Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Trânsito 6 de julho de 2022

Programa global de Educação e Conscientização sobre Segurança no Trânsito nas escolas chega ao Brasil

O Programa Global de Educação em Segurança Viária para uma Nova Geração, conhecido como VIA, acaba de chegar ao Brasil. Entre maio e outubro, alunos das redes pública e privada de cinco capitais receberão a metodologia inovadora de aprendizagem implantada, desde 2019, em 29 países e que visa conscientizar os jovens sobre comportamentos relacionados a riscos de acidentes em vias e estradas. A previsão é alcançar cerca de 8.300 alunos, dos 8ª e 9ª anos do Ensino Fundamental até o 1º ano do Ensino Médio.
Lançado em 2019 pela Global Road Safety Partnership e pelas Fundações Michelin e TotalEnergies, o programa está sendo implementado, no Brasil, pela organização não governamental Junior Achievement. Mais de 180 mil alunos de 875 escolas em todo o mundo já participaram da iniciativa, recebendo uma média de oito horas de treinamento estruturado em educação para o trânsito.  
O início da implementação nas salas de aula brasileiras aconteceu no mês de maio, em atenção à campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar a sociedade para um trânsito mais seguro, e as ações seguem até outubro.

De acordo com Brenda Santos, diretora de Operações da Junior Achievement Brasil, o projeto VIA terá como suporte de articulação toda a estrutura da organização. “Oferecemos aos estudantes uma abordagem inovadora de conscientização sobre os riscos no trânsito por meio de métodos ativos, emocionais e criativos, a fim de reduzir os acidentes entre os jovens”, avalia.
Para Charles Fernandes, Country Chair da TotalEnergies no Brasil, o projeto estimula o engajamento e a conscientização coletiva para um trânsito mais seguro. “A TotalEnergies está comprometida com a mobilidade segura e esta é uma das nossas áreas prioritárias nas iniciativas de responsabilidade social que realizamos em todo o mundo. Com o VIA, estamos trilhando um caminho de educação e conscientização para os condutores do amanhã”, reforça.
Por seu lado, Feliciano Almeida, CEO da Michelin América do Sul, destaca que essa iniciativa nas escolas tem um papel social importante para desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e o senso de pertencimento nos estudantes. “É fundamental pensarmos no amanhã. Por isso, fazer parte desta iniciativa e contribuir para a conscientização dos jovens sobre um assunto tão importante para toda a sociedade nos deixa muito orgulhosos e felizes. Há mais de 130 anos, a segurança é prioridade para a Michelin e nos guia em direção a um futuro, cada vez mais, sustentável”.
A cada ano, os acidentes de trânsito interrompem a vida de mais de 1,35 milhão de pessoas em todo o mundo e causam lesões a mais de 50 milhões de indivíduos. Crianças e jovens são os mais afetados, pois os desastres causados por comportamentos de risco em estradas e vias representam, hoje, a principal causa de morte na faixa etária dos 5 aos 29 anos.

Metodologia do programa

O VIA desenvolve, por meio de vídeos, jogos e outros materiais pedagógicos, quatro competências-chave juntos aos estudantes: Competência de risco, cujo intuito é alertar sobre riscos potenciais no trânsito, orientando como agir e reagir de forma segura para minimizar os riscos em estradas e vias; Competência de Mobilidade Segura, que destaca regras de trânsito e noções práticas de segurança viária; Habilidades de transporte, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre comportamentos de risco no trânsito, tanto para pedestres, quanto para condutores de diferentes meios de transporte (bicicleta, transporte público etc.); e Competência social para estimular a atenção com o outro durante a viagem; ensinando como estabelecer comunicação com outras pessoas no trânsito.

Enersys
Savoy
Retrak
postal