Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 20 de janeiro de 2009

Mundo vive momento grave e desafiador

Não há dúvida de que o mundo hoje vive um momento extremamente desafiante devido aos efeitos da crise financeira internacional, entretanto, é importante mencionar que diversas organizações independentes, entre as quais a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, têm considerado o Brasil um dos melhores países posicionados para enfrentar o problema entre as 29 nações que compõem o organismo. A avaliação foi feita pelo presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, nesta manhã, durante a comemoração dos 10 anos de câmbio flutuante.

"Isso não quer dizer que não estamos sentindo ou não sofreremos os efeitos da crise. Sim, mas o importante é que os fundamentos da economia brasileira possibilitam enfrentá-la em melhores condições do que muitos e, certamente, em melhores condições do que no passado", disse.

Segundo Meirelles, uma das medidas importantes que prevaleceram no Brasil nos últimos anos foi exatamente o aspecto regulatório. "O BC tem uma história – em particular nos últimos anos – de uma regulação prudencial cuidadosa. Este cuidado evitou que ocorressem disfuncionalidades e exageros, como aconteceu em outros países do mundo. Essa é uma das razões pelas quais o Brasil tem melhores condições de enfrentar a crise", afirmou.

De acordo com ele, a autoriade monetário não permitiu que o mercado adotasse padrões de risco e exageros que pudessem levar a perdas e problemas que muitos países enfrentam hoje. "O Brasil é considerado um dos países de melhor controle regulatório do mundo e citado até como exemplo a ser seguido", ressaltou.

"Portanto, é importante mencionar esse diferencial do Brasil porque este é um momento sério. É um momento grave. É um momento em que estamos vendo uma série de indicadores econômicos preocupantes. Mas por outro lado, o Brasil está bem posicionado. O governo brasileiro está preparado para tomar todas as medidas necessárias para que enfrentemos essa crise da melhor maneira possível", concluiu o presindente do BC.

 

Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br

Enersys
Savoy
Retrak
postal