Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de janeiro de 2010

Skam investe em locação e consultoria em projetos logísticos

Motivada pelas quedas nas vendas causadas pela crise econômica, a Skam, especializada na produção de empilhadeiras movidas a energia elétrica, antecipa a revisão do modelo de negócios da empresa, que prevê a diversificação e a ampliação de seu setor de atuação. A meta é reduzir o peso da atividade fabril e aumentar o volume de atividades na área de prestação de serviços, como consultoria em projetos logísticos e locação, que proporcionam melhores margens.

Com a nova estratégia, a empresa pretende recuperar as vendas perdidas durante o ano de 2009, quando o faturamento ficou um pouco abaixo de R$ 10 milhões. A meta é voltar ao nível de 2008, quando a Skam movimentou R$ 26 milhões, segundo o superintendente Paulo Coggo.

De acordo com Maks Behar, presidente da empresa, o novo modelo diversificando a área de atuação já vinha sendo estudado durante o ano de 2008, mas com a crise, passou a ser prioridade, já que as vendas de máquinas sofreram grande queda em 2009. Apesar da reação no segundo semestre e de o ano ter terminado com a casa cheia de pedidos, as perdas substanciais durante os primeiros meses foram impactantes demais para permitir uma retomada mais eficaz.

Para esta nova fase, a empresa, situada em Jundiaí, interior de SP, irá oferecer soluções com empilhadeiras Skam feitas sob medida, que aumentam a capacidade de volume armazenado no mesmo espaço, para clientes potenciais, que estejam construindo galpões industriais. O objetivo da Skam é chegar a 2010 com 50% do faturamento baseado em serviços de locação e consultoria em projetos logísticos. Os contratos são, em média, de quatro anos.

O desafio para a nova fase, segundo o presidente da empresa, é o capital de giro para o financiamento das máquinas, até que as mesmas sejam pagas com o aluguel. Mas as dificuldades não desanimam a retomada e, segundo Behar, a Skam pretende fechar grandes contratos e, no mínimo, dobrar o número de máquinas alugadas, de 56 para 112. “Com os novos planos, a empresa está otimista para 2010”, finaliza.

Foto: Da esquerda para a direita: Maks e Coggo

Enersys
Savoy
Retrak
postal