Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 17 de novembro de 2009

Guarujá, litoral de SP, abrigará base logística da Petrobras

Um terreno localizado no perímetro da Base Área de Santos, em Guarujá, foi escolhido pela Petrobras para a instalação da Base Logística Offshore da Bacia de Santos, São Paulo. Está prevista, ainda, a realização de um estudo feito em parceria com o Comando da Aeronáutica para avaliar a possibilidade de instalar um porto e um aeroporto no local.

De acordo com o gerente-geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UN-BS), José Luiz Marcusso, um Memorando de Entendimento assinado no ano passado entre a Petrobras e a Aeronáutica irá viabilizar também a realização de um projeto para a implantação dos equipamentos.

“A Petrobras escolheu uma área que, no caso de o projeto se tornar viável, pode ser a base logística da Bacia de Santos – e provavelmente a única – no Estado de São Paulo”, confirmou Marcusso.

Segundo ele, que prefere ainda não divulgar as estimativas do investimento, os estudos serão feitos em conjunto com a Aeronáutica e terão como base trabalhos já realizados pela Prefeitura de Guarujá e pela Comissão Especial de Petróleo e Gás do Governo do Estado de São Paulo (Cespeg).

A intenção é que, além de um aeroporto, a Petrobras possa intensificar suas operações marítimas na região com a construção de um porto naquele local, o qual seria utilizado, principalmente, para o transporte de suprimentos às plataformas de exploração. Marcusso garante ainda que, mesmo após a provável instalação da base logística – medida que só deverá ser confirmada na conclusão dos estudos, no início de 2010 – o aeroporto de Itanhaém, que hoje atua no transporte de passageiros para as áreas de operações, continuará a ser utilizado pela estatal. “Itanhaém continua operando. Na base logística offshore, o foco será portuário e terá o objetivo de levar suprimentos”.

Fonte: A Tribuna

Enersys
Savoy
Retrak
postal