Colunas
-
Eduardo M. R. Lopes
21 de abril de 2013
Os círculos viciosos e virtuosos do transporte
No transporte rodoviário de cargas há uma premissa universal que diz que “caminhão parado no pátio é prejuízo”; seja porque não há mercadorias para serem transportadas (talvez porque a frota esteja mal dimensionada, a atividade econômica esteja em baixa, etc.) ou porque ele simplesmente está impossibilitando momentaneamente de fazê-lo (talvez porque esteja em manutenção, etc.). […]
-
Hélio Meirim
17 de abril de 2013
Indicadores de desempenho logístico: como obter o melhor deles?
Ao longo do tempo temos percebido que a forma de gestão dos processos logísticos vem mudando bastante. No passado, a função do gestor era muito focada em instrumentos que priorizavam o controle detalhado sobre as atividades de sua equipe. No entanto, com o passar do tempo, tivemos um aumento do nível de exigência dos clientes […]
-
O Brasil e seus vários projetos atrasados
8 de abril de 2013
O Brasil e seus vários projetos atrasados
Estamos num canteiro de obras verde e amarelo, são construções expressivas com orçamentos gigantescos, pouca efetividade e sinergia, no maior estilo “eu que fiz”. A conotação dada a projetos no Brasil está sempre no gerúndio; solucionando quase que num passe de mágica todas as necessidades, anseios e expectativas evidenciadas; algumas sem que o projeto tenha […]
-
Eduardo M. R. Lopes
7 de abril de 2013
Em qual lado você está?
Muitos já tiveram este dissabor alguma vez na vida: na semana em que se resolve fazer as compras do mês no supermercado é justamente aquela em que o refrigerador resolve dar uma pane momentânea. E aí é aquela correria para tentar armazenar algo na geladeira do vizinho (se puder e ele estiver em casa) ou […]
-
Hélio Meirim
23 de março de 2013
Enxergando o problema de queda de rentabilidade
É muito comum, quando nos deparamos com uma situação indesejada (problema), pensarmos que tudo está perdido, ou que todo o processo está ruim e que sendo assim é preciso mudar radicalmente. Pois bem, algumas vezes, claro que é necessário mudanças radicais para reverter uma situação, mas antes de optarmos somente por esta alternativa, o ideal […]
-
Eduardo M. R. Lopes
23 de março de 2013
A gestão comportamental e os custos invisíveis
O cenário para o transporte rodoviário de cargas no Brasil é positivo e assim deverá continuar por vários anos em virtude dos baixos investimentos feitos pelo governo de forma a facilitar o desenvolvimento e o crescimento dos outros modais, que são até mais econômicos e eficientes dentro da cadeia logística, mas que dificilmente o tirará […]
-
A agonia do frete no Brasil
17 de março de 2013
A agonia do frete no Brasil
Muitas vezes já se ouviu comentários sobre os valores de fretes praticados no Brasil e esquentamos a cabeça para entender e nos adaptar quando somos surpreendidos com mais um aumento no valor do óleo diesel, pneus, salários e outros fatores de cálculo, como peças e serviços de manutenção. Surge sempre a mesma pergunta: E o […]
-
Daniel Gasnier
17 de março de 2013
Uma questão de semântica
Muitas perdas, atrasos e confusões recorrentes nos pedidos, separações, entregas e recebimentos de mercadorias decorrem de falhas na infraestrutura dos dados de identificação e especificação dos materiais, serviços e locais (endereços). A solução envolve revisitar seus cadastros e colocar ordem na casa, promovendo uma faxina nos dados porque, se deixados a sua própria sorte, estes […]
-
Daniel Gasnier
10 de março de 2013
O software de nossos sonhos
Se Logística significa abastecer nossos clientes, puxando a oferta conforme pede a demanda, me perguntava como seria o software ideal, capaz de otimizar o atendimento aos clientes, sem exigir em troca exorbitantes investimentos em capital investido em estoques? Com esta questão encerrei – há dez anos atrás – o último capítulo do livro “Dinâmica dos […]
-
Hélio Meirim
10 de março de 2013
Visibilidade de informações: um dos ingredientes para o sucesso logístico
Analisando os desafios logísticos, decorrentes do crescimento do comercio eletrônico, conversei com alguns executivos deste segmento e, foi quase um consenso que a entrega do produto ao cliente vem sendo o ponto no qual grande parte das organizações tem dado ênfase. É fato que ao adquirir um produto, através de um canal de vendas na […]