
Savoy
Retrak
postal