GS1 coordena adoção de nova tecnologia de código de barras no Brasil
Até janeiro de 2010 todos os sistemas de check-outs varejistas do mundo deverão estar preparados para identificar itens comerciais codificados com o Databar. No Brasil, quem está coordenando os trabalhos para adoção da nova tecnologia é a GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação – antiga EAN Brasil.
Atualmente, os códigos Padrão GS1, que inclui o GTIN-13 (13 dígitos), são os mais utilizados para a codificação de produtos com leitura no check-out do varejo.
A identificação inequívoca do produto é garantida pela atribuição de uma estrutura numérica denominada GTIN (sigla em inglês para Número Global do Item Comercial). É a partir dele que é gerado o código de barras, permitindo que a empresa identifique um produto individualmente no mundo inteiro, sabendo exatamente qual o tipo, suas variações de cor, peso, tamanho, dentre outras informações.
O código Databar permitirá a mesma identificação, porém com mais benefícios. Com tamanho bastante reduzido – aproximadamente metade do espaço físico de uma etiqueta de código de barras convencional –, o novo código poderá ser utilizado em produtos muito pequenos, que hoje não são codificados por falta de espaço. Isso possibilitará às empresas melhor acesso a informações de rastreablidade, garantindo um gerenciamento mais eficiente e de melhor qualidade.
Por exemplo, alguns setores, como o de frutas, legumes e verduras (FLV), cujo espaço para aplicação do código é restrito, serão diretamente beneficiados pela nova tecnologia.
Flávia Ponte Costa, assessora de Soluções de Negócios da GS1 Brasil, salienta que o Databar não substituirá os atuais códigos padrão GS1. “Cada código terá uma aplicação específica e a decisão de quando usar um ou o outro ficará a cargo dos usuários”, finaliza.