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Conteúdo 20 de janeiro de 2009

Pedro Brito será homenageado hoje em Pernambuco

O Porto do Recife, em Pernambuco, está em festa. Pelo menos é o que se percebe pela homenagem que várias entidades do estado prestam ao ministro dos Portos, Pedro Brito, nesta terça-feira (20). Ele receberá o prêmio de Reconhecimento pela Finalização do Processo Licitatório para a Dragagem do Porto do Recife. Aliás, é o primeiro porto a ter todo o processo de licitação de dragagem concluído, com as obras já marcadas para terem início em fevereiro.

A homenagem será às 12 horas, na Associação Comercial de Pernambuco, uma das entidades à frente do evento, juntamente com os sindicatos dos Operadores Portuários, das Agências de Navegação e dos Despachantes Aduaneiros e dos Trabalhadores Avulsos do Estado de Pernambuco e, ainda, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e o Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar).

A Secretaria Especial de Portos (SEP) anunciou, no dia 8 último, a Serviços de Operações Marítimas Ltda. – SOMAR como a empresa vencedora para realizar as obras de dragagem de aprofundamento por resultado no Porto do Recife, primeiro contemplado pelo Plano Nacional de Dragagem (PND), instituído pela Secretaria para mudar por completo o setor portuário do país.

O Porto, que é responsável por boa parte da exportação de açúcar do Estado, receberá navios maiores com a redução de custos de até 30% para cargas embarcadas e desembarcadas. A obra será realizada em 1.800 metros de cais, abrangendo a área do canal de acesso, bacia de evolução e berços de atracação no trecho que vai do terminal açucareiro ao armazém 9. Serão dragados 2,2 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Com isso, a profundidade do porto, que é de nove metros, passará para 11,5 metros. Será a primeira dragagem completa realizada no Porto em mais de 20 anos e custará R$ 25 milhões.

Além da dragagem, segundo Assessoria de Imprensa da SEP, outros projetos em andamento no Porto do Recife também receberam o apoio decisivo da Secretaria Especial de Portos:
 

1. Recuperação da infra-estrutura terrestre

As vias de acesso e de circulação interna do Porto do Recife estão sendo totalmente recuperadas. As obras, já em fase final, vão contribuir para garantir a retomada da capacidade operacional do Porto que se encontra prejudicada pelo elevado estado de degradação em que se encontravam as vias internas e de acesso ao Porto. Estão sendo investidos cerca de R$ 4 milhões, dos quais R$ 2,6 milhões são oriundos de convênio firmado com a Secretaria Especial de Portos e R$ 1,4 milhões do Governo do Estado.

 
2. Terminal Marítimo

A Secretaria Especial de Portos, por meio do ministro Pedro Brito, intercedeu junto ao Ministério do Turismo no sentido da liberação de recursos da ordem de R$ 1,4 milhões para a instalação de um moderno Terminal Marítimo de Passageiros, com capacidade para atender até 2 navios de cruzeiro simultaneamente. A obra vem atender ao crescente aumento da movimentação de navios de turismo transatlânticos no Porto do Recife.

 
3. Complexo Turístico

Encontra-se em processo de revisão na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) o estudo de viabilidade do projeto de revitalização da área do Porto do Recife compreendida entre os armazéns 10 e 17 que, há 20 anos, deixou de ser utilizada operacionalmente. Esse trecho dará lugar a um complexo turístico com bares, boates, praça de alimentação, salas comerciais, espaço cultural, um hotel com marina e um centro de convenções. A Secretaria Especial de Portos, por meio de sua diretoria de revitalização vem acompanhando o processo e dando o apoio necessário à sua viabilização.

4. Sistema de segurança

O Porto do Recife teve aprovado o seu plano de segurança (ISPS Code) pela Conportos, em novembro de 2008, conforme determinação da Organização Marítima Internacional para terminais marítimos do mundo inteiro. Com a implantação do sistema, foi adotado um conjunto de normas e instalados de uma série de equipamentos visando à prevenção contra ataques terroristas. A implantação do plano teve o acompanhamento da Secretaria Especial de Portos desde o início do processo.

 

Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br

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