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Conteúdo 16 de fevereiro de 2009

Volvo lança o pesado FM 11 litros

A Volvo (Fone: 0800 41.1050) acaba de lançar o FM 11 litros, que figura na classe dos pesados e está sendo oferecido com motor de 11 litros e potência de 370 HP, para transporte de cargas na faixa de 50 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado).

Produzido na fábrica da Volvo em Curitiba, PR, o novo FM chega com configurações de eixos 4×2 e 6×2, ideal para operações que necessitem de um caminhão rodoviário com grande produtividade.

“É um caminhão para quem precisa de produtividade e uma relação custo-benefício adequada para operações rodoviárias com implementos como tanque, baú e sider”, observa Bernardo Fedalto Jr., gerente da linha F de caminhões da marca, e também responsável pelas vendas do novo FM 11 litros. Este caminhão é dirigido para diferentes segmentos, desde o transporte de componentes industriais e autopeças, passando por combustíveis, até componentes industrializados, atuando na faixa de 50 toneladas de PBTC.

Possui motor com torque máximo de 1770 Nm, numa faixa de rotação que vai de 1000 a 1400 rpm, dentro da zona “verde” de performance do veículo, a mais econômica. O motor 11 litros do Volvo FM tem 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro e uma unidade injetora que funciona a 2000 bar de pressão de injeção, além do VEB (Volvo Engine Brake), o freio motor Volvo, com potência de 390 HP.

A caixa de mudanças de marcha que equipa o novo caminhão Volvo FM 11 litros é a caixa de câmbio VT2214B, que tem 14 velocidades e faz a troca de marcha por cabos.

A Volvo também oferece no novo caminhão FM 11 litros a caixa eletrônica de mudanças automáticas I-Shift. “A I-Shift é uma caixa semelhante à VT2214B, sem anéis sincronizadores e com troca de marchas assistidas eletronicamente, além de ser equipada com ABS”, diz Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F.

O novo caminhão chega com a alternativa de uma suspensão traseira 6×2 Tandem – um sistema que proporciona mais conforto, um rodar mais macio e ainda torna o veículo 6×2 mais estável.

Esta suspensão possui uma série de itens opcionais, tornando-a flexível e adaptável para uma ampla gama de aplicações, como molas parabólicas ou semi-elípticas. A solução com molas parabólicas aumenta o conforto do veículo e é mais indicada para aplicações rodoviárias com carga controlada, enquanto a opção com molas semi-elípticas é dirigida para as demais aplicações.

O veículo com suspensão 6×2 Tandem tem uma função chamada boggie press: um botão no painel do caminhão comanda uma elevação pneumática do terceiro eixo. Este serviço auxilia consideravelmente a condução do caminhão em situações difíceis e melhora a tração.

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