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E-commerce 23 de março de 2023

Segurança no e-commerce: como as empresas de logística podem ajudar a conter golpes e furtos nas entregas

Existem várias modalidades de golpes envolvendo entregas de produtos comprados pela internet e serviços de delivery. Apenas como exemplo, o Procon registrou um crescimento de 186% nos golpes relacionados a aplicativos de delivery de comida em São Paulo, na comparação entre os anos de 2020 e 2021. O prejuízo dos consumidores ultrapassou meio milhão de reais.

Este não é o único segmento afetado e nem sempre os golpes são praticados por quem está verdadeiramente à serviço das empresas. Há muitos casos em que golpistas se passam por funcionários e entregadores, para assim obter acesso a dados e a bens de clientes e até mesmo praticar crimes na sua presença, por meio de “entregas falsas”.

“As empresas de varejo e e-commerce têm se voltado para o tema de experiência do cliente também no processo de entrega, e a segurança deste consumidor tem se tornado preocupação cada vez mais frequente. Afinal, se o embarcador tiver o revés de um golpe ou crime ser praticado em decorrência da sua entrega, poderá sedimentar uma memória extremamente negativa em relação à sua marca, de difícil reversão”, explica Fernando Sartori, founder da Uello, empresa especializada em logística de entrega, que realiza mais de 150 mil entregas por mês para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Alpargatas, Dengo e Mobly.

É buscando aumentar essa segurança que as startups de logística utilizam tecnologia para rastrear entregas em tempo real. No caso da Uello, o serviço de tracking, junto a um sistema integrado de gestão e acompanhamento, permite que as empresas responsáveis pelo produto comprado consigam rastreá-lo desde a saída até a chegada ao consumidor, podendo se antecipar caso algum problema aconteça.

Para o consumidor: entregador previamente definido e acompanhamento do rastreio

Com a solução da Uello, a segurança também aumenta para o consumidor, pois ele tem acesso a informações como data e faixa de horário previsto para a entrega e nome do entregador responsável, além de poder acompanhar o status do trajeto da mercadoria. A solução da logtech dispara mensagens automáticas por e-mail e SMS – ou WhatsApp – atualizando o status da entrega e fornecendo o link por meio do qual o rastreio pode ser acompanhado. Nessas mensagens, o consumidor pode executar correções de endereço e também solicitar alterações na programação da entrega.

“Tudo isso faz com que o consumidor se sinta mais protegido, sabendo quando e quem irá entregar o seu pedido. De posse dessas informações, fica muito mais fácil evitar que ele seja vítima de golpes e crimes praticados por falsos entregadores. Essa segurança com certeza diminui a resistência de alguns perfis de consumidores e incentiva a compra pelo e-commerce, aumentando as chances de fidelização de novos clientes”, ressalta Sartori.

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