Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 21 de janeiro de 2010

MT, PE e AL devem receber Zonas de Processamento de Exportação

Nos próximos meses, deverão sair do papel as ZPEs – Zonas de Processamento de Exportação de Corumbá, MT, de Jaboatão dos Guararapes, PE – próxima ao porto de Suape – e a de Murici, AL, segundo o presidente da Associação Brasileira de ZPEs (AbraZPEs), Helson Braga.

A ZPE da Paraíba deverá levar algum tempo, já que o local ainda não foi definido. O estado do Espírito Santo também vai ganhar a sua ZPE, no município de Colatina, 135 Km de Vitória, ES, localizado ao norte do estado.

De acordo com Braga, a Marbrasa Mármores e Granitos do Brasil, empresa do Grupo Itapemirim, já tomou a decisão de entrar na ZPE capixaba e outras seis empresas farão parte do empreendimento. O presidente da Associação disse que os trabalhos para a instalação poderiam estar mais avançados, entretanto, o terreno escolhido foi dividido em partes e uma delas foi adquirida por uma empresa que “não faz parte nem é habilitada para fazer parte da ZPE”.

Braga prevê que esta não deverá ser uma Zona muito grande. “Teremos em torno de seis empresas instaladas. Gostaríamos de ter uma área de 100 hectares, mas percebemos que não será possível. Se ficarmos com 1/3 já será de bom tamanho”.

A ZPE de Colatina tem uma vantagem, o município já conta com um terminal ferroviário – estrada de ferro Vitória-Minas – o que permite o escoamento da produção da região. A empresa que opera o terminal também tem terrenos e é do setor. Além disso, o município é cortado pela BR-259 e a Estadual 080 (Rodovia do Café). Num raio distante 50 Km chega-se a BR-101. A BR-262 fica a 130 Km.

A localização privilegiada coloca Colatina numa posição estratégica para o escoamento de diversos produtos de vários pontos do País e para o exterior.

Fonte: PortoGente

Enersys
Savoy
Retrak
postal