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Conteúdo 26 de dezembro de 2008

Pesquisa revela piora do transporte em SP

Dos nove sistemas de transporte coletivo da Grande São Paulo avaliados, oito tiveram queda ou oscilação negativa, segundo a pesquisa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).

A aprovação da rede do metrô e dos trens da CPTM teve variações negativas (de 85% para 82% e de 51% para 48%), mas dentro da margem de erro.

O metrô mantém a liderança na satisfação dos passageiros. Mas seu patamar de respostas "excelente" ou "bom" está aquém do que era registrado até 2006 -quando atingiu um pico de 93% de aprovação.

Os trens também já alcançaram 60% de satisfação em 2004, contra os atuais 48%.

Uma das explicações é a própria elevação da demanda, que atingiu um novo patamar, atraindo usuários de renda mais baixa inclusive ao metrô.

Nos dois sistemas sobre trilhos, a quantidade de passageiros passou de pouco mais de 4 milhões por dia útil no começo de 2007 para 5 milhões e meio por dia útil neste final de 2008.

Por um lado, especialistas avaliam que essa expansão (ligada, entre outros motivos, à integração do bilhete único) é positiva por permitir acesso de mais gente a um transporte considerado rápido e bom.

Por outro, como a explosão da demanda ainda não foi acompanhada de um aumento significativo da oferta de metrô e trens, os efeitos colaterais são superlotação e desconforto.

O nível de ocupação atinge até 9 passageiros por metro quadrado nos picos, 50% acima do limite aceitável no mundo. O governo José Serra (PSDB) diz que a situação estará melhor até 2010, quando serão entregues as principais obras do plano de expansão, incluindo a elevação de 61 km para 84 km da rede de metrô paulista.

Maiores quedas

As maiores quedas de satisfação na pesquisa da ANTP foram as dos microônibus intermunicipais (de 56% para 40%), dos ônibus municipais de outras cidades da Grande São Paulo (de 55% para 42%) e dos metropolitanos, que atravessam mais de um município da região (de 53% para 41%).

O corredor intermunicipal de ônibus São Mateus-Jabaquara, gerenciado pela EMTU e que passa pelo ABC, foi a exceção: após a baixa de aprovação em 2007, voltou a se aproximar do nível anterior (passando de 66% para 79%).

 

Fonte: Revista Ferroviária

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