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Conteúdo 26 de março de 2009

Vislumbrando o futuro, Fiat expande fábrica de Betim

Levando em consideração a expectativa de crescimento do mercado automotivo brasileiro nos próximos anos, a Fiat Automóveis – demonstrando que a crise não afetou seus planos para o futuro – iniciou um projeto de expansão audacioso em seu complexo industrial de Betim (MG). Até 2010, a empresa destinará R$ 5 bilhões para elevar a capacidade de produção, infraestrutura e capacitação tecnológica em todas as etapas do desenvolvimento dos veículos.

De acordo com Cledorvino Belini, Presidente da Fiat Automóveis, a iniciativa elevará a fábrica a um novo patamar tecnológico que a consolidará, no posicionamento global do Grupo, como o principal pólo de desenvolvimento da marca na região latino-americana.

“A Fiat mantém sua aposta no Brasil e em toda a América Latina como uma região estratégica para o futuro da indústria automobilística, e está investindo com o objetivo de assegurar a sua posição de liderança em todos os mercados em que atua”, afirma Belini.

O presidente afirma também que o mercado de veículos no País ainda possui resultados tímidos, mas com grande potencial. “O Brasil tem um mercado interno com uma grande demanda reprimida. Além disso, é uma base para o desenvolvimento tecnológico de produtos para os demais mercados da América Latina e de outros países emergentes”, analisa o executivo.

Para dar andamento aos trabalhos, a montadora contratou 800 pessoas, que realizam o serviço em conjunto com os 15 mil colaboradores diretos da fábrica. Segundo Victor Ambrosi, Diretor-adjunto de Tecnologia Industrial América Latina, foi montado “um contingente de engenheiros, especialistas e técnicos dedicados à gestão dos projetos”.

Finalizadas as obras de expansão da fábrica, a linha de montagem da Fiat dará um salto na capacidade produtiva de 700 mil para 800 mil unidades por ano.

Robôs produzem

E os resultados dos investimentos na produtividade já são contabilizados. Na área de pintura, 33 robôs de última geração já estão em operação, dando mais agilidade e qualidade ao fluxo produtivo, onde antes era um dos pontos de “gargalo”. Ganha também o meio ambiente, com menores emissões de gases na atmosfera.

De acordo com a montadora, as obras civis dos novos galpões das áreas de prensas e de funilaria já estão prontas, e os equipamentos já chegaram a Betim. Em funcionamento, as máquinas serão capazes de estampar 15 peças por minuto, o dobro do que é feito hoje.

Logística interna

O canteiro de obras nas instalações na área de 2,2 milhões de metros quadrados obrigou a montadora a montar um novo planejamento logístico para o fluxo de pessoas, veículos e mercadorias, dentro e fora dos galpões. Para facilitar o tráfego, as vias internas e a avenida perimetral, que contorna a área da fábrica, foram ampliadas.

Com a expansão, uma nova portaria – a de número 8 – foi construída, para distribuir melhor o fluxo de caminhões para as oficinas.

 

 

Fonte: WebTranspo

 

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