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Conteúdo 10 de julho de 2002

Monitoramento de Cargas: Alternativa para segurança vem do céu

Quanto se fala em monitoramento de cargas no Brasil, primordiais para a segurança de cargas, duas empresas são lembradas imediatamente: a Autotrac e a Controlsat.

Autotrac

O principal produto da empresa é o Sistema OmniSAT de comunicação móvel de dados, monitoramento e rastreamento de frotas que utiliza recursos de comunicação do satélite BrasilSAT e de posicionamento de satélites GPS (Global Positioning System), com aplicações nas áreas de gerenciamento logístico e de risco.

Este sistema proporciona transmissão remota de dados, através da tecnologia CDMA, e rastreamento de veículos em operações de transporte rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias em qualquer ponto da América do Sul. Além disso, permite a troca instantânea de mensagens entre os veículos e suas bases de operação, possibilitando uma comunicação sigilosa entre as partes.

O Sistema OmniSAT é composto basicamente de duas partes: o hardware embarcado nos veículos, chamado MCT (Mobile Communication Terminal), e o software instalado na base de operações dos clientes, denominado QTRACS BR.

Por ter sido desenvolvido com especificações militares, o hardware embarcado nos veículos é bastante robusto, permitindo seu uso em situações extremas sem perda de desempenho. Por realizar a comunicação via satélite, acidentes geográficos como cadeias de montanhas ou florestas não causam qualquer tipo de interrupção na comunicação, bem como não há a ocorrência de interferências de sinal, ruídos ou áreas de sombra.

Na outra ponta, a base de operações do cliente é equipada com o software QTRACS BR, responsável pelo gerenciamento das atividades de monitoramento, rastreamento e comunicação da empresa com o(s) veículo(s). Rodando em plataforma Windows, o QTRACS BR é totalmente customizável, sendo passível de integração com outros sistemas utilizados pelo cliente. Além disso, contém toda a expertise logística e de gerenciamento de risco.


Controlsat

Por sua vez, o Sistema Controlsat, desenvolvido pela Schahin, é baseado em telecomunicações bidirecionais via Embratel, através da rede Inmarsat, oferecendo informações sobre o veículo e a carga 24 horas por dia. Com abrangência intercontinental, o Sistema Controlsat pode adaptar seus softwares e equipamentos de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

As informações sobre o posicionamento do veículo monitorado são captadas pelo Sistema GPS – Global Positioning System – e enviadas à Central 24 horas Controlsat ou à Central do Cliente, por meio do Sistema Inmarsat, rede de satélites disponibilizada pela Embratel.

A transmissão é ininterrupta, mesmo em caso de pane ou manutenção da estação terrena de Tanguá (RJ), quando é feito um roteamento para outras estações espalhadas pelo globo.

O sistema oferece informações sobre a localização de veículos e o estado da carga, seja qual for a natureza da frota: caminhões, barcos, trens, viaturas e outros. E o cliente pode se comunicar com sua frota a partir do seu terminal. Utilizando-se das vantagens do software embarcado, ele pode tomar decisões de segurança.

Por sua vez, o software instalado na empresa do cliente permite a emissão e recepção de dados de forma bidirecional. Desenvolvido no sistema Windows, possui interface amigável homem-máquina.

O posicionamento do veículo é obtido por meio gráfico, apresentando estradas, principais acidentes geográficos, cidades, etc. Mapas e escalas diferentes podem ser armazenados em arquivos especiais e mostrados simultaneamente na tela do computador. De acordo com as necessidades da frota, o mapeamento pode ser adaptado para identificar pontos de interesse e referências específicas como clientes, embarcadores, terminais e outros.

Os mapas disponíveis atualmente cobrem todo o Brasil e Mercosul, com especial destaque para a Argentina, Chile e Peru (com rota Pacífico).

Por outro lado, o software embarcado, instalado no módulo processador do equipamento, é o responsável por toda a inteligência instalada no veículo.

Utilizando processamento em tempo real e o conceito de multitarefas, ele garante o funcionamento preciso e rápida resposta do terminal embarcado.

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