Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 18 de janeiro de 2010

Interesse da Vale na Fosfertil faz ações da empresa crescerem 5,35%

A Vale negocia aquisição de ativos de fertilizantes com a Bunge no Brasil. A Fosfertil, controlada pela Bunge, havia comunicado o mercado sobre negociações entre as empresas, sem dar detalhes. De acordo com nota, a Vale está em negociações, “por meio de uma de suas controladas”, de ativos de fertilizantes do Grupo Bunge por até 3,8 bilhões de dólares. Com a notícia, as ações da Fosfértil (FFTL4) dispararam e fecharam o pregão da sexta-feira, 15/01, com alta de 5,35%, negociadas a 21,28 reais.

A transação inclui a participação de 42,3% que a Bunge detém no capital da Fosfertil e um portfólio de ativos que compreende minas de rocha fosfática e unidades de produção de fertilizantes intermediários com base em fósforo (fosfatados) e nitrogênio (nitrato de amônio e uréia). Em nota, a Vale afirma que as negociações "poderão ou não" resultar na aquisição desse portfólio.

De acordo com a Fosfertil, a companhia resultante da operação deve ser aberta devido à restrição imposta aos compradores no início dos anos 1990. Contudo, se a negociação entre Vale e Bunge for bem sucedida, a mineradora pode realizar ofertas públicas de aquisição no futuro, segundo opinião da Fator Corretora. Para os analistas, com a operação, a direção da nova companhia deve ser alterada, uma vez que parte dos executivos da atual gestão é da Bunge. Ainda assim, a Fator considera que os atuais diretores da Fosfertil têm capacidade para continuar no comando das operações.

Fonte: Portal Exame

Enersys
Savoy
Retrak
postal