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Conteúdo 5 de abril de 2010

Parceria com empresas de entrega rápida auxilia crescimento da Amercantil

O e-bit aponta que o segmento de comércio eletrônico faturou cerca de R$ 10,5 bilhões no país em 2009. Inserida nesse contexto, no último ano a Amercantil (Fone: 11 2507.5530), loja virtual de eletroeletrônicos e eletroportáteis, apresentou um crescimento de 60% em sua receita, graças aos investimentos na atualização da plataforma tecnológica, na ampliação na oferta de produtos e ações promocionais, em marketing digital e em logística.

“O comércio eletrônico está em fase crescente. A cada mês um porcentual aumenta e as pessoas estão se sentindo mais seguras para fazer compras on-line, por conta das vantagens oferecidas e pela comodidade de receber em casa. Isso tudo deve ser muito positivo, já que com o mercado aquecido, a competitividade aumenta e a concorrência por preços também. Quem ganha, portanto, é o e-consumidor”, observa Márcio Albino, sócio-diretor da empresa.

Atenta ao mercado, assim que constatou que haveria um crescimento de demanda, a Amercantil passou a desenvolver novas parcerias na área de logística, na qual contava basicamente com os serviços dos Correios. Por isso, optou por firmar parcerias com outras empresas que realizam entregas rápidas, gênero logístico fundamental para o comércio eletrônico.

Além de ter conseguido o suporte de que necessitava para dar conta de atender e entregar todos os pedidos em tempo, o sócio-diretor diz que as parcerias com empresas privadas para o transporte também solucionaram um entrave que acabava prejudicando as operações logísticas da Amercantil: as greves dos Correios. “Todo ano eles param por uma, duas semanas ou até um mês. Desde o ano passado não enfrentamos mais esse problema”, comemora.

Segundo Albino, a logística é essencial nas operações da loja virtual, principalmente no que diz respeito à necessidade de rapidez nas entregas. “Não adianta termos produtos com qualidade e preços competitivos se o pedido não chega dentro do prazo”, justifica Albino, lembrando que o leque de opções oferecidas no portal de compras contempla cerca de 1.500 itens de mais de 100 marcas.

A distribuição dos produtos vendidos pela Amercantil em todo o Brasil é totalmente terceirizada, enquanto os processos de logística interna ficam a cargo da própria loja, que dispõe de um Centro Logístico de 700 m², em São Paulo, SP, onde utiliza um ERP dimensionado para a execução de todos os processos internos, desde o recebimento até a coleta feita pelas transportadoras que realizam as entregas.

Como cuida da logística interna, a empresa está sempre atenta aos mínimos cuidados para garantir a integridade dos produtos. Desta forma, garante que tem o hábito de investir na segurança de armazenamento, além de estudar e elaborar embalagens que possam suportar o manuseio dos produtos durante toda a cadeia, para que eles cheguem intactos aos consumidores.

E por falar nos consumidores, a Amercantil tem hoje uma base de 80 mil clientes cadastrados, recebe aproximadamente 20 mil acessos diários e fecha uma média de 2,2 mil pedidos por mês. Em épocas como o Natal, por exemplo, quando há aumento de demanda, o número de pedidos sobe para 6 mil e a empresa contrata profissionais para serviços temporários para dar conta do recado.

Para 2010, a loja virtual de eletroeletrônicos e eletroportáteis pretende crescer pelo menos 50% em relação ao ano anterior e entende que a logística mais uma vez terá um papel fundamental nesta projeção. “Vamos implantar novas modalidades de entrega, como, por exemplo, a entrega que é efetuada no mesmo dia da compra”, revela Albino.

Além disso, a Amercantil quer ampliar o relacionamento da marca com seu público. Para isso, vai investir ainda mais em marketing digital, ampliar sua presença em redes sociais e aproveitar a aceleração do comércio eletrônico no país, que deverá apresentar números de crescimento neste ano, assim como grande parte da economia nacional.

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