Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de agosto de 2009

Radares “dedo-duro” começam a operar nas rodovias de SP até dezembro

Começam a funcionar até dezembro, em 41 pontos de rodovias paulistas, os radares com leitura e reconhecimento automáticos de placas (LAP), chamados de "dedo-duro". A licitação está sendo concluída, com apreciação dos preços ofertados pelas empresas, segundo o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce. O contrato prevê a instalação de mais 69 equipamentos nas principais estradas do Estado a partir do próximo ano. Esse tipo de radar já está em operação nas ruas da capital.

De acordo com Arce, além de detectar excesso de velocidade, os radares dedo-duro – que estarão interligados a um sistema junto às secretarias de Segurança Pública e da Fazenda – serão capazes de informar sobre o cadastro do veículo, se ele é roubado, se o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi pago, se o licenciamento está em dia ou qualquer outro tipo de irregularidade. “Estamos contratando uma prestação de serviços, um radar mais sofisticado. A finalidade é proteger o cidadão que paga impostos. Vão funcionar nos locais das rodovias onde há mais movimento”, explica o secretário.

O radar dedo-duro ficará em trechos das principais rodovias: Rodoanel, Ayrton Senna, Carvalho Pinto, Anchieta, Imigrantes, Padre Manoel da Nóbrega, Rio-Santos, Tamoios, Mogi-Bertioga, Cônego Domenico Rangoni – antiga Piaçaguera-Guarujá -, Castelo Branco, Bandeirantes, Anhanguera, Raposo Tavares, Marechal Rondon, Floriano Rodrigues Pinheiro, Washington Luís e Santos Dumont, entre outras.

Na cidade de São Paulo, nos 70 quilômetros quadrados da Zona Máxima de Restrição de Fretamento, 60 radares do tipo LAP estão sendo instalados pela Secretaria Municipal dos Transportes. Além de flagrar ônibus fretados que desrespeitam a restrição de circulação, os equipamentos também apontam veículos, caminhões e motos com irregularidades, que tentem fugir do rodízio ou ultrapassem a velocidade permitida. O cronograma prevê conclusão de instalação em outubro.

Atualmente, São Paulo tem 121 radares fixos para monitorar o trânsito – desses, 72 têm LAP. A maioria está colocada nas principais vias. A cidade conta também com 13 aparelhos móveis que operam em esquema de rodízio em aproximadamente cem vias, além de outras cem lombadas eletrônicas.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Enersys
Savoy
Retrak
postal