Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Branded Content 9 de agosto de 2023

Vipal Borrachas, a marca brasileira que ganhou o mundo completa 50 anos

Com 50 anos de história, a marca brasileira Vipal Borrachas tornou-se a protagonista global em produtos para reforma e reparos para pneus de passeio, carga, agrícola e OTR – off the road. A companhia que ganhou o mundo nasceu de uma necessidade latente: oferecer aos caminhoneiros uma solução para seus problemas com os pneus. Dos primeiros remendos, passando pela produção de camelbacks, bandas de rodagem e máquinas para reforma de pneus, até a fabricação de pneus novos para motocicletas, surge uma das maiores fabricantes mundiais de borracha.

“Nascemos com o objetivo de estar junto aos nossos clientes e parceiros, oferecendo as melhores soluções para gerar economia e alto desempenho para as empresas através da reforma de pneus. Nosso crescimento tem como base a busca pela inovação contínua, um trabalho genuinamente de equipe e muita determinação”, explica o filho do fundador e atual presidente do Conselho de Administração da Vipal Borrachas, Arlindo Paludo.

Ao longo das últimas cinco décadas, a Vipal Borrachas consolidou-se no mercado mundial e formou a maior rede de reformadores autorizados da América Latina, hoje composta por mais de 250 empresas altamente capacitadas. A instalação de filiais e 15 Centros de Distribuição localizados na Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos, Espanha, Eslovênia e Inglaterra demonstra o tamanho da internacionalização da marca, presente em mais de 90 países ao redor do mundo.

Atualmente, a companhia soma cinco fábricas no Brasil, uma na Argentina e uma nos Estados Unidos – onde está o maior mercado mundial de reforma de pneus. No Brasil, são três em Nova Prata (RS), uma em Feira de Santana (BA) e outra em Lagoa Santa (MG). Na Argentina, a fábrica da Vipal foi inaugurada em 2020, em Perez. Em solo americano, a unidade fica em Madison, no estado americano Tennessee. Juntas, apresentam capacidade instalada superior a 20 mil toneladas por mês, além de estrutura física de quase 230 mil metros quadrados.

Crescimento em inovação

Com o objetivo de formar mão de obra especializada em reforma de pneus, a empresa inaugurou em 1987 o Centro Técnico Vipal (CTV). A iniciativa foi precursora para que, anos mais tarde, com a ampliação da assistência técnica, surgisse a Universidade Corporativa da Vipal (Univipal). Com 10 anos de existência, a Univipal já capacitou mais de 68 mil alunos, entre atividades presenciais e online, e mantém mais de 70 cursos voltados ao mercado de borracha.

Um dos grandes impulsionadores para a construção da liderança da Vipal no mercado nacional e latino-americano foi o lançamento de sua Rede Autorizada, em 1997. Diante de tantas frentes de inovação, no ano seguinte a Vipal inaugurou o Centro de Pesquisa e Tecnologia na cidade de Nova Prata (RS), com o objetivo de avaliar e homologar 100% das matérias-primas e fornecedores. Hoje, o CPT é um dos mais modernos do mundo no segmento de reforma de pneus, com 13 laboratórios e a realização de mais de 50 diferentes tipos de testes, gerando mais de 28 mil ensaios anuais. “A história da companhia é eterna, uma trajetória de sucesso que rompeu barreiras e hoje nos coloca como referência no mercado mundial. Chegamos até aqui graças ao nosso incansável time de colaboradores, que se dedica para entregar o melhor aos nossos clientes. São eles a parte mais do que especial neste caminho, afinal de contas, é para eles que trabalhamos diariamente”, finaliza Arlindo Paludo.

Modern
Mundial Express
Movecta
Savoy
Globalbat
Retrak
postal