Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 3 de julho de 2009

Um dos quatro novos estaleiros do Brasil deve ser no Ceará

Nos próximos meses, quatro novos estaleiros devem ser implantados no Brasil. A proposta é expandir a frota de navios para facilitar as transações de comércio exterior, principalmente com relação ao crescimento das reservas e produção de petróleo.

Um desses estaleiros deve ser no Ceará, mais precisamente em Mucuripe. Já na última quarta, 1/7, os presidentes da Transpetro e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará se reuniram com o governador Cid Gomes, no Palácio Iracema, para debater as formas de investimento. O projeto deve gerar pelo menos 7 mil empregos diretos e indiretos no Estado.

Para o presidente da Adece, Antônio Bahlman, a intenção dessa reunião é mostrar aos empresários cearenses que essa é uma boa oportunidade de investimentos. “Nós já temos um grupo investidor, mas queremos também mobilizar os cearenses”.

O país apresenta uma demanda crescente por navios, para apoiar o comércio exterior e expandir as reservas e a produção de petróleo. Principalmente com a descoberta de vários poços na camada do pré-sal, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina. A iniciativa é impulsionada pela continuação do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro. No total, cerca de R$ 200 milhões devem ser investidos, R$ 70 milhões, só na fase inicial.

Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, 95% dos navios utilizados no Ceará são de fora, “navios nossos são renda e emprego que ficam no país. O Brasil se tornou uma área favorável para o crescimento da construção naval”.

De acordo com a Transpetro, os recursos já estão assegurados por meio do fundo de Marinha Mercante. Mas além dos investimentos no setor naval, milhares de novos postos de trabalho devem ser gerados.

Para Bahlman, os impactos são grandes, “nós vamos gerar imediatamente cerca de 1.500 empregos no Estado, depois mais 6 mil indiretos”. O processo de licitação deve ser iniciado já no próximo mês de agosto.

Fonte: Verdes Mares.com.br

Enersys
Savoy
Retrak
postal