Portal Logweb

Novos telefones Logweb
Twitter da Editora Logweb Facebook da Editora Logweb Linkedin da Editora Logweb

Show Logistics

Notícia | 08 de Agosto de 2011


Este caderno já tradicional da revista Logweb apresenta as novidades e contém descritivos de produtos e serviços dos vários setores abrangidos pela publicação. Também contém informações sobre negócios fechados, parcerias, novas atividades e/ou focos de atuação, etc.

Armazenagem

No mercado há 28 anos, a Eiffel (Fone: 41 3667.8384), especializada em locação e vendas de galpões metálicos modulares, atende pedidos por galpões de medidas especiais. Com estruturas que dispensam fundações e furos no piso, os galpões da empresa recebem cobertura e fechamentos metálicos e podem ter vãos de até 60 metros. A Eiffel assume todo custo de manutenção. Outras estruturas disponíveis são pilares, tesouras, terças e travamentos metálicos, pilares pré-fabricados em concreto, portão de correr de aço e telhas translúcidas para iluminação natural.

Empresa de sistemas de armazenagem, a indústria pernambucana MetalShop (Fone: 81 3452.6500) apresenta ao mercado o sistema de cash and carry. Ele associa o portapaletes inferior para armazenagem a uma gôndola expositora superior, permitindo que o consumidor tenha acesso direto aos produtos na prateleira, em especial àqueles de pequeno porte, seguindo o padrão dos supermercadistas.

A Nautika (Fone: 11 2462.4622) oferece soluções como coberturas estruturadas para eventos e armazenagem. Instalada numa área de 45 mil m² que concentra o espaço fabril, operacional, administrativo e comercial , a companhia ainda conta com mais 14.000 m² de área anexa com máquinas que lavam, secam e revisam as lonas das coberturas negociadas. Entre as estruturas, há opções de diversos tamanhos, como galpões modulares que começam com 4 m de largura e 4,1 m de altura central, até galpões com 50 m de largura e comprimento ilimitado, com os mais diferentes materiais. A empresa ainda conta com a divisão de climatização, responsável pela área que envolve temperatura de ambientes. O cooler da companhia é capaz de gerar energia consumindo um kW/hora, tornando o custo operacional baixo. Em comparação com o ar condicionado tradicional, o coller consome apenas 1/8 a 1/10 da energia do primeiro. O fornecimento do vento é destaque, podendo alcançar 18.000 m³ por hora, sendo que algumas máquinas podem cobrir áreas de até 100 e 150 m², baixando a temperatura entre 4 e 10ºC.

Entre os sistemas oferecidos pela SSI Schaefer (Fone: 19 3826.8080) está o Scharfer Case Picking, que consiste em receber paletes monoproduto e expedir paletes mistos de forma completamente automatizada, sem contato com os operadores do armazém. Totalmente modular, o sistema permite soluções para projetos desde 30.000 a 300.000 caixas por dia. Já o Schaefer Robo Pick é um sistema de separação de pedido capaz de separar muitas variedades de itens de diferentes tamanhos, formatos e pesos – até 2.400 peças por hora. A empresa fornece ainda o Schaefer Order Verifier, um novo equipamento de conferência totalmente automatizado. Sistema usado para consolidação e sequenciamento de pedidos, o Mercury trabalha com diferentes materiais, como caixas de papelão, bandejas e caixas plásticas, com sistema de transporte vertical anexo, que contribui para alto rendimento. O Schaefer Orbiter System é um sistema automático para armazenagem de paletes de alta densidade, atuando como um “shuttle” controlado por radiofrequência que elimina o tempo perdido de movimentação de empilhadeiras dentro de sistemas tipo drive-in. O MRS da companhia é um sistema para armazenagem de paletes de alta densidade que permite a utilização de um único corredor operacional, podendo ser usado com diferentes níveis de automação, 100% automatizado e controlado pelo WMS. Uma estação de trabalho de alto rendimento para separação de pedidos diretamente na caixa do pedido define o Pick to Tote Station da empresa. Com o produto, o rendimento de uma pessoa nesta estação de trabalho chega a ser de 1000 linhas por hora. Já o A-Frame é um sistema de preparação automatizado de itens pequenos, mais utilizado na indústria farmacêutica e cosmética. O rendimento do sistema é de cerca de 1200 caixas/hora, podendo chegar a 25.000 unidades/hora. O sistema logístico e de armazenagem Schaefer Carrousel System foi desenvolvido para atender complexas demandas. Um conjunto standard consiste em 6000 caixas com uma estação de separação, atingindo a produtividade de até 1.000 picks/hora/homem. O Schaefer Miniload Crane, com alturas de até 20 m, também é uma solução para armazenagem e retirada de caixas automatizada, ideal para o reabastecimento de linhas de preparação e para o transporte de caixas para estações de trabalho “goods to man”. Já o SSI Translog Single é uma solução para transportes aéreos, com controle e transporte individual de cada peça de vestuário desde o momento de entrada no armazém até a saída do mesmo, passando pelos processos de recepção, armazenagem, separação, consolidação e expedição.

A Ulma Handling Systems (Fone: 11 3711.5940) apresenta ao mercado brasileiro um sistema de carrossel horizontal, seu mais recente lançamento em armazenagem e preparação de pedidos automatizados. Especificamente criado para a armazenagem horizontal de diversos materiais de grande, médio e pequeno porte, é baseado no princípio “estoque vai ao operador”. Os cestos (módulos de armazenagem com capacidade para até 600 kg cada um) deslocam-se em um movimento horizontal tipo carrossel, permitindo aos operadores o acesso a milhares de referências com uma frente de trabalho reduzida. Alcança velocidade de 30m/min. e as dimensões de largura total são personalizáveis às necessidades de cada cliente e possibilitam perfeita integração com outros sistemas logísticos, como, por exemplo, os dispositivos pick to light. Neste caso, criam-se sistemas de preparação de pedidos agrupados em que um só operário pode preparar diversos pedidos simultaneamente. O sistema é gerenciado pelo software IK LOG, que permite o controle completo do armazém, eliminação de erros e custos de gestão.

Embalagem

A Sanwey (Fone: 11 9945.2559) está lançando o Resibag Estruturado, embalagem de grande porte dedicada ao acondicionamento e transporte de resíduos inertes ou perigosos, com certificação do Inmetro em atendimento à ANTT 420. Trata-se de um big-bag com estrutura interna de papelão, o que permite ser montado em qualquer local sem necessidade de suportes, substituindo a utilização de tambores. Outras novidades da empresa: Sanbag Modulado, big-bag com liner modulado por abas internas, o que proporciona ganho de tempo no envase e evita o risco de descer na retirada do material; e Sanbag Lacrado, novidade no setor alimentício, visto que, ainda segundo a empresa, é um modelo que proporciona garantia de assepsia total, pois o liner interno não será manipulado e, assim, irá lacrado ao cliente e modulado ao bag, também evitando o risco de descer junto com o produto.

São várias as novidades e os produtos oferecidos pela Sealed Air (Fone: 11 3833.2807). Uma das novidades é a caixa térmica Instapak® Temp Guard™, com isolamento superior que permite manter os produtos termossensíveis por 72, 96 horas ou mais na temperatura ideal. Também novidade é o Instapak iMold®, sistema que alia proteção com automação ao produzir os calços de espuma Instapak®. Com tecnologia RFID, reduz custos de mão-de-obra e tempo na confecção de embalagens de proteção. Por outro lado, o sistema de embalagem inflável Fill-Air® Cyclone™ produz até 150 bolsas de ar por minuto. É compacto, não necessita de ar comprimido e, por isso, pode ser usado em bancadas e mesas. O filme Fill-Air® Cyclone™ está disponível em quatro larguras e pode ser convertido em bolsas de dois comprimentos diferentes, sendo possível produzir oito tamanhos de bolsas. A empresa também produz as embalagens de suspensão e retenção Korrvu®, compostas por um filme transparente e resistente, aliado a um material produzido com fibras de papel reciclado, promovendo a apresentação e proteção dos produtos durante transporte e manuseio até o ponto de venda. Por sua vez, o sistema de embalagem inflável NewAir I.B.® Express produz até 20 metros de material de acolchoamento de ar por minuto. É um equipamento portátil, de fácil instalação e não requer ar comprimido. Seu filme possui uma camada que retém o ar por muito mais tempo. Por fim, a Ethafoam® e Stratocell® são espumas de polietileno em blocos ou multicamadas de densidades diversas e ideais para confecção de embalagens de proteção, peças técnicas, estojos e bandejas retornáveis.

Diversos

A AFL Plastic (Fone: 11 4541.5035) oferece revestimento de poliuretano para rolos transportadores e acionadores, cilindros laminadores, rodas de empilhadeiras, rodas, rodízios e anéis expulsadores. E também semiacabados e peças técnicas/especiais, envolvendo tarugos, buchas, placas, chapas de desgastes, tiras, guias, batentes, molas, apoios, separadores, calços e cepos para sacoleira.

A Bridgestone (Fone: 11 4433.1568) apresentou recentemente os novos pneus M840 S (na medida 295/80R22.5). Desenvolvidos para caminhões e ônibus de transporte rodoviário, são destinados à aplicação mista, podendo ser usados tanto em terra como em areia, em todas as posições.

A Continental Pneus (Fone: 0800 170 061) está realizando diversos investimentos em pesquisa e desenvolvimento para encontrar novas tecnologias capazes de garantir a fabricação de produtos mais duráveis, com maior desempenho, menor degradação do ambiente e que possam ser produzidos por meio de matérias-primas alternativas à usual borracha feita da seiva da seringueira. Entre as descobertas já feitas nas pesquisas está a possibilidade de utilizar a flor Dente-de-Leão como fonte de matéria para a fabricação. Segundo cientistas da Universidade de Müster, na Alemanha, o látex dessa planta medicinal produz borracha com a mesma qualidade oferecida pela seringueira. Caso seja possível produzir pneus com a flor, o custo de produção deve cair, tendo em vista que a procura pela matéria não deve ser inicialmente tão expressiva em relação à da seringueira. Além disso, o tempo de cultivo da flor é até sete vezes menor, tornando a possibilidade de utilizá-la atrativa. Outro fator relevante é que a utilização da borracha natural é uma opção à utilização de uma fonte não-renovável, como o petróleo, empregado na fabricação da borracha sintética.

Um purificador de gases que reduz as emanações tóxicas e odoríficas provenientes de motores a diesel é fabricado pela Dalgas-Ecoltec (Fone: 11 3814.8000). O oxicatalisador-Dalgas, quando colocado na saída dos gases de escape de grupo geradores, reduz a emissão de poluentes em até 95% de monóxido de carbono (CO), 40% de hidrocarbonetos (HC) e material particulado (MP) e 10% de óxidos nitrosos (NOx). É construído em aço inox ANSI 314L.

A Dutra Máquinas (Fone: 11 2795-8800) anuncia ao mercado o novo medidor de distância a laser com leitura de 0,1 a 30 metros Stabila modelo LD300, ideal para ser utilizado em ambientes internos. Entre as principais características do produto estão: display luminoso, dígitos grandes para facilitar a leitura, figuras grandes de fácil identificação e precisão de medição de cerca de 2 mm. Com duas pilhas (AAA – Alcalinas) é possível realizar cerca de 3000 medições.

A Eaton (Fone: 11 2465.8822) lançou embreagens direcionadas exclusivamente para veículos a partir de nove toneladas. A tecnologia desenvolvida busca causar menor desgaste na peça, aumentando a vida útil. Os discos da nova linha, produzida no Brasil, são equipados com sistema interno de pré-amortecimento que reduz o ruído da marcha lenta e aumenta a durabilidade dos componentes da caixa de câmbio. Para maior resistência, foi aplicado o revestimento Heavy Duty, com maior concentração de cobre. Pivôs de mola, polímero de alta resistência a desgastes e impactos foram colocados para que o produto atingisse maior durabilidade. “Esse pivô evita o desgaste das molas e consequentemente a quebra delas”, explica Carlos Dourado, gerente de Aftermarket da Eaton. O amortecimento axial (cushion) permite uma troca de marcha mais leve e o amortecimento principal, preparado para filtrar as vibrações torcionais dos motores eletrônicos e mecânicos, protege os componentes da caixa de câmbio contra quebras prematuras. As novas embreagens, disponíveis nos tamanhos 280 mm, 330 mm e 362 mm, atenderão ao mercado brasileiro e latino-americano.

A novidade da FISCOSoft Editora (Fone: 11 3382.1000) é o ComexData, produto on-line com conteúdos específicos para a área de comércio exterior. Na plataforma, os assinantes podem buscar informações relacionadas à Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e à Tarifa Externa Comum (TEC), fundamentais para pesquisa aduaneira diária. A ferramenta TEC-Fácil permite a consulta dessas informações de maneira ágil e com o histórico das alterações. Dentre dados que podem ser encontrados estão: Imposto de Importação, Sistemas Integrados, Listas de Exceções à TEC e de BIT (Bens de Informática e Telecomunicações), Quotas tarifárias, Defesa Comercial, IPI,PIS-Importação e Cofins-Importação, ICMS, Acordos Internacionais, Correlação NALADI, CIDE Combustíveis e Imposto de Exportação. O site ainda disponibiliza artifícios como Simulador de Cálculo de Importação e de Auxílio à Classificação Fiscal de Mercadorias.

A Flamma (Fone: 41 3365.9228) disponibiliza soluções que podem auxiliar as empresas de transporte a se precaverem de roubos de veículos. A empresa comercializa a trava de quinta roda mecânica, que é aliada a equipamentos de segurança eletrônicos e não necessita da cobertura de satélites. De fácil instalação, o dispositivo de travamento de carreta e cavalo mecânico facilita a gestão e o controle da frota, já que depende apenas do responsável pelo veículo conceder ou não o seu desengate.

Recente desenvolvimento da Rayflex (Fone: 11 4645.3360), o conjunto completo para docas é integrado por porta seccional + abrigo retrátil + rampa niveladora. As portas seccionais são disponíveis nas versões manual e motorizada, com abertura tipo vertical, high lift ou standard, que podem variar de acordo com a altura do galpão. Por sua vez, os abrigos retráteis isolam as docas, reduzindo perdas de refrigeração, evitando a entrada de insetos, chuva e partículas em suspensão no processo de carga e descarga e, assim, danos e contaminações dos produtos. Possuem sistema de abertura retrátil que se adapta à carroceria do caminhão. Completam o conjunto as rampas niveladoras, eletro-hidráulicas, utilizadas para compensar a distância entre a doca e os veículos que realizam a operação de carga e descarga e para nivelar a diferença de altura entre a carroceria do caminhão e a doca.

A Spencer Tecnologia (Fone: 11 3074.1174) acaba de implantar seu departamento de marketing. A partir de agora, estratégias mercadológicas, ações e uma maior comunicação com clientes e fornecedores estarão na pauta diária. A empresa fornece o computador móvel EP10, otimizado para aplicações industriais, oferecendo todos os recursos de um computador de tamanho industrial. Pode ser configurado de forma flexível para uma ampla variedade de usuários, usos e ambientes.

Este ano foi marcado para a Startrade (Fone: 41 3285.8825) pelo lançamento no Brasil e distribuição exclusiva dos equipamentos da Cubiscan americana. Incluem um sistema que mede e pesa volumes (vulgarmente conhecido como equipamento cubador), fazendo o trabalho da fita métrica e da balança ao mesmo tempo, coletando dados e armazenando-os em um banco de dados para uso em Sistemas de Gerenciamento de Armazéns (WMS), Gerenciamento de Transportes (TMS) ou mesmo para sistemas como o Maxload Pro (também distribuído pela Startrade no Brasil), que faz todo o planejamento de cargas em veículos, com o objetivo de maximizar o volume de cargas carregadas, reduzindo o impacto do frete sobe a unidade de carga.

A Technifor (Fone: 11 5524.8707) apresenta soluções de marcação por micropercussão eletromagnética para utilização em todos os materiais. A solução XF510m realiza microimpactos na superfície do material, utilizando uma caneta com ponta de carbono, criando uma marca permanente sem provocar desgaste ou lascas no local. A máquina é resultado da união de um eletroímã poderoso com um sistema de guia, ideal para produzir uma marcação precisa e que impossibilite alteração. Em diversos materiais, a profundidade de marcação pode ir até 0,2 mm, garantindo, assim, uma rastreabilidade de confiança. As cabeças do marcador são facilmente integradas em todos os layouts da linha de produção, como mesas giratórias e braços de robô. A caneta permite atuar em peças planas, curvas e côncavas.

Para atender às necessidades de utilização de veículos de carga de pequeno porte para operação na área central das grandes cidades e centros urbanos, a Tailtec (Fone: 11 3686.8669) está lançando as plataformas elevatórias de cargas veiculares linha leve modelo DH – LC - 500 ou 750, para aplicação em veículos leves para distribuição urbana, como Kia Bongo, Hyundai HR, MB Sprinter e Iveco Daily, entre outros. Além de terem um peso próprio bastante reduzido, possuem mesa com alta resistência a corrosão, construída em perfis de alumínio aeronáutico com acabamento anodizado, e são fornecidas em capacidades de 500 ou 750 kg.

A Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística (Fone: 11 2694.1391), que já tinha três empresas criadas para oferecer soluções logísticas diferenciadas (Netlogística, Guepardo Consultoria e Resolve), fundou mais uma companhia em 2011. A Fábrica de Logística é voltada para a atualização profissional em conhecimentos técnicos. Por meio da empresa, pode-se realizar downloads de materiais técnicos abordando assuntos como movimentação e armazenagem de materiais, gestão de estoques, transportes em diferentes modais, administração financeira e custos aplicados à logística.

Empilhadeiras, paleteiras .... e componentes

Distribuidora da marca Clark, a Aesa Empilhadeiras (Fone: 11 3488.1450) trabalha agora com a nova linha de equipamentos lançados durante a CeMAT, realizada em abril último. Os novos modelos são: empilhadeiras C40/C45/C50s/C55s, com capacidade de 4000 a 5500 kg, sistema de transmissão de duas velocidades à frente e a ré e eixo frontal com rodagem dupla ou simples; empilhadeiras C15/C18/C20s, com capacidade de 1500 a 2000 kg, sistema de transmissão transeixo de uma marcha à frente e a ré e torres na concepção de duplo e triplo estágio; e os equipamentos CTX40/70, que têm a mesma robustez das empilhadeiras, segundo o fabricante, graças à aplicação do conceito Built to Last, caracterizado por uma construção de estrutura muito forte e ideal para trabalhos mais duros. Possuem capacidade de reboque de 4000 a 7000 kg, motor com tecnologia de corrente alternada de 3 e 6 KW nos respectivos modelos e três sistemas de freios independentes (freio elétrico, freio de serviço e freio de estacionamento).

A Brascepe (Fone: 11 3966.7745) atua no desenvolvimento e na fabricação de acessórios para empilhadeiras GLP e elétricas, como: suportes para GLP, coberturas, transportadores, estações e berços para baterias, conjunto de roldanas e outros acessórios especiais sob consulta.
 
A Byg (Fone: 11 3583.1312) apresenta ao mercado os novos produtos da linha Evolution. Entre as novidades estão as empilhadeiras tracionárias ART 1635, que movimentam até 1.600 kg de carga com autonomia de oito horas contínuas de trabalho, em elevação máxima de 3.500 mm. O modelo ART 1754 atua com cargas de até 1.700 kg, com oito horas de trabalho ininterruptas e elevação máxima de 5.400 mm. Também novidade, o transportador de carga tracionário RL 2200 tem capacidade de movimentação de 2200 kg com a mesma autonomia. Dispositivo para coleta de carrinhos de supermercado, o Byg Smart Evolution é outro destaque da marca. Comandado por controle remoto com operação dianteira e inversa, o dispositivo atua em três velocidades (de 0 a 3.3 mph) e tem capacidade para conduzir até 30 carrinhos por viagem. Ideal para estocagem, a empilhadeira ART-P1545 possui mecanismo de avanço até 500 mm no pantógrafo e movimenta cargas de até 1.200 kg, com elevação até 4.500 mm. Além disso, conta com sistema de elevação livre (free liftting) de 1.575 mm e sistema de frenagem eletromagnético. A Byg também lança no mercado a empilhadeira tracionária ART- DP 1535, que movimentam duas cargas, uma nos garfos, outra nos braços de suporte, ao mesmo tempo. Tem capacidade de carga até 1,5 tonelada e garfos com 1,15 m de comprimento, podendo elevar cargas até 3,5 m. Batizada de Climb Truck, outra nova empilha-deira possui duas patolas, uma usada se apoiando no piso da carroceria, enquanto a outra sustenta a empilhadeira, evitando seu tombamento durante o processo de carga ou descarga, sendo indicada para carregar e descarregar paletes em locais sem docas ou rampas.

A irlandesa Combilift (Fone: 11 7494.1058), fabricante de empilhadeiras multidirecionais e articuladas, com diversos modelos em operação no Brasil, anuncia a venda do primeiro Straddle Carrier (movimentador de contêineres) no país. Lançado oficialmente em 2010, o equipamento foi projetado para movimentar contêineres de 20, 30, 40 e 45 pés, sendo também utilizado para transportar cargas longas. A visibilidade do operador com a máquina é de 360º, o que facilita a operação em espaços reduzidos e acesso à área interna do armazém por meio de portas com menos de 5,5 metros. Entre as principais características da máquina estão a capacidade de carga de até 35 toneladas e o fato de não exercer muita pressão sob o solo, mesmo quando carregada, por ser leve.

A Commat (Fone: 11 2808.3333) apresenta ao mercado brasileiro a mais nova série de empilhadeiras a GLP da marca americana Crown, a série C5. Possuem motor industrial 2.4 L da marca John Deere, capacidades entre 1.8 ton. e 3,0 ton. com centro de carga de 600 mm e sistema de controle Access 123 que, através de display, permite checar os níveis de performance do equipamento em tempo real. Outra novidade é a mais nova série de empilha-deiras elétricas pantográficas (simples e dupla profundidade) da marca americana Crown, RM 6000. Ideais para operar em corredores estreitos, possuem torre única Monolift, capacidade de 1.450 e 2.000 kg, sistema de gerenciamento Access 123, sistema de tração e hidráulico de corrente alternada e controle manual multitarefas.

A Coparts (Fone: 11 2633.4000) fornece empilhadeiras elétricas, patoladas, retráteis e manuais da Paletrans para todo o território nacional; loca empilhadeiras Hyundai e Paletrans novas e seminovas, a GLP, diesel e elétricas; fornece peças de reposição para empilhadeiras multimarcas, como Hyster, Yale, Clark, Hyundai, Komatsu, Toyota, etc.; presta serviços de manutenção em empilhadeiras e guindastes multimarcas, como Galion, Clark, Grove, Krane Kar e Hyster; além de vender empilhadeiras elétricas, patoladas, retráteis e manuais Paletrans.

Atuando como um ponto de encontro de vendedores e compradores de empilhadeiras, novas ou usadas, o site Empilhadeiras Online (www.empilhadeirasonline.com.br) disponibiliza anúncios desses produtos, além de rebocadores e paleteiras com detalhes. Hoje, estão cadastrados cerca de 300 equipamentos de inúmeras marcas presentes no mercado, que recebem cerca de 30 mil visitas por mês. A compra e venda do produto é feita diretamente com o vendedor, por meio dos contatos colocados na página do anúncio. “O Empilhadeiras Online não intermedeia a venda, apenas cobra pelo anúncio”, explica Graciella Felix, gerente de marketing da empresa. O site ainda planeja disponibilizar simuladores para uma melhor avaliação dos equipamentos, guias e modelos de planilhas.

Equiport - Equipamentos para Portos (Fone: 13 3227.6025) é representante oficial dos equipamentos portuários Terex (reach stacker de até 45 toneladas, incluindo novos modelos com capacidades para empilhamento de contêineres 5 hc, 6 Dry e 6 hc de altura na primeira fila; ECH – Empty Container Handler, ou empilhadeira frontal para contêineres vazios com capacidade de até 9 alturas; e empilhadeiras com capacidades de 18 até 52 toneladas, ideais para operação em terminais portuários e indústria em geral, com uso de portabobinas). E também possui a representação dos tratores de terminais tipo Tug Master da marca Capacity, fabricados nos Estados Unidos. São tratores específicos para o transporte e a movimentação de contêineres em terminais, centros de distribuição e indústria, com capacidade de tração de 50 até 150 toneladas.

A Fornecedora Industrial (Fone: 11 3816.5077) traz ao mercado um novo rebocador elétrico para movimentação de carga sobre rodas. Entre as vantagens de utilizar o rebocador estão a capacidade da máquina de movimentar cargas com até 100 ton., a bateria de troca rápida recarregável, o freio eletromagnético e o sistema antiesmagamento. Para manusear a máquina, ideal para movimentação em locais com espaço reduzido, não é necessário nenhum tipo de habilitação específica.

A austríaca Fronius (Fone: 11 3563.3800), no Brasil há 13 anos, investe em produtos como os carregadores de bateria de tração com base na tecnologia Acctiva Inverter. Entre as características da tecnologia estão o carregamento inteligente, alta eficiência energética e energia constante durante todo o processo de carga, segundo a empresa. Com o carregador, a vida útil da bateria pode ser aumentada em até 25%, já que ele não a aquece durante a carga, permitindo o uso das baterias por mais tempo. A série Selectiva da Fronius apresenta quatro classes de potências e versões (1 kW, 3 kW, 7 kW e 14 kW), além de oferecer uma gama completa de produtos para baterias de 12, 24, 36, 48, 72 e 80 volt.

A Hyster (Fone: 11 5548.3000) lançou este ano a empilhadeira H50 CT, com capacidade de 2500 kg e motor Mazda 2.0, que, ao ser comparada com outras máquinas, mostra redução de consumo em cerca de 15%, segundo a empresa. Apresenta capacidade residual entre 2.030 e 4.775 kg e opera em corredor de 3.824 mm (palete de 1 m), mantendo a produtividade com velocidade de deslocamento de 18 km por hora. É equipada com deslocador lateral, kit de iluminação completo e alça na coluna traseira com buzina, o que aumenta e facilita as reversões nas operações.

A nova sede da Liftcom Empilhadeiras (Fone: 11 3729.2822) – integrante da rede de distribuição da BMC, empresa especializada no mercado de movimentação de carga e representante da Hyundai para todo o território brasileiro – foi inaugurada em São Paulo. A empresa conta agora com 450 m² só para a oficina, onde é realizada manutenção preventiva e corretiva de empilhadeiras, 150 m² para o estoque de peças de reposição originais para pronta entrega e 150 m² para as instalações do escritório. Além disso, o piso industrial suporta 40 ton/m² e o local conta com um box de lavagem de máquinas com filtro de decantação para tratamento da água de descarte. A sede da companhia, que comercializa empilhadeiras novas a diesel, elétricas e a gás, se encontra na Vila Anastácio, a poucas quadras da Marginal Tietê.

A Linde (Fone: 11 3604.4755) anuncia o facelift da série 394 (empilhadeiras a combustão de 4 a 5 toneladas). Segundo a empresa, a máquina, que, por conta de sua transmissão hidrostática, já era a mais econômica do mercado, teve um melhoria no consumo de combustível de até 20% por conta da inovação tecnológica do sistema hidráulico LoadSensing, que permite, também, uso racional de óleo hidráulico, reduzido o nível de ruído e poluição. Outra vantagem desse sistema é a possibilidade de escolher três modos de operação (Economia, Eficiência e Performance.) Assim, o usuário final pode escolher a melhor relação entre custo operacional e produtividade do equipamento.

Na linha de equipamentos elétricos, a Movicarga (fone: 11 5014.2477), distribuidora oficial das empilhadeiras Nissan, tem como destaques: empilhadeira retrátil modelo UHS 200, com capacidade para 2.000 kg e torre de 3 estágios e 9,6 m; paleteira PLL 200, com a mesma capacidade; paleteira patolada PSH 160, para 1.600 kg, com torre de 3 estágios e 4,2 m; e paleteira PLP 250, com capacidade para 2.500 kg. Em equipamentos a combustão, a novidade é a possibilidade de adquiri-los com a sua emissão de carbonos neutralizada pelo período de um ano.

A Piazza Empilhadeiras, revendedora Paletrans, acaba de lançar a sua loja virtual - www.piazzaempilhadeiras.com.br. Em sua linha de produtos estão: transpaletes manuais e elétricos, empilhadeiras manuais, semielétricas e elétricas e empilhadeiras retráteis, bem como peças de reposição.

Com capacidades que variam de 1 a 1,6 toneladas, a nova versão da RX50, empilhadeira elétrica contrabalançada de 3 rodas fabricada pela Still Brasil (Fone: 11 4066.8100), foi premiado com o IF Produto Design Award 2011. Conta com motores de corrente alternada e o sistema Boi-Q, que contribui para a economia e consciência ecológica. Outro destaque da companhia é a empilhadeira contrabalançada a combustão modelos CLX25 e CLX30 (2,5 ton. e 3,0 ton. respectivamente). Movida a gasolina ou GLP (sistema DUAL), utiliza vaporizador/regulador nacional que proporciona mais rendimento com baixa emissão de poluentes. A empilhadeira contrabalançada híbrida RX70, também movida à combustão (diesel ou GLP), possui super caps: banco de capacitores que armazena energia proveniente do sistema de freio regenerativo. Esta energia é reutilizada pelo sistema de tração (elétrico), reduzindo o consumo de combustível. O sistema de freio deste equipamento é lamelar, com discos metálicos envolvidos em material sintetizado e banhado em óleo que, além de grande eficiência, minimiza os custos de manutenção. Já a empilhadeira elétrica retrátil FMX é disponível nas versões FMX17 e FMX20 (1,7 toneladas e 2 toneladas, respectivamente). A cabine de comando, com amplo espaço de trabalho, garante facilidade de operação com conforto e segurança, proporcionando maior produtividade.

O lançamento da Yale (Fone: 11 5683.8531), a empilhadeira GP050LX, atende às mais diversas operações em indústrias e varejo. Segundo a empresa, oferece uma combinação entre a carga transportada e baixo consumo, com maior eficiência e baixo custo operacional, garantindo uma redução de 12% em seu consumo.

Gestão e controle aplicados à logística – Soluções de TI

A 3T Systems (Fone: 11 2125.8300), empresa que desenvolve soluções para transportadoras utilizando tecnologia de rastreamento para monitoramento básico, segurança e logística, trabalha atualmente com três soluções para o mercado. O 3T Inovação é um rastreador com serviços de avaliação comportamental de motorista ao volante. A novidade ajuda o gestor da frota a implementar melhores práticas de condução, minimiza riscos de acidentes e reduz os custos com combustível e manutenção dos veículos, segundo a empresa. Outro serviço é o 3T Controle, Sistema de Segurança Automotiva completo com cobertura patrimonial. O sistema é capaz de mostrar a localização do veículo por meio da aplicação 3T WEB, um software de monitoramento específico. A solução origina diversos relatórios gerenciais, como o histórico de posição e velocidade, além de dispor do serviço de pronto atendimento da Central de Monitoramento 24h, que auxilia na recuperação do veículo com acionamento de bloqueio em caso de roubo, sequestro e outras emergências. Para suportar processos logísticos de distribuição com uma aplicação de monitoramento e controle operacional que assegure o desenvolvimento das atividades e utilização dos recursos sempre com maior desempenho, a empresa ainda disponibiliza o 3T Logística.

O computador veicular MTC6 Advantech-Dlog (Fone: 0800 770.5355) é projetado para condições extremas e robustas, resistindo, segundo a empresa, a quedas, choques e vibrações. Opera até submerso em água e o touchscreen frontal é capaz de suportar o impacto direto de uma bola de metal de 500 g, lançada de uma altura de 1,3 m.

A Almmati Sistemas (Fone: 45 3035.3587), companhia que desenvolve soluções de gestão empresarial para os segmentos logístico, serviços, industrial, atacadista e varejista, anuncia parceria com a Targit Brasil para comercializar a solução de Business Intelligence (BI) no Paraná. A ferramenta, que está posicionada no topo do ranking da preferência mundial de soluções de Business Intelligence, segundo o último estudo realizado pelo Application Research Center (BARC), será comercializada de forma integrada ao ERP (Enterprise Resource Planning) da Almmati. No entanto, ela poderá ser implementada em clientes que já utilizem outros softwares.
Com mais de 3.500 sistemas implantados em 750 organizações no Brasil, a Benner Sitemas (Fone: 11 2109.8500) oferece tecnologia para os segmentos de transportes e logística em áreas como o controle detalhado de custos, implementação da gestão de riscos, controle de rota, tráfego e frota, implementação de política comercial flexível, revisão e implementação de boas práticas em diversas áreas do mercado. A Benner Transportes e Logística trabalha com softwares como o Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS), abrangendo as companhias que atuam com carga fracionada, fechada ou líquida. A empresa também atua com o WMS, atendendo às necessidades operacionais de controle e gestão das mercadorias e contêineres armazenados, além do controle financeiro e gerencial de toda a operação. O sistema de Manutenção de Frotas busca auxiliar na redução de custos das empresas.

A GKO (Fone: 21 2533.3503) está lançando a nova versão do TMS GKO Frete, sistema para gestão de fretes contratados. Segundo a empresa, alguns benefícios proporcionados pelo sistema são: elimina 2% do valor geral do frete com auditoria; redução de 5% a 10% do valor geral do frete com o uso da simulação; amplia entregas no prazo e reduz reentregas, devoluções e extravios com avaliação das transportadoras; e permite maior controle desde a coleta até a entrega.

A Gocil (Fone: 113528.9050) anuncia o lançamento do mSafe 3000, terminal portátil com GPS e conectividade GSM. Para uso por profissionais, veículos e bens que necessitem de proteção e monitoramento em tempo real, empresas de segurança, busca e salvamento (SAR), proteção familiar, gerenciamento e segurança de frotas e equipes, o aparelho é um rastreador pessoal compacto e portátil, que inclui botão SOS para emergências. Ao ser acionado, o botão faz com que o aparelho envie uma mensagem imediata para a plataforma de rastreamento e alta sensibilidade GPS.

A Opentech (Fone: 47 2101.6122), companhia de soluções de gerenciamento de risco e logística, apresenta a ferramenta SIL (Sistema Integrado de Logística). O produto é um software de logística que aponta todas as movimentações e eventos de um veículo, como embarque, tempo de viagem, entregas, entre outros. “O SIL é capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar informações que permitem a tomada de decisões em tempo real para garantir planejamento, segurança, economia e funcionalidade”, explica Alfredo Zattar, presidente da Opentech. A solução pode ser integrada ao Protheus, um dos ERPs da TOTVS.

A Otimis (Fone: 47 3036.7800) oferece soluções focadas na área logística, como WMS, TMS, LMS, YMS, Demand Planning, S&OP, Consultoria e Service Desk, dentre outras. E, em parceria com a JDA Software, lança no Brasil o Supply Chain Now, uma solução para gerenciamento da cadeia de suprimentos que oferece um rápido Retorno sobre o Investimento (ROI) com baixo risco a partir de quatro meses, segundo a empresa. Gestão de Demanda e Produção, Reposição e Planejamento de Estoque e Otimização de Ordens são algumas das vantagens proporcionadas pelo sistema.

A S&A Sistemas (Fone: 31 4501.0000) apresenta a sua mais nova tecnologia incorporada ao SAGA WMS Advanced, sistema de operação por comando de voz. O SAGA é o primeiro software WMS a operar por comando de voz no país, em parceria com a Vocollect®, empresa especializada em tecnologia de soluções para captura de dados por voz para sistemas WMS’s de Centros de Distribuição e Varejo de alta performance. As características do produto permitem que a produtividade aumente entre 25 a 35% apenas ao fazer com que os operadores fiquem com as mãos livres para mover caixas e produtos sem a necessidade de digitar ou ler etiquetas de códigos de barras, realizando o trabalho todo por comando de voz. Dessa forma, a atenção dos profissionais também fica toda voltada para a operação, o que aumenta a acuracidade nas movimentações e elimina erros na separação de produtos. Por meio do software, o operador pode escutar detalhes da mercadoria como: descrição, vencimento, peso, lote e código.

A Sascar (Fone: 0300 789 6004) lança o SASMoto, um rastreador exclusivo para motocicletas que permite monitoramento mesmo com a moto desligada.Trabalha por sinal GPS, com comunicação em tempo real via rede GSM em todo o país. Outras características do produto são: visualização via WEB, posicionamento a cada 2 minutos, gestão de operações logísticas e um acelerômetro eletrônico, dispositivo que detecta se a motocicleta está em movimento, mesmo que desligada, e informa o rastreador em curtos espaços de tempo para facilitar sua recuperação em caso de furto. A Sascar também atua com telemetria, por meio da empresa Blue Tec. O Bluetec 400 (disponível nas versões Bluetec 400 RF, Bluetec 400 RF Plus e Bluetec 400 GSM), um dos produtos da empresa, é um computador de bordo que gerencia eletronicamente a frota disparando um alarme a cada infração cometida pelo motorista, que é registrada e transmitida à central da empresa. O Forklog (modelos ForkLog RF, ForkLog RF Plus e ForkLog GSM) é um sistema de monitoramento e telemetria que registra o que acontece com veículos de movimentação interna, como empilhadeiras, registrando e padronizando a forma como os veículos estão sendo operados. A solução também gera relatórios que permitem premiar quem obtiver os melhores resultados. O Forklimit é um velocímetro digital microprocessador para empilhadeiras, máquinas e demais veículos de movimentação interna que controla a velocidade da condução da máquina. Já o Pumplog é um computador instalado no parque de bombas para controlar o abastecimento de combustível da garagem. Com o Pumplog, a empresa é capaz de monitorar até quatro bombas simultaneamente, registrando hora e data de cada abastecimento e identificando o frentista, o motorista e o veículo abastecido. A quantidade de litros de combustível também é medida eletronicamente.

A SDI (Fone:19 3707.1551) oferece soluções de logística, consultoria, engenharia, manuseio de produtos, gerenciamento de CD’s, softwares e integração, atendendo ao varejo especializado, armazenagem, varejo e manufatura de vestuário, como também áreas postal e de encomendas. Os serviços de consultoria fornecem uma planta “blueprint” para soluções de manuseio de materiais de um projeto que deverão ser desenhadas e implementadas. De sistemas de controle a WMS, os softwares da empresa cobrem a gama completa das necessidades dos clientes em relação aos Centros de Distribuição. Além disso, faz o desenho, manufatura e implementação de um equipamento de manuseio e separação individual customizado para manusear, processar e separar uma variedade de produtos, desde vestuário, joalheria, livros, CD’s, DVD’s, caixas a embalagens de correio. E integra sistemas de softwares padrão ou customizados de esteiras como parte de uma solução completa

A Sofit (Fone: 47 3473.0222) apresenta novas soluções para gestão de manutenção de frotas. A companhia, especializada em soluções SaaS – Software as Service, oferece o Sofit 4Transport, solução que permite o controle completo da frota corporativa e o gerenciamento de veículos próprios ou de terceiros. Fornecida na versão SaaS, a solução reduz custos de operação, dispensando os gastos com implementação, infraestrutura de TI ou treinamento de funcionários, já que é completamente operada via web. O único gasto é uma mensalidade calculada de acordo com o número de veículos da frota a ser monitorada. “O usuário pode acessar os sistemas de qualquer dispositivo com acesso à internet, inclusive celulares, e verificar os indicadores de gestão de sua frota em tempo real, como consumo e custo de combustível, manutenções corretivas e preventivas, pneus e outros”, explica Giovani Amaral, CEO da Sofit.

Operações logísticas

A AGM Logística (Fone: 21 2107.6011) está iniciando uma nova parceria logística com uma multinacional do setor de embalagens e recipientes. A parceira é uma das maiores fabricantes de latas para bebidas do mundo e uma das líderes globais em embalagens para consumo, atendendo a várias indústrias nos setores de bebidas, alimentos, beleza, cuidados pessoais e saúde. O foco da parceria é a área de armazenagem e transportes de latas e tampas de alumínio para bebidas, em diversas cidades brasileiras e na América Latina. Para a primeira operação, feita em Manaus, AM, serão adquiridas diretamente das fábricas, no exterior, duas novas empilhadeiras com capacidade de carga superior a 15 toneladas e duas paleteiras hidráulicas com capacidade de até 19 toneladas. A AGM disponibilizará ainda o AGM Logic (sistema integrado de WMS e TMS) com EDI com SAP, sistema que funciona “on line real time”, disponibilizando vários relatórios ao cliente pela WEB, como: posição atualizada de estoque, reposição do mesmo, pedidos em separação, pedidos em expedição, em transporte e entregas.

A AGV Logística (Fone: 19 2127.9283) iniciou suas atividades na cadeia de frios, com a armazenagem de margarinas. Hoje, atua nos segmentos automotivo, de bens de consumo, industrial e serviços, químico, saúde animal, saúde humana, serviços bancários, tecnologia e varejo, atuando com 54 Centros de Distribuição, 5 pontos de apoio e 17 operações in house, bem como com 75 filiais. Os serviços incluem: armazenagem, gestão de estoques, transporte e distribuição, transporte dedicado, transporte de produtos sensíveis, logística promocional, logística reversa, logística de carga extrapesada, fornecimento de embalagens e insumos, gestão de operações in-house, consultoria e projetos logísticos, revitalização de ATMs, soluções personalizadas em sistemas – TI e assessoria em comércio exterior, importação e exportação.

A Atlas Transportes & Logística (Fone: 11 2795.3100) anuncia o investimento de R$ 11 milhões na aquisição e renovação da frota. Ao todo, 130 novos veículos serão comprados, equipados com sistema de rastreamento, elevando a frota total da companhia para 1.800 veículos. Entre as máquinas estão 65 carretas, 19 veículos toco, 40 veículos leves, um veículo truck, dois cavalos mecânicos e três veículos urbanos de carga. Os veículos de maior porte serão alocados nas transferências entre as filiais e os demais nas operações urbanas.

Um novo conceito de logística para transporte de madeira para a Unidade Aracruz da Fibria – empresa brasileira com forte presença no mercado global de produtos florestais – é a novidade da Aqces (Fone: 11 3296-6900). O projeto começou em fevereiro desse ano e a operação busca transportar mais de 1,3 milhões de toneladas de madeira por ano, com média de 10 milhões de km rodados. Para isso, a Aqces investiu mais de R$ 20 milhões na compra de 40 conjuntos tritrem florestal e 40 cavalos mecânicos com 460 cavalos de potência. A operação consiste no transporte de toras de eucalipto de áreas no Espírito Santo e Bahia até a fábrica localizada na cidade de Aracruz, ES, e aumento da performance operacional dos ativos. A empresa ainda investiu na criação de um ponto de apoio na cidade de São Mateus, ES, que permitirá a troca dos motoristas ao longo das 24 horas do dia, aumentando a produtividade. O monitoramento será realizado em 100% da frota, com o auxílio de rastreadores e sensores de telemetria, com controle total e instantâneo (on-line) da exata localização do veículo/produto.

A Ativa Distribuição e Logística (Fone: 11 4143.8727) atua no segmento de transporte rodoviário de cargas e, também, como operador logístico especializado no gerenciamento e na operação de toda a cadeia logística de produtos farmacêuticos, cosméticos e têxteis. Opera em todo o Brasil e mantém filiais nas regiões sudeste e sul do país, oferecendo serviços como gestão de estoque e armazenagem do produtos, picking (separação) e expedição de produtos, picking fracionado, emissão de notas fiscais, indicadores de performance, cross-docking, montagem de kits, rotulagem, paletização e etiquetagem, aplicação de filme stretch, transporte integrado para transferências e distribuição em todo território nacional.

A Autlog (Fone: 11 4243.4133), operadora logística de material promocional, oferece serviços de armazenagem, manuseio e montagem de kits, distribuição aérea e rodoviária, logística reversa, positivação e pesquisa de materiais no ponto de venda (PDV). Atende a departamentos de marketing, promoções, trade marketing e eventos e está apta para atuar nas áreas de cosméticos, alimentos, saneantes (como desinfetantes, detergentes e inseticidas), correlatos (equipamentos e utensílios médico-hospitalares, como medidor de pressão e glicemia) e medicamentos.

A Braspress (Fone: 11 2188.9000) informa que a frota de caminhões da marca atingiu as mil unidades. De acordo com a empresa, a frota é a mais jovem de todo o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), com idade média de 2,5 anos, devido à constante renovação dos caminhões. “A renovação da frota não é importante apenas para o transporte rodoviário, mas também para o Brasil, pois cerca de 37 mil pessoas morrem por ano em acidentes. Desse número, uma parcela substancial da responsabilidade dessas é o envelhecimento dos caminhões, que ultrapassam os 30 anos de uso”, afirma Urubatan Helou, diretor-presidente da empresa. O milésimo caminhão da frota recebeu o chassis de final 77, em referência ao ano de fundação da empresa, 1977.

O Bueno Grupo (Fone: 12 3955.1100), especializado em operações de transporte, anuncia a ampliação da área de armazenagem e operações logísticas em Itapevi, SP, com um novo prédio. O novo ambiente conta com 6.136 m2 de área coberta, 12 metros de pé direto, 7 docas cobertas, piso nivelado a laser e com a estimativa para 6.000 posições/paletes, podendo ser ampliada para 12.500 m2 de área coberta e para 13.000 posições/paletes. O objetivo da ampliação é atender à demanda crescente dos clientes atuais da Armavale, empresa do grupo, e prospectar novas operações na região.

O foco de atuação da Célere (Fone: 11 5670.5670) é implementar e operacionalizar soluções em intralogística, utilizando ferramentas de PMO (Project Manager Officer) e metodologias específicas para alcançar soluções personalizadas para os clientes. Hoje, a empresa conta com estrutura completa para atender todas as necessidades do processo de movimentação interna de indústrias.

O Consórcio Linha Azul (Fone: 19 3753.1000) completa seis anos. Dentre as 40 empresas que hoje operam o Despacho Aduaneiro Expresso ou Linha Azul – criado pela Receita Federal do Brasil para facilitar as operações de comércio exterior e que permite que as empresas que possuem essa habilitação tenham mais agilidade e preferência na liberação das cargas –, 18 foram auditadas pelo consórcio, que é integrado pelas companhias Tradeworks, Consulcamp e RGC. “São inúmeros os benefícios que a empresa habilitada no Linha Azul tem, como o tratamento expresso pela RFB nas operações de importação e exportação, com desconto na armazenagem independente do modal e redução no custo do frete, além de melhor controle interno na empresa”, explica Ulysses Portugal, diretor de auditoria do Consórcio Linha Azul e da Tradeworks.

Quando foi criada em 1960, a Elba Equipamentos e Serviços (Fone: 31 3555.2600) – antes conhecida como Elba - Construtora Euler e Barbosa – dedicava-se ao ramo da construção civil e à locação de equipamentos pesados. A partir de 1970, a empresa evoluiu para o ramo de prestação de serviços especializados, mudando o nome para Elba Equipamentos e Serviços e agora atua com logística de movimentação de matérias-primas e insumos necessários ao processo produtivo industrial; logística de movimentação de produtos acabados; prestação de serviços de apoio às atividades de manutenção industrial com equipamentos pesados; logística integrada, envolvendo atividades de recebimento, armazenagem, expedição e transporte (entrega) para almoxarifados e pátios de CAPEX e OPEX; locação de equipamentos; beneficiamento de resíduos siderúrgicos em planta de beneficiamento e guindastes de boleamento.

Formado por empresas com especialidade em logística da gestão industrial, o Grupo La Rondine (Fone: 19 3245.8016) atua nesse setor há 23 anos, com foco principal em serviços intralogísticos e logísticos de gestão industrial. Entre as suas atividades estão: terceirização in-house de montagem, envasamento e embalamento (prestação de serviços e industrializações in-house) e empacotamento ou administração de produtos acabados in-house (realizando todo o investimento em equipamentos e máquinas de embalar necessário para a operação do cliente). Outros trabalhos oferecidos são industrialização por encomenda para terceiros nas unidades da empresa, movimentações industriais internas (empilhadeiras, mão-de-obra especializada, gestão dos processos por sistemas de WMS e serviços de gestão especializados), abastecimento de linhas industriais, hub de embalagens (compra e armazenagens, almoxarifados e expedição), inventário, gestão e administração de embalagens retornáveis (Logística Reversa), além do armazenamento de produtos nacionais e importados.

No início do mês de julho último, a Hamburg Süd (Fone: 11 5185.5600) realizou o primeiro embarque de um contêiner de carga refrigerada no Porto Itapoá, SC, que entrou em operação no mês de junho. Foram exportadas 24 toneladas de carga de frango congelada, da Marfrig/Seara, que teve como destino final o Porto de Hakata, no Japão. O Porto Itapoá, com capacidade instalada para movimentar, em sua primeira fase, mais de 300 mil contêineres/ano, terá a abrangência regional que permitirá intensificar o atendimento tanto do transporte de longo curso quanto da cabotagem, funcionando como um porto concentrador que possibilitará operações de grandes navios que poderão ser utilizados em plena carga para atender o comércio exterior de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Empresa focada em soluções logísticas, a Hipercon (Fone: 13 3228.4100) possui diversas áreas de atuação, como a Logística Integrada, setor que coordena e opera todas as etapas da cadeia logística com estrutura própria. Outros serviços oferecidos são gerenciamento de projetos, com profissionais que organizam toda a logística dos serviços prestados por meio de projetos personalizados e específicos para cada cliente, e armazenagem e distribuição com terminais na faixa portuária de Santos, SP, onde estoca, organiza, unitiza e estufa diversos contêineres de cargas seca, frigorificada ou perigosa. Os armazéns ainda operam com cargas em sacas, big-bags, paletizadas em fardos, bobinas, tambores, soltas ou a granel, destinadas ao mercado interno e à exportação. A companhia também realiza o transporte rodoviário de cargas, desembaraço aduaneiro, reparo de contêineres e agenciamento marítimo.

A filial brasileira da ID Logistics (Fone: 11 3809.3400) é uma das grandes responsáveis pelo faturamento mundial do grupo francês. No ano passado, o valor alcançou 386,2 milhões de euros, com um crescimento anual de 24,7%. O lucro operacional aumentou 35,9%, totalizando 12,5 milhões de euros, e o lucro líquido consolidado aumentou para 5 milhões de euros, com crescimento de 16,3%. A receita bruta da ID Logistics Brasil atingiu R$ 114 milhões, com lucro operacional de R$ 3,3 milhões. O crescimento orgânico foi de 27%. Para este ano, a previsão de crescimento orgânico é de aproximadamente 25%. Eventos como Copa do Mundo e Olímpiadas, que ocorrerão nos próximos anos no país, é motivo de apostas de crescimento para a empresa, com oportunidades nos setores de construção civil, obras viárias e projetos de infraestrutura, para atender à circulação de brasileiros e estrangeiros.

A Irga (Fone: 11 3942.8100), especializada nas áreas de transportes superdimensionados, aluguel de guindastes, remoções e montagens industriais, conta atualmente com 420 funcionários que realizam rotineiramente treinamentos e reciclagem profissional. Atuando com responsáveis por realizar longas viagens e administrar ocorrências não-programadas, em missões que envolvem equipamentos e cargas de grande porte e equivalente valor, a empresa enfoca os treinamentos na segurança dos funcionários. Para garantir essa segurança e responsabilidade com o cliente, a preparação é feita na própria empresa, passando pela familiarização dos funcionários com os equipamentos e o conhecimento de limites e riscos que cada operação pode oferecer. A manutenção dos equipamentos também é levada em consideração pela empresa. “A cada novo empreendimento são verificados todos os equipamentos de segurança do conjunto transportador e estudados todos os itinerários, bem como as adequações a serem realizadas de acordo com o trajeto a ser percorrido,” afirma Bylly Washington dos Santos, supervisor operacional da empresa.

Empresas que necessitam de materiais capazes de isolar termicamente seus produtos podem contar com o foil de alumínio e resina refratária para conservar a temperatura interna de caminhões. Desenvolvidos pela NASA, o foil de alumínio isola 95% da radiação térmica, é resistente à umidade, evitando a proliferação de fungos, e não é tóxico. Com custo baixo em relação a outros sistemas, o produto pode ser aplicado em frotas completas e de qualquer porte. Já a resina refratária, aplicada externamente, tem alto poder de reflexão do calor, reduzindo a temperatura da chapa, e assim, a temperatura interna. A redução da temperatura pode chegar a 30%. Para o mercado de medicamentos, a Iso-Systems (Fone: 16 3911.2042) oferece o ISO-BAG®, fabricado em tamanhos personalizados para as diversas empresas. O produto pode ser utilizado em bolsas térmicas com a logo do fabricante ou distribuidor ou simplesmente envolvendo a caixa internamente ou externamente, com o Foil de Alumínio IsoFoil®.

A KMC Logística (Fone: 35 9148.9506) é um operador logístico cujos serviços compreendem: armazéns gerais, transportes rodoviários de cargas, aluguel de equipamentos e consultoria logística. Atua no mercado de embalagens: empresas fabricantes de PET e de latas de alumínio, alimentícias, fabricantes de motos e transportes em geral. Realiza inventário rotativo diário e mensal conforme as necessidades dos clientes.

A Kuehne + Nagel (Fone: 11 3037.3300) anuncia acordo realizado para adquirir ações do Grupo Eichenberg. A aquisição permite que a empresa atue com soluções logísticas integradas porta-a-porta, acelerando a expansão estratégica dos negócios no Brasil. “Esta aquisição está alinhada com nossa estratégia de crescimento global e se encaixa em nossos objetivos de expandir significantemente nossas atividades no Brasil, um dos mercados chave em expansão no mundo. O Grupo Eichenberg complementa o portfólio de serviços e base de clientes de nossa empresa com consistente performance nacional. Juntos, somos capazes de aumentar nossa proposta de valor, ao prover soluções globais integradas porta-a-porta no Brasil”, comenta Karl Gernandt, presidente do grupo Kuehne + Nagel. Dentre os mercados em que atua, o Grupo Eichenberg é, no segmento rodoviário, um dos líderes no mercado doméstico e do Mercosul, operando diariamente para a Argentina, Chile e Uruguai, além de ser importante no mercado aéreo doméstico.

A Libra Logística (19 3322.0100) anuncia a parceria com a Porsche para cuidar do transporte das nove etapas da temporada da Porsche GT3 Cup Challenge, com provas na Europa e América do Sul. A empresa será a parceira oficial de logística, realizando toda a gestão de informação e logística de transporte dos automóveis, peças, ferramentas e equipamentos, envolvendo remessas por contêineres em navios transcontinentais. “A Libra Logística tem investido em seu modelo de negócio para conquistar espaço no competitivo mercado de logística integrada”, afirma Eduardo Leonel ,presidente da empresa.

A Locar (Fone: 0800 770.0618) atua no segmento de transportes especiais e já é considerada a maior empresa da América Latina em içamentos de cargas por meio de guindastes. Para 2011, planeja um crescimento de 50% e, para isso, nos últimos dois anos, fez investimentos para sustentar o crescimento e atender, em especial, a demanda do mercado para uma série de obras de infraestrutura, em função do PAC, da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Fundada em 1988, passou por uma grande mudança a partir de 2007, quando segmentou as atividades, passando a contar com a Divisão de Gruas, Divisão de Plataformas e Manipuladores e Divisão Marítima, operando nesta última com grandes projetos e offshore, com expertise em remoção. Recentemente, criou a Divisão de Andaimes com a aquisição da empresa mineira Escalar e, paralelamente, vem investindo no segmento eólico.

A Lufthansa Cargo (Fone: 11 2161.7500) registrou aumento de 14,8% na tonelagem de carga nos primeiros seis meses do ano e fator de aproveitamento de espaço de 69,1%. A oferta de espaço da companhia cresceu 19,7%. Entre os principais motivos para esse alcance estão a reativação dos cargueiros parcialmente estacionados durante a crise, a ampliação da frota da AeroLogic para um total de oito aviões e a retomada da venda de espaço de carga da Austrian Airlines, em 1º de julho de 2010. A malha aérea da companhia serve atualmente cerca de 330 destinos em mais de 100 países, utilizando aviões cargueiros, compartimentos de carga dos aviões de passageiros da Lufthansa e da Austrian Airlines, além de caminhões.

A MAN Latin America (Fone: 11 5582.5335) anuncia que irá começar testes com o Ultra CleanTM Diesel no Brasil. Serão feitos três testes com motores e veículos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. Por meio de uma carta de intenções assinada com a norte-americana LS9, empresa de biotecnologia, a MAN será a primeira no mundo a testar a nova solução, mais simples e de menor custo que os biocombustíveis já desenvolvidos com matérias-primas de origem vegetal. O combustível a ser testado é feito a partir da fermentação de açúcares de plantas por meio da biossíntese do ácido graxo, realizada com bactérias geneticamente modificadas. Dispensando as etapas industriais de fabricação, esse diesel apresenta menor custo de produção. Ele também tem melhor combustão, suporta períodos mais longos de armazenagem e não cristaliza quando utilizado em menor temperatura ambiente.

Entre os serviços oferecidos pela Maxitrans (Fone: 11 3685.2786) estão transporte e logística terrestre internacional LTL e FTL, além de permisso internacional Brasil-Argentina.

A MMX (Fone: 21 2555.5557), mineradora do Grupo EBX, anuncia acordo preliminar de dez anos com Minerinvest Mineração que estabelece bases para negociação de contratos para embarcar 5 milhões de toneladas de minério de ferro. Esses volumes são anuais e estarão sujeito à cláusula de take-or-pay de 80%. A negociação ainda deverá ser aprovada pelo Conselho de Administração da MMX e da Minerinvest. Para o embarque do minério, a Minerinvest pagará US$ 19,77 por tonelada. Essa taxa será reajustada com base no preço do minério de ferro a partir do segundo trimestre de 2011, com preço mínimo estabelecido de US$ 15,90 por tonelada. A empresa também venderá até 5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano para a MMX ao preço de US$ 64 por tonelada seca, com 63,5% de teor de ferro. A base será o preço praticado no segundo trimestre de 2011 e o piso estabelecido em contrato será de US$ 30 por tonelada. O contrato também prevê que a MMX irá vender até 40% do volume anual (2 milhões de toneladas) para um importante produtor de aço europeu, a preço de mercado.

A Panalpina (Fone: 11 2165.5500) divulga as previsões para os próximos anos e espera margem operacional (EBITDA) de 20% em 2014, além de uma intensidade de capital de giro líquido de 2% ou menos. Os transportes aéreos e marítimos da empresa estão sendo complementados por Serviços de Cadeia de Suprimentos (SCS), como otimização da cadeia de suprimentos, e também Serviços de Valor Agregado (VAS) em Logística, entrada a manufatura, serviços de adiamento ou pós-vendas. Os investimentos da empresa também serão voltados para o aumento de suas capacidades de logística in house nos próximos anos. Entre 2011 e 2014, a empresa espera um crescimento médio no volume de mercado de 5% para frete aéreo, 7% para frete marítimo e 5% para logística. “Nossa meta clara é superar o crescimento do mercado. Isso será atingido, principalmente, por meio de crescimento orgânico, mas as aquisições continuam sendo uma opção viável”, afirmou Marco Gadola, CFO da empresa. Durante esses anos, os fretes aéreo e marítimo se concentrarão nas rotas que conectam a Ásia com economias tradicionais e com mercados emergentes, sendo a Intra-Ásia a rota mais importante.

A Ramos Transportes (Fone: 11 2955.1500) continua a expandir os negócios na região Norte com novas filiais em Boa Vista, RR, e Belém, PA. Com investimento de R$ 6 milhões realizado por meio de parcerias, a filial de Belém passa a atender 40 caminhões simultaneamente, o que representa um aumento de 230%. No entanto, o principal diferencial do local é o moderno terminal de cross-docking, que facilita a conferência de carga fazendo com que ela permaneça por menos tempo no depósito. “Utilizamos uma frente para descarga e outra para carregamento”, detalha Tibério Ramos, vice-presidente, acrescentando que “a filial Belém trabalha com três tipos de modal: aéreo, rodoviário e fluvial”. Outra novidade é a criação do novo terminal na região metropolitana de São Paulo. Com investimento de R$ 50 milhões e em parceria com a RB Capital, a nova estrutura praticamente triplicará sua capacidade operacional, já que a planta irá unificar os três prédios da empresa na região, reduzindo os custos operacionais e aumentando a eficiência com um tempo menor no manuseio da carga. Localizada entre as Rodovias Dutra e Ayrton Senna e próxima ao minirrodoanel Jacu-Pêssego, a filial terá 50.000 m² de área útil, depósito de 18.000 m² e capacidade para atender 160 caminhões, simultaneamente.

A empresa carioca Seven Cross (21 2481.0332) opera há seis anos com soluções multimodais que integram os meios de transporte rodoviário e logístico. Atualmente, a companhia possui cinco postos de atuação em toda Região Sudeste. O atendimento personalizado passa por serviços como armazenagem, cross-docking, logística e transporte de carga – distribuição, que são realizados para mais de 20 clientes ativos apenas na região.

A Sinocam Caminhões (Fone: 49 9142.3983), concessionária Sinotruk para Santa Catarina e Espírito Santo, irá lançar em novembro uma nova versão do caminhão Sinotruk Howo 380 6x4. Marcel Wolfart, diretor comercial da empresa, comenta que o novo modelo é mais robusto, ágil e econômico e vem suprir as necessidades dos empresários florestais, tanto nas rodovias como nos trechos fora de estrada.

A TALOG (Fone: 19 2101.7100) colocou em operação um centro de distribuição em Pernambuco, com três mil posições-paletes. Outros dois CD’s serão inaugurados para reforçar a atuação da empresa no Norte e Nordeste: um em Salvador, BA, e um em Fortaleza, CE.

Empresa com mais de 20 anos no mercado de transporte de cargas fracionadas, a TDB Transporte (Fone: 11 2127.4900) se especializou em serviços e se tornou grande fornecedora da indústria calçadista de Birigui, em SP – um dos polos industriais de calçados mais importantes do Brasil. A cidade é a nova base de operações da transportadora, que atende cerca de 60 clientes na região e movimenta mais de 40 metros cúbicos de carga por dia. O diretor da empresa, Thiago Menegon, comenta que “o segmento calçadista representa 8% do faturamento e a frota da empresa é capaz de atender as principais cidades do Estado num prazo médio de 48 horas”.

A Tietê Veículos (Fone: 11 3622. 2022), empresa especializada no setor agrícola, renovou em junho a frota de caminhões da Luft Agro (Fone: 11 4772.4200). Foram entregues 138 novos caminhões da Man Latin America, nos modelos VW Constellation VW 24.250 e VW 15.180.

O ano de 2011 celebra uma importante data para a Translovato (Fone: 54 3026.2777), empresa de transporte de cargas. Nesse ano, a companhia celebra seus 32 anos no mercado, contando com mais de mil veículos leves, médios e pesados, renovados constantemente. As operações logísticas são de responsabilidade das 17 centralizadoras, além da matriz, localizada em Caxias do Sul, RS. A expectativa da empresa é fechar esse ano com crescimento de aproximadamente 20%.

A Veloce Logística (Fone: 11 3818.8000), criada há dois anos para assumir as operações da americana Ryder Logistics, que deixou o país, conta atualmente, como clientes, montadoras como Toyota e GM. Entre outros serviços, a Veloce faz o milk-run (coleta) de autopeças nos fornecedores no Brasil e os transporta até as fábricas dessas marcas na Argentina. A empresa faz parte do grupo Pátria Investimentos, que controla ou já controlou empresas de diversos setores, como Casa do Pão de Queijo, Laboratórios Dasa e Faculdades Anhanguera.

A Volvo (Fone: 41 3317.8296) apresenta a nova linha F de caminhões, que chegará ao mercado em 2012 com nova motorização e com a tecnologia SCR, que permite atender às demandas legais de Proconve P7/Euro 5. Essa linha está enfocada em emitir menos poluentes durante a utilização. “A linha FH e FMX com motor 13 litros traz uma nova motorização, que torna os caminhões ainda mais potentes, proporcionando baixo consumo de combustível e grande produtividade”, conta Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F. A partir de janeiro, os veículos sairão da linha de produção com as seguintes potências: 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv. Já os FMX terão potências de 420 cv, 460 cv e 500 cv. Outra novidade é a nova caixa de câmbio I-Shift que proporciona menor consumo de combustível, mais conforto ao motorista e mais segurança para a operação. A Volvo Trucks também é a primeira empresa a oferecer caminhões a gás para operações de longas distâncias na Europa. A companhia anuncia o lançamento do Volvo FM Metano-Diesel, caminhão movido por uma mistura de combustíveis com até 75% de gás, que reduz as emissões de CO2 em aplicações de transporte pesado, em longas distâncias, com tecnologia de gás combustível de eficiência 30% a 40% superior aos motores convencionais a gás. O caminhão movido a biogás da Volvo é capaz de reduzir a emissão de dióxido de carbono em até 70%, se comparado com o motor a diesel convencional. As primeiras unidades do FM Metano-Diesel serão vendidas na Holanda, Grã Bretanha e Suécia e os planos são de fabricar 100 caminhões até o final do ano.

Movimentação de materiais

A Blanck & Partners (Fone: 11 3048.4059), empresa que atua com máquinas e equipamentos especiais para indústria automobilística, de autopeças e vidro, além de trabalhar como consultoria em Tecnologia de Balanceamento Dinâmico, é a representante de importantes empresas do setor. Entre elas estão as alemãs Grenzeback, com sistemas de transporte (linhas de corte para fábricas de vidro plano), e Hubtex, com veículos especiais para transporte interno, empilhadeiras quadridirecionais, carros elétricos sobre trilhos, carretas para cargas elevadas, cargo trailers, tratores e rebocadores especiais. Também da Alemanha, a Mafi trabalha especificamente com rebocadores especiais para transporte interno e rebocadores elétricos, enquanto a sueca Famek Ab traz ao país produtos como movimentadores de veículos e sistemas de transporte de carretas e paletes.

A Dematic (Fone: 11 3627.3100), especializada no fornecimento de equipamentos e sistemas logísticos para movimentação de materiais, anuncia o lançamento do sistema RapidPick como uma nova solução de alta performance no atendimento à separação de pedidos em caixas fracionadas. O sistema foi projetado para distribuir itens em caixas fracionadas ao operador, numa configuração que permite a escolha de até 1.000 itens/operador/hora. Com essa característica, o RapidPick tem alta precisão na separação dos itens, além de possuir componentes modulares mecanizados, como estações de reabastecimento, estações de picking, racks e módulo abastecimento da separação. Compacto, a utilização de área cúbica condensada pelo sistema é obtida através do uso de módulos de abastecimento chamados de Dematic Multishuttle, compostos por transportadores que trafegam sobre uma estrutura de rack modular, com uma unidade em cada nível, acessando as posições de armazenagem em ambos os lados, com simples ou dupla profundidade.

A Êxito Importadora & Exportadora (Fone: 11 3709-2120), importadora oficial para o mercado nacional da XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group), fornece o manipulador telescópico XT 680. A máquina eletrônica multifuncional trabalha com motorização Cummins, que pode ser utilizada em levantamentos de até 17 metros e carregamentos de 4,5 toneladas. Além de uma estrutura compacta, o manipulador tem uma elevação sensível e um ajuste automático. O modelo pode ser usado em trabalhos de construção civil, como elevação de cargas e ferramentas, enchimento de cofragens de concreto, limpeza do local, montagem de estruturas, montagens industriais e manuseio de cilindros, além de desmontagem de cargas de caminhões e contêineres. Dentre as especificações estão: velocidade máxima de 37 km/h, largura do garfo de 1.200 mm e ângulo de partida de 46 graus.

A Intelligrated (Fone:19 3707.1551) foi criada com a visão de prover soluções para manuseio de materiais, serviços e produtos para uma grande variedade de clientes, com foco particular nos desafios das indústrias de logística e distribuição. A empresa aumentou este seu portfólio com a compra da FKI Losgistex na América do Norte e Sul, passando a fornecer sistemas de reabastecimento de pedidos Real Time Solutions e os distribuidores Crisplant® tilt-tray e cross belts. Oferece uma gama completa de esteiras para manuseio de caixas e paletes, sistemas de esteiras e controles para armazéns, centros de distribuição, operações postais e de encomendas, operações para manuseio de bagagens de aeroportos e indústrias, bem como soluções automatizadas de separação. Do recebimento à expedição, as soluções de software da empresa gerenciam equipamentos de manuseio de materiais, pessoas e processos para armazém ou centro de distribuição. E também oferece sistemas de manuseio integrado de materiais para todas as etapas da fabricação e distribuição do produto.

A Poliequip (Fone: 11 3931.8329) é uma empresa especializada em distribuição e manutenção de equipamentos industriais. Distribuidora autorizada da Kukdong, considerado o maior fabricante de talhas da Coréia do Sul, fornece talhas de corrente e troles, elétricos ou manuais, com capacidades entre 125 kg e 30 ton, com uma ou duas velocidades de elevação e estoque permanente de equipamentos com capacidade até 5 ton.

Com mais de 25 anos de mercado, a Tecnotextil (Fone: 13 3229.6100) é considerada a fabricante brasileira de cintas de poliéster para movimentação de cargas pesadas, contando com a maior fábrica nacional no setor em área construída (5.100 m²). Com alto poder de proteção, as cintas são usadas em transporte de tubos, em processos internos (movimentação de maquinários), no transporte e na elevação de materiais. Os produtos ainda são específicos para siderurgia, mineração, exploração de petróleo (off shore), indústria automotiva, operadores portuários, operadores logísticos, depósitos, montagens, construções, portos, aeroportos e indústrias diversas. A companhia também possui certificação ISO 9001:2008, tanto para a fabricação como para a comercialização das cintas, confeccionadas com número extra de fios para dar segurança adicional às cargas. Prestação de serviços também está na ordem da empresa, que oferece todo o treinamento para uso correto, manuseio e inspeção dos produtos adquiridos, incluindo instruções ministrada

Unitização de cargas

A All Plastic (Fone: 11 3683.7990) fornece uma linha completa de caixas plásticas para utilização em diversos canais, desde uso doméstico até indústrias e comércio em geral, em modelos com e sem tampa, vazadas e fechadas, em diversas cores, com ou sem aplicação do nome ou logotipo da empresa. Fornece, ainda, bandejas, bins, caixas dobráveis, estantes, pisos e paletes, entre outros produtos. Trabalha com PEAD, PP, acrílico, bioplástico e outros plásticos.

A Cyklop do Brasil (Fone: 11 4173.5000), especializada na comercialização de equipamentos e insumos para fechar, atar, unitizar e paletizar volumes variados de cargas, fornece as envolvedoras com filme esticável CS-301, CS-151, CS-80. Possuem duas entradas para garfos de empilhadeiras e as velocidades de subida e descida do carro de filme são ajustáveis individualmente, o que minimiza a sobreposição e o consumo do filme. Além disso, os modelos possuem três programas de envolvimento standard, incluindo um para a aplicação de filme de cobertura. A empresa oferece, ainda, a fita Petstrap, em poliéster de alta resistência e usada para cintar caixas, paletes e outros volumes, sendo fornecida em medidas 10, 13, 16 e 19 mm de largura, com resistência de 2.000 N ou 8.600 N. Outro produto que a empresa dispõem ao mercado é o aparelho pneumático CP 500, para arqueação manual com fita plástica.

A Indumak (Fone: 47 2106.0555), especializada em processos de acondicionamento e que fabrica enfardadeiras, empacotadoras e dosadores, lançou aquele que é considerado o primeiro robô paletizador totalmente fabricado no Brasil. Com giro de 360º e quatro eixos com movimentos simultâneos, possui, ainda, sistema de segurança, conforme normas internacionais. A velocidade depende do estudo do projeto específico para a necessidade de cada cliente, e inicialmente atende até 14 ciclos por minuto, dependendo do layout e da aplicação, conseguindo sustentar cargas de até 50 quilos.


 

Comentários

Comentar
Não há comentários no momento

Publicidade

anuncie
 

Conteúdos Relacionados