Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 9 de outubro de 2008

Porto e cidade

O debate entre os candidatos à Prefeitura de Santos no Centro Educacional Objetivo, em agosto, teve um momento curioso. Questionado em relação a um assunto relativo ao porto, o candidato Natan Kogos respondeu que a Prefeitura não tem jurisdição sobre essa área, que é federal. A pergunta tinha sido sorteada entre as previamente formuladas pelos professores da instituição de ensino. No sorteio seguinte, por coincidência, coube ao candidato outra pergunta sobre porto. Era uma pergunta de aluno. Aí ele se irritou: “Sou candidato a prefeito, não a presidente da Codesp”. Com uma justificativa parecida com essa, pediu que fosse sorteada uma nova questão.

O curioso é que o desinteresse de Natan Kogos pelas questões relativas à atividade portuária (pelo menos enquanto candidato) era inversamente proporcional à importância que alunos e professores do Objetivo, a se avaliar pelas perguntas, dão ao tema.

O prefeito reeleito João Paulo Papa não compareceu a esse debate do Objetivo. Mas a criação da Secretaria de Assuntos Portuários, logo no início do mandato, deixa claro que a percepção dele vai na direção oposta à de Natan. Papa lida no cotidiano com as muitas interfaces do movimento do porto e da dinâmica da cidade.

A atuação do secretário escolhido pelo prefeito para essa pasta, Sérgio Aquino, durante esses poucos mais de três anos o conduziu recentemente até a presidência do Conselho de Autoridade Portuária, uma das mais importantes esferas de decisão desses Assuntos.

A atividade portuária não está interligada só à vida das cidades da Baixada. Na recente discussão sobre a passagem de caminhões pela cidade de São Paulo, ainda obrigatória para as cargas que vêm do interior do Brasil para o Porto de Santos, deu para perceber essa influência também lá.

O candidato João Paulo Papa ganhou a eleição. Natan perdeu. Será que um dos fatores da decisão do eleitor pode estar relacionado à percepção do entrelaçamento entre a vida da cidade e a do porto?
 

Paulo Schiff é jornalista, engenheiro civil, professor universitário e apresentador do jornal Opinião, transmitido pela TV Mar (Santos): prschiff@uol.com.br

 

Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br

Enersys
Savoy
Retrak
postal