Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Editorial 23 de abril de 2024

Um pouco de muito

Em mais esta edição, a revista Logweb mantém o seu lema – e o que o mercado reconhece – de referência em logística ao apresentar um pouco do que acontece de mais importante nos segmentos que compõem a nossa área de atuação.

Senão vejamos: já na matéria de capa apresentamos um cenário atual da logística intermodal no agronegócio. Um assunto de grande interesse, considerando a importância do agronegócio no PIB brasileiro. Neste sentido, a matéria enfoca os principais desafios enfrentados, como as políticas públicas têm impactado o desenvolvimento da infraestrutura logística intermodal no setor, os resultados observados em relação ao desenvolvimento da infraestrutura logística intermodal no agronegócio decorrentes das políticas públicas implementadas, as principais medidas que estão sendo tomadas para melhorar a eficiência desta logística no transporte de produtos agrícolas e as perspectivas para o futuro.

Outra matéria da edição que foca a logística setorial é a sobre a logística na construção civil e no canteiro de obras. Aqui, os entrevistados falam, entre outros assuntos, sobre os principais desafios enfrentados, como a eficiência da logística impacta o cronograma e o orçamento de um projeto de construção, como as empresas estão lidando com a demanda por uma logística mais sustentável e qual é o papel do planejamento estratégico na melhoria da logística no setor.

Agora, com foco em tecnologia, temos mais duas matérias especiais. A primeira é sobre como ficam os outros tipos de empilhadeiras (com baterias chumbo-ácidas, por exemplo) com a eletrificação, abrangendo os seguintes tópicos: como a tecnologia de eletrificação está mudando o cenário competitivo das empilhadeiras em relação aos modelos mais tradicionais, as vantagens e desvantagens das empilhadeiras elétricas em comparação com as equipadas com baterias chumbo-ácidas, como a eletrificação das empilhadeiras está afetando o custo total de propriedade para as empresas que as utilizam, os desafios enfrentados na transição de empilhadeiras tradicionais para modelos eletrificados e o impacto ambiental da adoção em larga escala de empilhadeiras elétricas em comparação com os modelos movidos a combustíveis fósseis.

A quarta matéria especial envolve os drones e veículos autônomos na entrega de mercadorias. Aqui, são respondidas questões como as principais vantagens oferecidas pela utilização destas tecnologias na entrega de mercadorias, os desafios regulatórios enfrentados pela implementação dessas tecnologias, como a segurança das operações de entrega é garantida com o uso de drones e veículos autônomos e os setores da indústria estão mais propensos a adotar essas tecnologias.

Como se pode notar, este número da revista oferece uma visão ampla do que acontece e – mais ainda – do que vai acontecer em nosso segmento, o que também é mostrado nas demais matérias que compõem esta edição.

Uma característica da Logweb: manter os seus leitores sempre atualizados com o segmento.

Os editores

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal