Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 6 de março de 2009

NSI adequa aplicativo às novas regras do Drawback Verde Amarelo

A NSI – New Soft Intelligence concluiu a adequação do eComex Drawback às novas regras do Drawback Verde e Amarelo, que entrou em vigor recentemente. Clientes tradicionais da NSI, que são beneficiários do regime, já planejam utilizar o sistema.

O eComex Drawback é um dos módulos do conjunto de aplicativos de gestão de operações e processos de comércio exterior, o eComex Suíte, da NSI, que atualmente gerencia mais de 15% do fluxo de comércio exterior do Brasil, segundo estatísticas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O drawback é um regime aduaneiro especial que permite às empresas beneficiárias importar insumos (matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem) com suspensão de impostos (IPI, PIS e Cofins) para serem utilizados na produção de bens exportáveis. Através da IN RFB 845/2008 e da Portaria Secex 21/2008 foi regulamentado o Drawback Verde Amarelo, autorizando essas empresas a adquirirem os produtos também em território nacional, desde que mantida a mesma finalidade.

A nova versão do eComex Drawback tem integração automática com módulos de importação e exportação e com os principais softwares de gestão empresarial (ERP) de mercado, como Oracle EBS, SAP, JDEdwards, entre outros.

“As notas de compras das mercadorias nacionais, que são geradas no ERP, migram automaticamente para o eComex Drawback através de interfaces certificadas”, explica o gerente de Desenvolvimento de Negócios, André Barros.

De acordo com o executivo, as importações e exportações que ocorrem no eComex consomem e comprovam os saldos das operações automaticamente, sem a necessidade de vinculações manuais. “Essa ferramenta reduz a margem de erro e permite às empresas ter o melhor aproveitamento do benefício”, avalia.

Enersys
Savoy
Retrak
postal