Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 25 de maio de 2009

Santos Brasil apresenta maior lance para arrendamento do TEV

Por meio de sua subsidiária Union Armazenagem e Operações Portuária, a Santos Brasil Participações apresentou o maior lance no processo de licitação para o arrendamento do TEV – Terminal de Exportação de Veículos do Porto de Santos, pelo prazo de 25 anos, renovável por igual período. Os documentos já foram entregues à Comissão de Licitação da Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo.

Como previsto no edital, a licitação acontece em três etapas. Primeiramente é aberta a proposta de Lance pela Oportunidade de Negócio, depois o Projeto Básico de Implantação, seguido pela Documentação para a Habilitação – incluindo habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificação técnica e habilitação econômico-financeira.

No dia 18 maio último, além de declarar a Union como vencedora da primeira etapa, a Comissão também analisou o Projeto de Implantação e considerou a empresa capacitada para continuar no certame.

Houve apenas uma outra empresa participante da licitação.

 

O TEV

 

Localizado na margem esquerda do Estuário de Santos, ao lado do Tecon, o TEV possui 164.961 m2 de retroárea destinada exclusivamente ao armazenamento de veículos e opera em um berço público de 310 metros. Sua capacidade nominal é de 290 mil veículos por ano. Em 2008, foram movimentadas 114.801 unidades pelo terminal, 40% do total movimentado por meio do Porto de Santos.

O TEV foi construído pela Santos Brasil, a pedido da Codesp, que necessitava ampliar rapidamente a capacidade exportadora de veículos do Porto de Santos. É operado pela empresa com base em um TPU – Termo de Permissão de Uso, que será extinto quando da conclusão do processo licitatório. O documento prevê que a empresa vencedora deverá ressarcir a Santos Brasil pelos investimentos realizados no terminal. 

Enersys
Savoy
Retrak
postal