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Conteúdo 3 de junho de 2008

Mesmo com queda, maio bateu recorde de vendas de carros

As vendas de veículos novos caíram 7,3% em relação a abril, com 242 mil unidades, mas ainda assim foi o melhor maio da história do setor. A indústria não considera uma desaceleração dos negócios, que em abril atingiram volume mensal recorde de 262,2 mil unidades. Alegam que a base comparativa é forte, e maio teve menos dias úteis por causa dos dois feriados prolongados.

Na comparação com maio do ano passado, as vendas aumentaram 14,6%. No acumulado dos cinco primeiros meses, o mercado continua aquecido, com alta de 30,2%, ou 1,151 milhão de unidades vendidas, incluindo caminhões e ônibus. Só em automóveis e comerciais leves foi comercializado 1,096 milhão de unidades, 30,5% a mais que no mesmo período de 2007.

Na quinta-feira, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgará o balanço completo do mês, com dados de vendas, produção e exportações. Diante do crescimento nesses cinco meses, a entidade vai rever para cima as projeções feitas no início do ano.

As montadoras previam crescimento de 17,5% nas vendas no ano todo, em relação a 2007, o que daria um total de 2,89 milhões de veículos só para o mercado interno, mas agora a aposta é para cerca de 3 milhões de unidades. A projeção para a produção, de aumento de 8,9%, ou 3,24 milhões de unidades, também deve ser alterada, mesmo com a expectativa de aumento dos juros pelo Banco Central.

Repasses de preços estão ocorrendo aos poucos. Hoje, a Ford aumentou em 1,6% o preço do novo Ka, um modelo que tem fila de espera de quase três meses. A empresa não informou o motivo do reajuste.

Apesar do mercado aquecido neste ano, as concessionárias continuam com promoções e serviços diferenciados para cativar o consumidor. A Sabrico, revenda Volkswagen, faz até uma espécie de show para entregar o carro. Ao retirar o veículo, o cliente aguarda em frente a um portal de madeira, que se abre lentamente. De dentro sai o carro, em meio a luzes piscando e gelo seco. "É emocionante ver o carro chegando dessa forma", conta a cabeleireira Marinei Magosso, que também recebeu flores da loja. "Já comprei vários carros, mas é a primeira vez que tenho esse tipo de tratamento, e isso certamente pode influenciar na próxima compra." Ela adquiriu um Fox zero em 60 parcelas de R$ 750, sem entrada.

O diretor comercial da Sabrico, Marcos Dadalti, diz que a concorrência é acirrada e muitas vezes não é suficiente oferecer descontos no preço. A atenção e o atendimento que o cliente recebe são fundamentais. Para agilizar a entrega de carros, a Sabrico inaugurou neste ano um centro de distribuição na zona norte, com investimentos de R$ 4 milhões.

Fonte: www.dcomercio.com.br

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