Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 3 de julho de 2009

John Gattorna lança livro sobre Supply Chain em São Paulo

O mês de julho começou com o pé direito para os profissionais de Supply Chain. Na última quarta-feira, em uma conceituada livraria de São Paulo, a editora Pearson Education fez o lançamento oficial do livro Living Supply Chains: Alinhamento Dinâmico de Cadeias de Valor, escrito pelo mundialmente renomado consultor e especialista em cadeias de valor, John Gattorna (foto).

Pode-se dizer que a obra, que levou pouco mais de um ano para ser escrita, mas que é fruto de 20 anos de trabalho do autor, é uma espécie de guia para os profissionais atuantes em cadeias de valor, já que por meio dela, o autor procura auxiliar estes profissionais a entenderem melhor as expectativas dos clientes. “Há décadas, tentamos encontrar o equilíbrio entre entregar os produtos aos clientes e fazer isso de uma forma inteligente e com eficiência de custo. Com os clientes tornando-se mais inquietos e o ambiente operacional mais incerto, a solução parece evasiva como sempre”, aponta Gattorna.

Em Living Suppy Chains, através de exemplos reais, ele busca ilustrar maneiras para as empresas conectarem o lado operacional às expectativas reais dos clientes, em vez de só pensarem em investir em tecnologia e na parte operacional. “Só é possível alinhar a cadeia da maneira adequada se a empresa entender melhor o cliente. A logística é parte física da operação, enquanto a cadeia de valor diz respeito ao relacionamento”, explica o autor.

Na visão dele, o futuro não está na tecnologia ou nos ativos de uma corporação, mas sim na capacidade das pessoas em identificar comportamentos e transportar isto para a cadeia de valor.

O livro, que já foi lançado em inglês, chinês e ainda será publicado em espanhol, no Brasil contou com o auxílio da Axia Consultoria, que por meio de especialistas em Supply Chain, tratou de fazer uma minuciosa revisão do texto, evitando, assim, discrepâncias decorrentes da tradução do inglês para o português.

O autor conta que a aceitação da obra nos países onde já foi publicada tem sido muito positiva e se diz feliz com os resultados. Mesmo assim, afirma que se o livro não tiver uma tiragem gigantesca, mas chegar às mãos certas, que são as mãos dos profissionais que atuam em cadeias de valor, ele já ficará muito satisfeito.

Enersys
Savoy
Retrak
postal