Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 25 de junho de 2008

Segundo Chinaglia verba para portos é incipiente

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), considerou “incipiente” o volume de recursos envolvidos no apoio a projetos que buscam soluções tecnológicas locais para a modernização da infra-estrutura e da gestão dos portos.

Segundo ele, é justo reconhecer que a infra-estrutura portuária recebeu grande desenvolvimento nos últimos 15 anos, com a Lei de Modernização dos Portos, mas há problemas que precisam ser resolvidos, principalmente no que diz respeito aos custos das operações, superiores aos do mercado internacional.

Chinaglia lembrou que a movimentação de um conteiner no Porto de Santos custa US$ 280, contra US$ 150 na Ásia e US$ 220 na Europa.

O deputado afirmou que uma das iniciativas mais importantes do governo brasileiro foi incluir medidas de modernização dos portos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outras iniciativas foram a criação da Secretaria Nacional dos Protos, ligada à Presidência da República, e a dragagem dos rios.

Para o presidente da Câmara, outro entrave para o setor é a falta do desenvolvimento de soluções para o setor desenvolvidas por pesquisadores de instituições científicas e tecnológicas.

“Isso se deve à falta, que perdurou muitos anos, de uma política governamental para o setor”.

Para enfrentar os entraves, ele sugeriu o desenvolvimento da engenharia brasileira, desde a formação de recursos humanos especializados até a inovação tecnológica capaz de acompanhar o aumento do comércio exterior.

Anualmente, os portos brasileiros movimentam 700 milhões de toneladas de mercadorias, e respondem por 90% da exportações.

Arlindo Chinaglia participou do seminário Ciência e Tecnologia nos Portos Brasileiros, promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.

 

Fonte: Agência Brasil

Enersys
Savoy
Retrak
postal