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Conteúdo 31 de outubro de 2008

Prefeitura adia por seis meses restrição à circulação de VUCs

O prefeito Gilberto Kassab decidiu ontem prorrogar por seis meses a restrição total a circulação dos Veículos Urbanos de Cargas (VUC) no Centro Expandido de São Paulo ou Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC). A medida foi recebida com alívio por comerciantes, que não precisarão mudar suas rotinas de entrega de mercadorias para as festas de fim de ano, época mais rentável do comércio.

A decisão foi anunciada às vésperas do fim da validade das atuais regras de circulação para os VUCs, que amanhã não mais poderiam circular no Centro Expandido entre 5h e 21h. Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes informou que houve uma redução de até 30% na circulação de veículos em alguns horários do dia e, portanto, não haverá a necessidade de endurecer as atuais regras de circulação desses veículos de entrega.

Proibições

Entre as medidas implantadas este ano e destacadas pela secretaria, a principal foi a proibição de circulação de caminhões entre 5h e 21h dos caminhões com mais de 6,3 metros. Ou seja, esses caminhões só realizam entregas noturnas. Para o VUC, a Prefeitura adotou duas medidas: restrição de circulação das 10h às 16h e uma espécie de rodízio exclusivo para caminhões com base último número da placa do veículo. Assim, caminhões de placa par não podem circular em dias pares e os de placas ímpares não podem circular em dias ímpares.

Para o comércio em geral, o adiamento das restrições à circulação do VUCs afastou o temor de mudanças na logística de entregas, principalmente com a chegada do Natal. Para o superintendente do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, a expectativa dos lojistas era grande em relação a uma possível mudança nas regras de circulação. Além disso, Solimeo destacou que muitos lojistas trocaram o antigo caminhão, maior, por um menor.

Prestações

"Muitos ainda pagam as prestações dos caminhões novos. Têm de ter um tempo para pagar esses caminhões. A frota é muito grande", disse Solimeo. Prova desse crescimento no número de VUCs é um levantamento realizado em meados de agosto, que revelou um aumento de 50% no tempo da fila de espera por caminhões pequenos nas concessionárias.

Cadastro

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (Setcesp), Francisco Pelúcio, disse ontem que o prefeito Kassab cumpriu sua promessa de prorrogar o prazo da restrição total aos VUCs. Agora, o Setcesp promete realizar um levantamento, com nome, tipo e o proprietário dos caminhões com até 6,3 metros que circulam na Capital. Seria o cadastro do VUC, mas que poderá se estender aos caminhões maiores e que também circulam por ruas e avenidas da Capital.

"A idéia é mostrar que o número de VUCs na cidade não ultrapassa cinco mil unidades. Queremos mostrar que não somos os vilões do trânsito", disse Pelúcio. Mesmo assim, para ele, as restrições aos caminhões melhoraram o trânsito.

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br

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