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Conteúdo 16 de novembro de 2009

Solução de BI da QlikTech proporcionou rentabilidade à Lita Mortari

Ciente da necessidade de contar com uma logística eficiente para garantir que os produtos estejam sempre à disposição de seu exigente público, a Nita Mortari (Fone: 11 2713.5444), rede que marca presença no mercado brasileiro de moda feminina desde 1983, vem obtendo rentabilidade nas operações em decorrência da implementação – realizada há dois anos – da tecnologia QlikView, desenvolvida pela empresa sueca QlikTech.

O sistema foi adotado por conta da necessidade que a grife identificou de gerir o seu estoque, composto por 8.000 peças, que são levadas ao público consumidor por meio de oito lojas próprias no Brasil. Quase dois anos após o início do projeto, a solução proporciona agilidade na movimentação de estoque, reduzindo perdas em cerca de 15%, além de apoiar o processo financeiro da empresa, disponibilizando resultados diários de cada loja e dos produtos.

Ana Paula Tozzi, sócia-diretora da Lita Mortari, conta que a flexibilidade da ferramenta permitiu a construção de análises em menos de um dia, oferecendo um raciocínio lógico e de forma interativa. “Se uma calça não apresenta boas vendas em uma determinada loja, é possível analisar se o problema está na cor ou na disposição do produto na vitrine. Caso a aceitação não seja positiva, a calça é remanejada entre as lojas que tiveram mais sucesso na venda do produto ou entra em liquidação”, explica.

Ela afirma que a visão dinâmica da movimentação de todas as lojas permite a tomada de uma decisão rápida para evitar que o produto fique parado no estoque. “Como são roupas de alto valor, não é possível deixá-las esquecidas em uma loja. Com o QlikView essa rotina ficou dinâmica por conta da facilidade de extração e análise dos dados diariamente”, analisa, ressaltando que, hoje, a rede mantém em estoque apenas a sobra natural de uma coleção, o que já é previsto no planejamento, evitando as perdas por ineficiência.

De acordo com Ana Paula, a utilização de um software de BI – Business Inteligence na Lita Mortari só foi possível devido à facilidade de implementação da solução, que não requer infraestrutura e profissionais de TI para realizar as análises. “A tecnologia mantém uma interface simples e o próprio usuário pode fazer sua avaliação dentro das perspectivas necessárias para sua área de atuação”, comemora.

Com a ferramenta totalmente difundida na empresa, a sócia-diretora acredita que a sofisticação passe novamente a ser o foco, concretizando uma nova evolução qualitativa. Na visão dela, a utilização do QlikView será evolutiva e constante. Desta forma, prevê que as melhorias vão se repetindo num círculo virtuoso e ascendente.

Por fim, Ana Paula ressalta que a logística, como em qualquer operação de varejo, é um dos grandes fatores que define a excelência operacional. Para ela, uma logística bem executada permite reposição eficiente e menos necessidade de estoque, ou seja, maior rentabilidade sobre o capital investido. “Temos programados investimentos que permitirão à empresa chegar aos seus clientes de forma mais rápida, mas ao mesmo tempo menos custosa. Estamos revendo a operação para que um redesenho seja preparado para 2010”, revela.

A solução

Segundo Gerson Gildin, gerente da Nórdica Distribuidora de Software Brasil (Fone: 11 5506.4840), Master Reseller da QlikTech e responsável pelo projeto na Lita Mortari, o QlikView – atualmente usado por 150 empresas no país – é uma plata­forma que funciona a partir de uma base de dados não rela­cio­nal, com altíssima taxa de com­pressão, sendo residente em memória.

Como grande diferencial desta tecnologia, Gildin destaca que em apenas uma semana a implementação é realizada e o treinamento é feito entre dois e três dias, permitindo que as empresas tenham rápido acesso às análises providas pela ferramenta.

O gerente da Nórdica comenta que em até seis meses, o QlikView, de forma bem prática, permite que sejam gerados os principais relatórios de gestão da empresa. Assim, logo no início do projeto é possível visualizar o desempenho nos mais diversos formatos. Além disso, os simuladores, como o de estoque, são essenciais para ajudar na solução de gargalos de gestão.

Após os primeiros seis meses, Gildin afirma que é possível unificar grande parte das informações de gestão transacional e operacional de forma a ter uma única ferramenta de extração de dados. “Esta etapa é decisiva, pois todos os colaboradores que participam dos processos operacionais passam a tratar as informações da empresa com uma mesma linguagem e um mesmo formato, permitindo um importante avanço na produtividade”, finaliza.

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