Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 29 de setembro de 2009

Presidente da Petrobras diz que a logística é um grande desafio para a exploração do pré-sal

A área de logística é um dos grandes desafios que aguardam a Petrobras na exploração do petróleo situado na camada pré-sal, segundo o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli.

“Haverá muita dificuldade para operar o transporte de equipamentos e de pessoal e para o escoamento de gás e petróleo a partir das instalações destinadas ao pré-sal. Essas unidades ficarão a cerca de 300 quilômetros do litoral”, conta o profissional.

Atualmente, as plataformas brasileiras localizadas em alto-mar, em geral, estão a uma distância de 100 a 150 quilômetros do litoral. Mas, segundo José Sergio, a estatal estuda saídas.

Entre elas, a utilização de plataformas menos habitadas e a compra de dezenas de helicópteros mais adaptados para a distância. Há também a possibilidade de adaptar plantas que fazem liquefação do gás em unidades flutuantes.

O profissional informa que cerca de 40 mil pessoas são transportadas mensalmente para as plataformas marítimas.

A Petrobras confirma que, depois de aprovado o projeto de lei que permitirá a emissão, pela estatal, de ações para capitalizar as reservas do pré-sal, convocará uma assembleia geral extraordinária para que a proposta seja aprovada também pelos acionistas da empresa.

Dependendo, isso pode ser feito num prazo até menor do que 45 dias, de acordo com José Sergio. Ele garantiu que “todos direitos dos acionistas minoritários serão respeitados” e que a legislação brasileira garante a eles preferência para a compra de novas ações.

Fonte: Agência Brasil

Enersys
Savoy
Retrak
postal