Rapidão Cometa adota solução IronPort para eliminar mensagens eletrônicas não desejadas
Administrando uma média de mil endereços eletrônicos, a Rapidão Cometa identificou que, entre os cerca de 150 mil e-mails recebidos diariamente, o volume de spams que chegavam aos seus servidores era extremamente alto. Diante da sobrecarga da rede e do incômodo que estas mensagens traziam aos usuários e à área de infraestrutura de TI, o Rapidão Cometa buscou ajuda da integradora Noortek.
Assim, a provedora de logística conheceu a solução antispam/antivírus da IronPort e realizou teste com um appliance de segurança de e-mails por 30 dias. “Durante o processo de avaliação, o Rapidão Cometa pode comprovar diferenciais competitivos da solução IronPort, inclusive visualizando gráficos de performance e relatórios de acompanhamento”, ressalta Ricardo Marzullo, diretor da Noortek.
Passado o período de testes, iniciado em março de 2008, a empresa adquiriu a solução, que, segundo Carlos Frederico Costa de Vasconcelos Maia, analista de sistemas da Rapidão Cometa, reduziu o tráfego de e-mails na rede ao bloquear 80% das mensagens recebidas, detectadas como spams.
Maia destaca a facilidade de gerenciamento da solução, que dispensa intervenção manual nos filtros; a redução no consumo de link – tanto da Internet quanto da Intranet na comunicação entre as filiais e o aumento na produtividade dos usuários, que não desperdiçam mais seu tempo removendo spams e mensagens não solicitadas de suas caixas de entrada.
Segundo o profissional, o projeto com a Noortek e a IronPort foi muito bem-sucedido devido à facilidade na instalação e aproveitamento da infraestrutura de TI pré-existente (um servidor Frontier e quatro back end Microsoft Exchange Server).